quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins leva show do Vozes de Ébano ao Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, em Brasília

Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, subiu ao palco e aplaudiu o Grupo tocantinense Vozes de Ébano,  durante encerramento do Encontro do Programa Nacional dos Comitês e dos Agentes Territoriais de Cultura, em Brasília.


O Comitê de Cultura no Tocantins levará show com o grupo tocantinense Vozes de Ébano ao Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O Grupo fará o show de encerramento do evento na quarta-feira, 19, em apresentação especial para cerca de 1 mil pessoas, sendo o espetáculo “Minha Voz é Resistência”, que exalta a ancestralidade, a força e a memória do povo negro por meio de repertórios marcados por identidade, emoção e potência artística. A apresentação também acontece em referência ao mês da Consciência Negra.

O  Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais ocorre desde domingo, 16, e reúne agentes territoriais, gestores públicos, sociedade civil e representantes do Governo Federal para fortalecer a cultura como direito e política pública em todo o País. Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, levar um grupo tocantinense para o encerramento do Encontro é motivo de orgulho. “O Vozes de Ébano representa a força da nossa cultura, da nossa história e da nossa diversidade. Levar esse grupo a Brasília, diante de um público de todo o Brasil, reafirma o compromisso do Tocantins com uma política cultural viva, plural e conectada com os territórios,” destaca Kaká.

O Grupo

Com estreia em agosto de 2024, o Grupo Vozes de Ébano é uma iniciativa artístico-cultural composta por mulheres negras do Tocantins, que utiliza a música, a poesia e o teatro como ferramentas de afirmação identitária, combate ao racismo e valorização das ancestralidades negras. Com uma linguagem sensível e potente, o grupo já alcançou milhares de pessoas em apresentações presenciais e online, consolidando-se como uma referência no cenário cultural do estado.

Com um ano de existência, as artistas que estão à frente do grupo musical – Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa – têm se surpreendido com a repercussão, que já contabiliza público de mais de 10 mil pessoas em diversas apresentações presenciais, vídeos com cerca de 30 mil visualizações, equipe de cerca de 50 pessoas (sendo mais de 90% formada por pessoas negras e 80% mulheres) e ingressos esgotados em todas as temporadas de shows abertos ao público.

 



Delegação Tocantins

O Tocantins participa do Encontro, desde domingo, 16, representado por uma comitiva composta por Cícero Belém, chefe do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins (CEETO); Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins; professora Niccolly Zifirino, responsável pelo acompanhamento das ações dos Agentes Territoriais; representante do comitê da região Sul, Socorro de Sousa Barros; e 11 Agentes Territoriais de Cultura, que atuam em áreas estratégicas do estado, difundindo informações, articulando ações e mobilizando a sociedade em torno das políticas nacionais de cultura.

A participação na programação nacional permitirá que a delegação fortaleça sua atuação nos territórios, ampliando a compreensão das diretrizes nacionais e aprimorando estratégias de mobilização e articulação cultural no estado. Ao retornar ao Tocantins, os representantes levarão novos encaminhamentos que serão disseminados entre agentes territoriais, comitês e gestores culturais. “O Encontro Nacional do Programa dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais é também um momento de interações estéticas onde diferentes expressões artísticas possam oportunizar interações e vivências artísticas”, afirma Cícero Belém.

O evento reúne representantes de todos os estados com o objetivo de ampliar a participação social e territorializar as políticas culturais no Brasil. Na segunda-feira, 18, os 602 Agentes Territoriais de Cultura das cinco regiões do País, além dos coordenadores estaduais e representantes do MinC, foram recebidos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente assinou a mensagem encaminhando ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Cultura, que orientará as políticas culturais pelos próximos dez anos. “Esse momento é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre as necessidades culturais do nosso país e fortalecer as políticas que atendem a cada território”, reforça Kaká Nogueira.

Encontro

O Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura é um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa reúne agentes territoriais, comitês de cultura, sociedade civil e representantes do Governo Federal para fortalecer a cultura como direito e política pública. O evento é resultado de um trabalho que nasce nos territórios - centros urbanos, periferias, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas - e se consolida como uma rede viva de participação social, conectando experiências locais e o Governo Federal na construção de políticas culturais plurais e transformadoras.

Kaká Nogueira, coordenador geral do Comitê de Cultura no Tocantins e a presidente da AGA- Associação Gurupiense de Artesãos,  Socorro Sousa Barros, que também coordena o Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste do Tocantins,


Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.

Nenhum comentário: