sexta-feira, 1 de maio de 2009

O sovaco eleitoral



Por Zacarias Martins


É impressionante a capacidade criativa de certos políticos brasileiros para ganhar visibilidade na mídia e, de quebra, ainda buscar sensibilizar o eleitor, mesmo quando não se está em ano eleitoral.

É o que se pode constatar com o impecável desempenho artístico da ministra Dilma Rousseff, diante das câmeras de TV, para anunciar, em entrevista coletiva, que havia sido operada, com sucesso, de um de câncer linfático. (Isso há mais de duas semanas!).

Apesar das explicações dos médicos que assistiram a ministra em sua enfermidade, demorou um bocado de tempo para que fosse esclarecido, em bom português, que o local exato onde se encontrava o tal câncer era na axila, ou melhor, no sovaco!

Sim, porque ministros também têm sovacos, não é mesmo? E a Dilma não seria diferente. Dizem até que no pacote de cirurgias plásticas que a ministra fez estava incluído aí, o tal do sovaco, que, por sua vez, virou celebridade.

Devo confessar que nos mais de 25 anos de militância no jornalismo, essa foi a primeira vez que vi o sovaco de alguém ganhar notoriedade em rede nacional de televisão, inclusive, com repercussão no exterior. É mole?

O curioso é que antigamente existia a figura do cabo eleitoral. Já nos dias atuais, a ministra Dilma, inaugura uma nova era na política brasileira ao criar o sovaco eleitoral.

Se a moda pega, estaremos logo, logo assistindo um político convocando entrevista coletiva para anunciar que sua cirurgia de hemorróida foi um sucesso danado!

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, apressou-se em dizer que a doença de Dilma não abalou o partido, que permanece contando com ela para disputar a eleição de 2010. Berzoini ainda elogiou a forma objetiva e com "desassombro" com a qual a ministra tratou seu diagnóstico de câncer linfático.

Por derradeiro vale lembrar a vassoura adotada como símbolo da campanha de Jânio Quadros então candidato à presidência da República. Já pensou se Dilma resolver fazer algo parecido com o sovaco?

Durma-se com esse barulho!

Nenhum comentário: