domingo, 30 de novembro de 2008

AGL comemora aniversário com posse de novos membros

A Academia Gurupiense de Letras (AGL) realiza a partir das 20 horas de hoje sessão solene, no Centro Cultural Mauro Cunha, para comemorar o nono ano de fundação da entidade e ainda empossar três novos integrantes.

O escritor Marcus Túlius Cícero Barros Loureiro assumirá a cadeira 13 no quadro de membros efetivos, anteriormente ocupada por seu pai, o escritor e advogado Milton Loureiro. Para o quadro de membros correspondentes tomarão posse José Milton Oliveira Santos, de Palmas, e Wátila Misla Fernandes Bonfim, de Dianópolis.
A sessão solene contará ainda com o lançamento de três obras póstumas de Milton Loureiro: o romance O Médico e os Anjos, a obra Zoy Y Zô e Orimar e ainda Lendas Parecis (contos). O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será revestido para instituições filantrópicas em Gurupi e Corumbá (MS).

Ao comentar as atividades realizadas no decorrer deste ano, o presidente da AGL, Eliosmar Veloso, disse que apesar das dificuldades o balanço é positivo. "Foram vários eventos realizados em parcerias com escolas e outras instituições culturais, sempre estimulando o hábito da leitura e incentivando o surgimento de novos talentos literários", diz, comentando ainda que alguns acadêmicos da AGL se destacaram fora do Estado, citando a escritora Conceição Rodrigues, que participou da segunda versão da antologia literária nacional Poetas do Brasil, em Porto Seguro (BA), e ainda José Ribamar Alves dos Santos e Ana Márcia Barros, que tiveram trabalhos incluídos na Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, publicada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro. Além destes, os escritores Mário Antônio Silva Camargos, Paulo Henrique Costa Mattos e Zacarias Martins lançaram livros individuais. "Este também foi ano em que a Academia Gurupiense de Letras abraçou o projeto Rodas Machadianas e Leitura, em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins e a Academia Tocantinense de Letras", frisou. (Ceila Menezes)

Publicado no Jornal do Tocantins, edição de 30/11/2008

Nenhum comentário: