sábado, 20 de dezembro de 2008

Academia critica reforma de Abdalla



A decisão do prefeito reeleito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) de criar apenas uma diretora de Cultura vinculada à Secretaria Municipal de Educação, anunciada em coletiva no início da semana, continua gerando polêmica no meio artístico.

Em nota de repúdio distribuída pela internet, o presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Eliosmar Veloso, lamentou "a falta de palavra do prefeito" em não cumprir a promessa de criar a Secretaria de Cultura como constava em seu plano de governo, divulgado durante período de campanha eleitoral deste ano.

A nota considera que a decisão do prefeito "representa um retrocesso e causa prejuízos consideráveis" à cidade. Para o presidente, sem a Secretaria o município fica impossibilitado de fazer sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura e, com isso, inviabilizaria a captação de recursos federais com mais facilidade para fomentar as políticas públicas de cultura que a cidade precisa.

Por telefone, o prefeito negou que a Cultura gurupiense perde com a implantação da diretoria. "A secretaria está criada, denomina-se Secretaria da Educação e Cultura, a cidade não perde por causa disso", reagiu. De acordo com o prefeito a medida foi tomada para não onerar os cofres públicos e voltou a prometer uma pasta específica. "A cultura terá todo nosso respaldo, claro que como diretoria, mas iremos criar esta Secretaria até dentro destes quatro anos de trabalho".


Ceila Menezes
Gurupi - Correspondente


Fonte: Jornal do Tocantins, 20/12/2008

Nenhum comentário: