quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Tributo a Milton Loureiro


Por Zacarias Martins

Escritor, humanista, orador, civilista e advogado, Milton Loureiro (foto) participou da fundação da Academia Gurupiense de Letras e contribuiu efetivamente para a fomento do fazer literário em Gurupi. Integrou o Instituto dos Advogados do Estado do Tocantins e foi um dos fundadores também da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins.

Cultor das letras em toda a sua plenitude, Milton Loureiro nasceu em 23 de fevereiro de 1923, em Ipameri, no Estado de Goiás, tendo registrado textos de sua autoria no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi, edições de 1998,1999 e 2000. É autor do livro A Pátria O Brasil 500 anos (2000).


Desde 1975 morava em Gurupi com a esposa Raimunda Barros Lima Loureiro. O casal teve três filhos entre os quais, o médico e escritor Marcus Túlius Cícero Barros Loureiro, que assume a aga deixada por seu pai na Academia Gurupiense de Letras. Em 31 de outubro de 2007, Milton Loureio falece em Brasília, aos 85 anos

Loureiro se foi para um plano superior. Deve ter virado estrela a brilhar constantemente nos céus de Gurupi para nos lembrar que a chama viva da Literatura não se apagará jamais se sempre e cada vez mais cultivarmos de forma prazerosa, as belas letras. Neste domingo, 30, Milton Loureiro será o grande homenageado na Sessão Solene de nono aniversário da Academia Gurupiense de Letras, no Centro Cultural Mauro Cunha. Na oportunidade, o seu filho, Marcus Túlius Cícero Barros Loureiro,que é médico e escritor(dos bons) será empossado na cadeira 13, anteriormente ocupada pelo pai.

A Sessão Solene contará com o lançamento de
três obras póstumas de Milton Loureiro: O Médico e os Anjos (romance), Zoy Y Zô e Orimar – Lendas Parecis (contos). O dinheiro arrecadado com a venda desses livros será revestido para instituições filantrópicas em Gurupi e Corumbá (MS).

Um comentário:

Fernando disse...

Sem dúvida Milton Loureiro deixou saude entre nós.
Com muito orgulho sou neto deste grande homem herdei sua profissão e espero ser um grande homem como foi meu avô.