sábado, 1 de novembro de 2008

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE GURUPI



por Nelson Hoffmann
Ler Zacarias Martins é passar momentos do mais puro prazer. A gente se diverte, a gente sofre, a gente ri, xinga, esbraveja… a gente aprende. Zacarias Martins é sempre ele mesmo, autêntico, verdadeiro: divertido, sério, inteligente. Tudo o que escreve tem o jeito da galhofa, mas contém sempre a carga da realidade nua, denotando uma perspicácia e uma observação desconcertantes. Zacarias Martins é único.

Este seu novo livro "Histórias da História de Gurupi", que será lançado no proximo dia 11 de novembro, às 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, é um livro primoroso. Uma pequena seleção de crônicas abordando fatos corriqueiros na vida de qualquer cidade. Em especial, acontecimentos que envolvem atuações políticas.

Zacarias Martins está sempre atento e capta o absurdo, o ridículo, o lamentável daquilo que normalmente passa despercebido. Daquilo que ninguém nota ou, quando nota, deixa de lado, desconsidera, ignora.
O autor vai direto ao cerne, apanha o essencial, mostra e exibe para que todos vejam. E a gente fica na dúvida sobre o que é mais prazeroso/doloroso: a graça da narrativa ou a verdade desnudada?
Ambas. E a inteligência de Zacarias Martins faz desses casos próprios da cidade de Gurupi uma ressonância de todas as cidades. Em outras palavras: no particular, ele encontra o universal.
Nelson Hoffmann é escritor

Nenhum comentário: