terça-feira, 25 de novembro de 2025

Com parceria do Comitê de Cultura no Tocantins, I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas promove debates sobre memória, identidade e desenvolvimento



A programação do I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade e desenvolvimento teve início na segunda-feira, 24. Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o evento conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — ambos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC) —, da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO).

O Comitê de Cultura no Tocantins, que integra o Seminário por meio de sua área de Comunicação e Mobilização e com o oferecimento de apresentação cultural, também é um dos parceiros do evento. O Comitê ofereceu apresentação artística com a performance Poemeus, do mestre Wertemberg Nunes. A ação, que também dialoga com a Comunicação e Mobilização do Comitê, apresenta o livro Poemeus por meio de uma experiência interativa.

Na performance, Wertemberg surge de dentro do Boneco Gigante Amarelo, entregando ao público cartas que trazem, de um lado, a capa do livro e, do outro, comandos como cante, leia ou declame conteúdos da obra. Quando o comando é cante ou declame, o mestre interpreta ao vivo os poemas, unindo literatura, oralidade e presença cênica em uma vivência poética única.

Seminário

O Seminário é gratuito e tem a maior parte de suas atividades no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), Avenida NS-01, a programação segue até esta terça-feira, 25, voltada a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e demais interessados.

Haverá ainda abertura da exposição Ecos da Serra e do lançamento do livro Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado, realizados no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar.

‘(re)Conexões’

Além do ‘(re)Conexões’, o evento pautou temas como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social (SPAS), a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM) e debates sobre Patrimônio Cultural, com participação de técnicos do Iphan/MinC.




 



Nenhum comentário: