quinta-feira, 21 de maio de 2009

...E lá vem a CPI da Petrobras


Por Zacarias Martins


Decididamente, as coisas estão ficando pretas lá pelas bandas da Petrobrás. E não é só o petróleo, não. A estatal será alvo de uma CPI no Congresso Nacional e que esperamos não ser mais uma de tantas que não levaram a nada.

Reconhecidamente, as CPIs têm contribuído para trazer à lume alguns esclarecimentos sobre assuntos importantes que, até então, a população brasileira não tinha conhecimento. Porém, nem sempre os culpados apontados são condenados e exemplarmente punidos.

Particularmente, devido a seus antecedentes, não há como deixar de vê essas CPIs como mais uma questão gastronômica (a maioria termina em pizza), do que uma iniciativa que busca realmente a moralização da coisa pública.

Historicamente, com raríssimas exceções, as CPIs têm servido a propósitos menos nobres. Um outro agravante é a existência de casos onde, de uma hora para outra, surpreendentemente, essas CPIs se transformam num verdadeiro circo midiático, que servem de palco para alimentar a vaidade obesa de certos parlamentares que parecem se lixar para a opinião pública.

Sobre a CPI da Petrobrás, os líderes do governo cochilaram no ponto e não tiveram como brecá-la. Agora, curiosamente, há embates na própria base governista para indicar o presidente e o relator.

Por outro lado, um grupo de governistas ensaia uma aproximação com a oposição visando dividir os cargos de presidência e relatoria na CPI. Há quem diga que essa estratégia visa afastar o radicalismo das discussões. Mas há também quem acredita que essa suposta união serviria mais aos propósitos do governo, contribuindo assim, para que essa CPI terminasse em pizza.

Mas uma coisa é certa: devido a importância estratégica da Petrobras para a economia brasileira é preciso serenidade e responsabilidade de ambos os lados na condução dos trabalhos. Se a radicalização não leva a nada de construtivo é preciso também ficar atento para que a omissão não seja mais uma estrela a brilhar nessa CPI.

Nenhum comentário: