domingo, 7 de dezembro de 2008

Artistas cobram criação de secretaria de cultura

Ceila Menezes
Gurupi - Correspondente

Artistas gurupienses estão apreensivos quanto à notícia que circula na cidade, informando que o prefeito reeleito Alexandre Abdalla (PR) não irá cumprir com uma promessa, realizada durante o período de campanha eleitoral, de criação da Secretaria de Cultura do município. Há cerca de oito anos a cidade e os ativistas culturais contam apenas com uma Fundação Cultural, que por não possuir identidade jurídica, fica impossibilitada de firmar convênios com outras instituições. A idéia, segundo comentários, é transformar a Fundação em um departamento de cultura dentro da Secretaria de Educação.

O escritor e conselheiro do conselho municipal de Cultura, Zacarias Martins diz que há uma apreensão. "Estamos todos apreensivos, caso isso aconteça será um retrocesso para o processo cultural gurupiense", frisa afirmando ainda que a implantação da Secretaria de Cultura, além de viabilizar a inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura, facilitaria ainda a captação de recursos para a classe. Segundo ele, a lei orçamentária, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, destina mais de R$ 1,2 milhão para a cultura em 2009, ou seja, a nova secretaria irá nascer com uma boa dotação orçamentária.

Para o presidente da Academia Gurupiense de Letras, Eliosmar Veloso, a cultura do município sempre foi relegada a um plano secundário. "Percebe-se uma falta de vontade política para com o setor. Até hoje não foram concluídas as obras do teatro municipal, que fica no prédio do Centro Cultural Mauro Cunha e não se tem previsão de concluí-lo. Durante a campanha eleitoral, muitas foram as promessas dos candidatos e a que mais nos chamou a atenção, foi a criação da Secretaria Municipal de Cultura, prometida pelo então candidato Alexandre Abdalla", diz afirmando que o não cumprimento dessa promessa colocará em xeque a credibilidade do prefeito.

Outro Ponto
Procurada pelo Jornal do Tocantins, a presidente da Fundação Cultural de Gurupi, Lucirez Amaral não quis comentar o caso. O Jornal do Tocantins, também, tentou contato com o prefeito, mas a informação foi que ele estaria viajando. Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura de Gurupi informa que a máquina governamental passará por uma reforma administrativa no início de 2009 e que até o momento foram substituídos alguns nomes no primeiro e segundo escalão e outras mudanças ainda podem acontecer, mas isto não é a reforma propriamente dita. Sobre a pasta da Cultura, de acordo com a nota, não há uma palavra definitiva, mas a Fundação Cultural deixará de existir por questões práticas e técnicas. O prefeito deverá se reunir com os artistas para informar os novos planos para a execução das atividades culturais. Sobre o orçamento que está em tramitação na Câmara de Vereadores, a assessoria informa que dentro da possível diretoria de cultura, haverá também um repasse de mais R$ 1,2 milhão para a Cultura.

Publicado originalmente no Jornal do Tocantins, edição de 07/12/2008

Nenhum comentário: