sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Lançamento do livro Poetas do Xodó movimenta Tocantínia e incentiva alunos para a arte da produção literária


Por Magdalena Lemos

Reunindo trabalhos autorais dos alunos do projeto da Eletiva de Poetas do Xodó sob a orientação do professor e poeta André Goveia, Tocantínia viveu um momento diferenciado na manhã desta sexta-feira, 28, com a realização de uma festa literária que movimentou a cidade e os amantes das letras.

O  CEFYA - Centro Estadual Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, promoveu um grande evento literário para lançar o livro Poetas do Xodó:- Escritores de Fé e Alegria, uma antologia literária, publicada pela Editora Veloso,  que reúne trabalhos  selecionados  dessa unidade escolar, sob  a coordenação do professor André Goveia.

O poeta e jornalista Zacarias Martins é quem assina   a apresentação da obra considerada um marco para a   educação e a cultura no município de Tocantínia.


Conquista

A arte de ler e escrever está inspirando muitos estudantes, entre eles, Dorisneide Duity de Sousa Xerente, 15 anos, que tem trabalhos no livro e que conquistou o 1º lugar no Prêmio Internacional do Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social Fé e Alegria, competição que reuniu criações de estudantes de 20 países. Dorisneide Duity venceu na categoria contos, com um texto que retrata a realidade de meninas indígenas que deixam suas aldeias para estudar nas cidades, enfrentando desafios culturais e emocionais.

O lançamento da obra Poetas do Xodó - Escritores de Fé e Alegria,   foi bastante concorrido e se transformou numa grande festa literária em Tocantínia


Objetivo

Idealizador dessa iniciativa, André Goveia explica que  o projeto Poetas do Xodó tem o objetivo de aproximar os estudantes da leitura e da escrita, promovendo o protagonismo juvenil e a valorização da cultura regional. 

“Por meio do projeto são realizadas atividades oficinas de leituras, de produções de textos e saraus literários. E desta forma, os estudantes vão se identificando com os diversos gêneros literários e desenvolvendo o pensamento crítico”, frisou o professor.

A escritora Irma Galhardo também levou a sua mensagem de incentivo aos jovens escritores


Um marco

A gestora do CEFYA Frei Antônio, Rosimar Neres de Sousa Oliveira, disse que a publicação desse livro é um marco para a escola e para a comunidade, pois reafirma que a educação a qual defende, é viva, transformadora e capaz de revelar vozes que inspiram, emocionam e ensinam.

Ela também parabenizou o professor André Goveia pela iniciativa desse projeto. “Agradecemos ao professor André Goveia  pelo empenho, pela dedicação  e pela  visão pedagógica que permitiram a realização desse projeto tão  grandioso. Seu trabalho tem iluminado caminhos, despertando talentos em nossa escola e fortalecendo o protagonismo juvenil.  Sinto imenso orgulho de sua trajetória de vida até aqui”, destacou a gestora.

O poeta e professor André Goveia, coordenou, com maestria, o projeto qu originou a publicação  do livro com trabalhos dos alunos.


Mais Parabéns

Já o prefeito João Alberto ressaltou o profissionalismo a competência profissional do professor André Goveia, lembrando que ele já fez parte da equipe de seu governo.  Também fez questão de parabenizar os jovens autores que participam dessa obra que marcará positivamente, para sempre, a vida desses alunos.

O prefeito da cidade, João Alberto, fez questão de prestigiar o acontecimento.


Presenças ilustres

A festa literária contou com a presença de figuras ilustres da literatura Tocantinense, como o festejado poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, que é membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL), que representou a presidente da entidade, a escritora Mary Sônia Matos Valadares. Martins também é membro-fundador da Academia Gurupiense de Letras (AGL) e autor de vários livros publicados.

Também fizeram questão de prestigiar o acontecimento, a escritora e contadora de histórias, Irma Galhardo, o escritor Orion Milhomem Ribeiro, presidente da Academia Palmense de Letras (APL), além  de  Helena Alves de Amorim, representando a família do fundador inspirador da obra literária Monsenhor Pedro Pereira Piagem, o prefeito da cidade, João Alberto e outras autoridades.

O escritor Orion Milhomem, presidenta da Academia Palmense de Letras, também deixou o seu recado para o  alunos escritores

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins é parceiro em evento cultural realizado na Câmara Municipal de Gurupi



Integrantes do Comitê de Cultura no Tocantins, regional sul e sudeste estiveram presentes na Câmara Municipal de Gurupi na quarta-feira, 26,  quando aconteceu a solenidad entrega  de  Moção de Aplauso ao trabalho desenvolvido pelos 16 Pontos de Cultura do município.

O Comitê de   Cultura atuou dando suporte à AGA  - Associação Gurupiense de Artesãos, na homenagem alusiva ao  Dia da Consciência Negra, com apresentação da  poesia denominada de “Me chamaram de Negra”, por professoras da rede pública e crianças pretas> Na sequência  teve o desfile de  moda negra,  com a apresentação musical do cantor Chico Chokolate. A maioria das modelos eram pretas, crianças, jovens, adultos e idosos. A  AGA também realizou uma bela exposição de artesanato,   com direito a degustação de comida tradicional.

A  coordenadora do Comitê de Cultura no Tocantins, regional sul e sudeste Maria do Socorro Sousa Barros, que também preside a AGA,  disse que iniciavas como essa valoriza o papel  dos fazedores de cultura e contribui para a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural local



Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas - FETAC, contando com a parceria da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas instituições têm trabalhado juntas por meio de um termo de colaboração de dois anos firmado com o Ministério da Cultura - MinC, buscando implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), em diferentes regiões do Estado




Show de humor com o humorista Vinícius Martins movimenta o CEM de Gurupi


Um grupo de  alunos do Centro de Ensino Médio Estadual de Gurupi tiveram uma manhã diferente, nesta quinta-feira, 27, oportunidade  em que foram brindados com o espetáculo Só Riso Show de Humor, com o humorista tocantinense Vinícius Martins.

A  apresentação de Vinícius aconteceu no espaço da Biblioteca Escolar  e levou o público a dar boas gargalhas e reflexões sobre o cotidiano das pessoas. 

O humorista apresentou várias vertentes da comédia, como stand-up, personagens caricatos criados pelo próprio artista, bem como, piadas, dentre outros artifícios.


Sobre o artista

Vinícius Martins é humorista, jornalista e especialista em humor corporativo. Natural de Gurupi, atua há mais de 25 anos transformando experiências em resultados por meio de conteúdo, inteligência emocional e muito riso. Com uma carreira que une stand-up, personagens e storytelling, desenvolveu uma abordagem única para ambientes corporativos, usando o humor como ferramenta para reduzir o estresse, fortalecer vínculos e impulsionar a produtividade. Formado em Gestão Pública, alia a seriedade dos bastidores organizacionais à leveza do humor para comunicar, liderar e inspirar.

Trajetória

O humorista vem ganhando cada vez mais força nas redes sociais, tendo vídeo que já bateu a marca de mais de 18 milhões visualizações.

Em sua trajetória na comédia, Vinícius Martins arrancou sorrisos de norte a sul do estado. Também já fez a abertura de shows para humoristas consagrados como o francês Paul Cabannes. Além disso, esse tocantinense de Gurupi vem se destacando nos palcos do Brasil a fora, tendo se apresentado em Goiânia, Brasília e no Clube do Minhoca, casa de espetáculos do humorista Patrick Maia, em São Paulo.

Apoio cultural

O “Só Riso Show de Humor”, com Vinícius Martins foi contemplado com recursos da Lei Cultural Paulo Gustavo. Lei Federal nº 195/2022 e suas alterações, por meio da Secretaria da Cultura do Estado.






terça-feira, 25 de novembro de 2025

Com parceria do Comitê de Cultura no Tocantins, I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas promove debates sobre memória, identidade e desenvolvimento



A programação do I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade e desenvolvimento teve início na segunda-feira, 24. Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o evento conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — ambos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC) —, da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO).

O Comitê de Cultura no Tocantins, que integra o Seminário por meio de sua área de Comunicação e Mobilização e com o oferecimento de apresentação cultural, também é um dos parceiros do evento. O Comitê ofereceu apresentação artística com a performance Poemeus, do mestre Wertemberg Nunes. A ação, que também dialoga com a Comunicação e Mobilização do Comitê, apresenta o livro Poemeus por meio de uma experiência interativa.

Na performance, Wertemberg surge de dentro do Boneco Gigante Amarelo, entregando ao público cartas que trazem, de um lado, a capa do livro e, do outro, comandos como cante, leia ou declame conteúdos da obra. Quando o comando é cante ou declame, o mestre interpreta ao vivo os poemas, unindo literatura, oralidade e presença cênica em uma vivência poética única.

Seminário

O Seminário é gratuito e tem a maior parte de suas atividades no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), Avenida NS-01, a programação segue até esta terça-feira, 25, voltada a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e demais interessados.

Haverá ainda abertura da exposição Ecos da Serra e do lançamento do livro Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado, realizados no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar.

‘(re)Conexões’

Além do ‘(re)Conexões’, o evento pautou temas como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social (SPAS), a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM) e debates sobre Patrimônio Cultural, com participação de técnicos do Iphan/MinC.




 



quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins leva show do Vozes de Ébano ao Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, em Brasília

Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, subiu ao palco e aplaudiu o Grupo tocantinense Vozes de Ébano,  durante encerramento do Encontro do Programa Nacional dos Comitês e dos Agentes Territoriais de Cultura, em Brasília.


O Comitê de Cultura no Tocantins levará show com o grupo tocantinense Vozes de Ébano ao Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O Grupo fará o show de encerramento do evento na quarta-feira, 19, em apresentação especial para cerca de 1 mil pessoas, sendo o espetáculo “Minha Voz é Resistência”, que exalta a ancestralidade, a força e a memória do povo negro por meio de repertórios marcados por identidade, emoção e potência artística. A apresentação também acontece em referência ao mês da Consciência Negra.

O  Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais ocorre desde domingo, 16, e reúne agentes territoriais, gestores públicos, sociedade civil e representantes do Governo Federal para fortalecer a cultura como direito e política pública em todo o País. Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, levar um grupo tocantinense para o encerramento do Encontro é motivo de orgulho. “O Vozes de Ébano representa a força da nossa cultura, da nossa história e da nossa diversidade. Levar esse grupo a Brasília, diante de um público de todo o Brasil, reafirma o compromisso do Tocantins com uma política cultural viva, plural e conectada com os territórios,” destaca Kaká.

O Grupo

Com estreia em agosto de 2024, o Grupo Vozes de Ébano é uma iniciativa artístico-cultural composta por mulheres negras do Tocantins, que utiliza a música, a poesia e o teatro como ferramentas de afirmação identitária, combate ao racismo e valorização das ancestralidades negras. Com uma linguagem sensível e potente, o grupo já alcançou milhares de pessoas em apresentações presenciais e online, consolidando-se como uma referência no cenário cultural do estado.

Com um ano de existência, as artistas que estão à frente do grupo musical – Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa – têm se surpreendido com a repercussão, que já contabiliza público de mais de 10 mil pessoas em diversas apresentações presenciais, vídeos com cerca de 30 mil visualizações, equipe de cerca de 50 pessoas (sendo mais de 90% formada por pessoas negras e 80% mulheres) e ingressos esgotados em todas as temporadas de shows abertos ao público.

 



Delegação Tocantins

O Tocantins participa do Encontro, desde domingo, 16, representado por uma comitiva composta por Cícero Belém, chefe do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins (CEETO); Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins; professora Niccolly Zifirino, responsável pelo acompanhamento das ações dos Agentes Territoriais; representante do comitê da região Sul, Socorro de Sousa Barros; e 11 Agentes Territoriais de Cultura, que atuam em áreas estratégicas do estado, difundindo informações, articulando ações e mobilizando a sociedade em torno das políticas nacionais de cultura.

A participação na programação nacional permitirá que a delegação fortaleça sua atuação nos territórios, ampliando a compreensão das diretrizes nacionais e aprimorando estratégias de mobilização e articulação cultural no estado. Ao retornar ao Tocantins, os representantes levarão novos encaminhamentos que serão disseminados entre agentes territoriais, comitês e gestores culturais. “O Encontro Nacional do Programa dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais é também um momento de interações estéticas onde diferentes expressões artísticas possam oportunizar interações e vivências artísticas”, afirma Cícero Belém.

O evento reúne representantes de todos os estados com o objetivo de ampliar a participação social e territorializar as políticas culturais no Brasil. Na segunda-feira, 18, os 602 Agentes Territoriais de Cultura das cinco regiões do País, além dos coordenadores estaduais e representantes do MinC, foram recebidos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente assinou a mensagem encaminhando ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Cultura, que orientará as políticas culturais pelos próximos dez anos. “Esse momento é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre as necessidades culturais do nosso país e fortalecer as políticas que atendem a cada território”, reforça Kaká Nogueira.

Encontro

O Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura é um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa reúne agentes territoriais, comitês de cultura, sociedade civil e representantes do Governo Federal para fortalecer a cultura como direito e política pública. O evento é resultado de um trabalho que nasce nos territórios - centros urbanos, periferias, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas - e se consolida como uma rede viva de participação social, conectando experiências locais e o Governo Federal na construção de políticas culturais plurais e transformadoras.

Kaká Nogueira, coordenador geral do Comitê de Cultura no Tocantins e a presidente da AGA- Associação Gurupiense de Artesãos,  Socorro Sousa Barros, que também coordena o Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste do Tocantins,


Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Tocantins Participa do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, em Brasília


A delegação do Tocantins está em Brasília, onde participa, de 16 a 19 de novembro, do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura e Agentes Territoriais, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O evento reunirá representantes de todos os estados, tendo como foco o fortalecimento da participação social e a territorialização das políticas culturais no Brasil.

Na segunda-feira (17), às 10h, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá no Palácio do Planalto os 602 Agentes Territoriais de Cultura que atuam nas cinco regiões do País, além dos coordenadores dos comitês estaduais e dos representantes do Ministério da Cultura nas 27 unidades federativas. Este encontro contará com a participação dos representantes dos 27 comitês de cultura do Brasil.

Na ocasião, o Presidente Lula vai assinar  mensagem encaminhando ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que criará o novo Plano Nacional de Cultura para os próximos 10 anos. “Esse momento é uma oportunidade ímpar para dialogar sobre as necessidades culturais do nosso país e fortalecer as políticas que atendem a cada território”, destaca Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins.

O Encontro Nacional integra as ações estruturantes do PNCC, um programa criado para ampliar a participação cidadã nas decisões culturais e garantir que as políticas públicas tenham capilaridade em todo o Brasil. A criação dos comitês de cultura nos estados e municípios foi um compromisso assumido pelo Presidente Lula, visando fortalecer a cultura como eixo de geração de trabalho e renda, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento democrático.

Kaká Nogueira, coordenador geral do Comitê de Cultura no Tocantins e a presidente da AGA- Associação Gurupiense de Artesãos,  Socorro Sousa Barros, que também coordena o Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste do Tocantins,

A programação oficial inclui rodas de conversa, oficinas, grupos de trabalho e plenárias com agentes, comitês, gestores públicos e representantes da sociedade civil.


Delegação do Tocantins

O Tocantins será representado por uma comitiva composta por Cícero Belém, chefe do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins (CEETO); Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins; professora Niccolly Zifirino, responsável pelo acompanhamento das ações dos Agentes Territoriais; representante do comitê da região Sul, Socorro Sousa Barros; e 11 Agentes Territoriais de Cultura, que atuam em áreas estratégicas do estado, difundindo informações, articulando ações e mobilizando a sociedade em torno das políticas nacionais de cultura.

“Participar deste momento histórico reforça o compromisso do Tocantins com uma política cultural mais democrática, territorializada e conectada às necessidades reais do povo brasileiro”, afirma Cícero Belém, coordenador do CEETO.

A Importância do Encontro para o Tocantins

A participação na programação nacional permitirá que a delegação tocantinense fortaleça sua atuação nos territórios, ampliando a compreensão sobre as diretrizes nacionais e aprimorando estratégias de mobilização e articulação local. Após o evento, a equipe retornará ao estado com novos encaminhamentos que serão disseminados entre agentes, comitês e gestores culturais.

Sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC)

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura integra a política de participação social do MinC, conectando agentes territoriais, comitês estaduais/municipais e sociedade civil. O PNCC busca ampliar a cidadania cultural, fortalecer redes locais e garantir que as políticas públicas cheguem a todos os territórios do País.





sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Sabores e solidariedade em noite de confraternização da Febtur Tocantins


Como toda boa festa precisa de boas alianças, as parcerias brilharam: o Instituto Eu Ainda Posso Viver e a Liga Feminina de Combate ao Câncer – Tocantins foram protagonistas dessa noite solidária. O drink temático “Rosa Por Dentro”, criado especialmente para a ação, foi o queridinho da noite, e continua fazendo o bem até o fim do mês, com toda a renda revertida às duas instituições.

Destaque para presença especial da Chef do Rosa de Fogo, que deixou Peixe rumo a Palmas só para assinar um cardápio exclusivo e inesquecível. Ela, que é associada da Febtur Tocantins e uma das expoentes dos sabores nativos em outras terras, também levou sua família para prestigiar a noite.

A trilha musical foi conduzida pela contagiante Banda Viola de Junior, somada à potência vocal de Thim Morais, Keila Lipee e ao talento gigante do compositor Lucimar. Um line-up de respeito.

E como manda a tradição, o encontro foi também um brinde às conquistas do ano e lançamento do Manual de Redação da Febtur, apresentado pelo presidente regional e diretor nacional de Comunicação, Marco Aurélio Jacob.

 

Uma declaração de amor à Gurupi



 Por Zacarias Martins

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a cidade de Gurupi chega aos 67 anos de emancipação política, mas com um corpinho de fazer inveja a muita dondoca adolescente. 

É uma jovem senhora, reconheço, porém, mais jovem do que senhora, ou melhor, senhora do meu destino e de muita gente que por aqui vive. 

Apesar de uns buraquinhos aqui outros acolá (coisa que se pode consertar), essa menina está com um corpinho bem enxuto. Não foi preciso ainda fazer uma lipo, mas há quem defenda a colocação de silicone em pontos estratégicos. 

Intriga da oposição!

Gurupi vai muito bem, obrigado. Como eu a amo, (e amo de paixão). Minha visão apaixonada me deixa praticamente míope para não enxergar seus defeitos.

Enxergar pra quê? Quem ama verdadeiramente, só enxerga qualidades em quem se ama. 

Está bem, confesso: é um amor platônico. Também pudera, quis Deus que eu nascesse poeta. E os poetas, quando apaixonados, são platônicos. (E eu não fui exceção à regra, apesar de não saber quem a inventou).

Eita Gurupi faceira, festeira, carnavalesqueira, poeteira e tantos eiras que já me fogem à lembrança e me deixam sem beira.

Gurupi também é materneira (e não é brincadeira). A cidade é tal qual o coração de mãe: sempre cabe mais um. E não é que há  36  anos ela me adotou com mais um de seus filhos diletos? 

O mesmo aconteceu com muita gente que aqui chegou, acabou fincando raízes, deu frutos e hoje fala com orgulho sobre a paixão se ser gurupiense.

E por falar nisso, esta cidade me ensinou que ser gurupiense é um estado de espírito, já que a cidade por si só nos dá ânimo para seguirmos em frente em nossas jornadas. 

Aprendi que ser gurupiense, verdadeiramente, é não perder esperança. É acreditar que mesmo nas dificuldades, dias melhores virão, pois o melhor de Gurupi é a sua gente.

Parabéns, Gurupi!






domingo, 9 de novembro de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins discute realização de mais uma ação em Gurupi

Integrantes da Comissão Executiva da Regional Sul-Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, participaram de uma reunião de planejamento na manhã deste sábado, 08, em Gurupi, visando colocar em prática mais  uma ação afirmativa  que contempla a  temática da Consciência Negra, prevista para ocorrer no próximo dia 26 de novembro.

 Realidade

A ativista cultural Maria do Socorro de Sousa, presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA),  e coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões   sul e sudeste do Tocantins, explica que as  pessoas negras representam, de acordo com o IBGE, a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras desocupados (64,2%) ou subutilizados —  subocupados por insuficiência de horas e força de trabalho potencial — (66,1%) no país. Além disso, ressalta Socorro, a informalidade atinge 47,3% das pessoas pretas e pardas no Brasil. 

 


Racismo estrutural

“Esses dados refletem o racismo estrutural da nossa sociedade e demonstram como é importante que as organizações se esforcem para mudar essa realidade. Por isso, nós do Comitê de Cultura no Tocantins resolvemos também dar a nossa contribuição para que tenhamos uma sociedade  mais igualitária, solidária e sem preconceitos raciais”, concluiu Socorro.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas - FETAC, contando com a parceria da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas instituições têm trabalhado juntas por meio de um termo de colaboração de dois anos firmado com o Ministério da Cultura - MinC, buscando implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), em diferentes regiões do Estado.



sexta-feira, 7 de novembro de 2025


Tocantinense de Filadélfia, no norte do estado, o escritor e professor José Benilson foi o convidado especial da roda de conversa literária promovida pelo Projeto Poetas do Xodó,  coordenado pelo professor André Goveia,  do CEFYA  – Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, em Tocantínia. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 06 de novembro, e reuniu alunos, professores e admiradores da literatura regional, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a escrita, identidade cultural e protagonismo estudantil.


Compartilhamento

José Benilson compartilhou com os estudantes um pouco de sua trajetória de vida e suas inspirações literárias. Durante sua fala, destacou suas obras mais conhecidas, entre elas “Barraria” e “Flor de Lótus”, publicadas pela Editora Veloso. O autor também comentou sobre processos de criação, personagens, cenários e temas que permeiam seus livros, ressaltando, ainda, sobre a importância de valorizar a literatura tocantinense e de incentivar jovens talentos na leitura e na escrita.


Apresentações musicais

A visita foi marcada por momentos de grande sensibilidade artística. Os Poetas do Xodó apresentaram músicas autorais como “Vem escrever, vem rimar”, “Outra estrada, outro lugar” e o hino artístico “Os Poetas do Xodó chegaram para brilhar”. As apresentações emocionaram o escritor, que demonstrou entusiasmo com a criatividade e o potencial literário dos estudantes. Além disso, os alunos recitaram poesias em coro, reforçando o espírito coletivo e a força do movimento literário dentro da escola.

Professor e poeta  André Goveia comemorou o sucessor da Roda literária com o escritor José Benilson, de Filadélfia


Evento produtivo

Para o coordenador do projeto, professor André Goveia, o diálogo com o escritor José Benício foi aberto e produtivo. Vários estudantes fizeram perguntas sobre os livros, o processo de escrita, desafios da carreira e motivações pessoais do escritor”, afirmou Goveia, ressaltando que a conversa fluiu de forma leve, motivadora e inspiradora, proporcionando aos jovens uma experiência real de interação com a literatura viva do Tocantins.


Formação de leitores

André Goveia enfatiza, também, que a presença de José Benilson na unidade escolar  representa um marco significativo na formação de novos leitores e escritores. “Encontros como esse reafirmam o compromisso da escola com a educação literária, a valorização da cultura local e o estímulo ao protagonismo estudantil. O evento reforça a missão do CEFYA Frei Antônio e do Projeto Poetas do Xodó: transformar vidas por meio da poesia, da leitura e da potência criativa de cada estudante”, concluiu o professor André Goveia.




quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Sesc Gurupi recebe Roda de Conversa com o poeta e escritor Zacarias Martins



Titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Gurupiense de Letras (AGL), o escritor, poeta,  jornalista e produtor cultural Zacarias Martins participou de uma movimentada  Roda de Conversa  Literária na manhã  de quarta-feira, 05, no  Cine Teatro do Sesc, em Gurupi, e que teve como público-alvo, os participantes do Grupo Vida Ativa, iniciativa do Sesc que colabora no resgate social da pessoa idosa promovendo socialização, autonomia e o exercício da cidadania.


Trajetória

Num bate-papo animado com a plateia, Zacarias Martins falou de forma bem humorada, sobre o seu encontro com o universo das letras e a sua trajetória de dedicação que o brindou com inúmeras premiações, títulos e homenagens.

O escritor também destacou algumas curiosidades de sua obra: “Histórias da história de Gurupi”, publicado pela Editora veloso e que se encontra na sua quinta edição, já tendo sido adotado por duas vezes no exame vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG), despertando o interesse e conquistando boas gargalhadas da plateia   com os inusitados fatos.

Demonstrando sua versatilidade no universo da literatura, Martins realizou um recital de seus poemas mais populares que  encantou a todos.


Sorteio de livros

Ao final de sua apresentação, Zacarias Martins sorteou  exemplares de livros de sua autoria e que  cuja publicação foi contemplada  num projeto apoiado pela PNAB - Política Nacional Aldir Blanc/2024, com recursos do Ministério da Cultura (MinC) e operacionalizados pela Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult),

Legado

A assistente social do Sesc em Gurupi, Elza Rodrigues, comemorou  o sucesso da realização da Roda de Conversa Literária de Zacarias Martins, e disse estar  honrada pela a oportunidade  de assistir a apresentação de um dos maiores nomes da literatura  contemporânea tocantinense.

“Zacarias Martins faz essa atividade  com muito amor e dedicação e, por isso, entendo que faz parte do seu legado promover essa troca de conhecimentos literários que, por fim, contribui para ampliar a visão cultural de quem participa de seu trabalho”, concluiu.


Credenciais do autor

Zacarias Martins é poeta, cronista e jornalista associado à Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Febtur/Seccional Tocantins). Autor de seis livros de poesias publicados, além de uma obra voltada ao público infantil.  Já o seu livro de crônicas, “Histórias da História de Gurupi” foi indicado por duas vezes para o vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG) e seus textos integram diversas antologias literárias. Ele também é membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Gurupiense de Letras (AGL). Mantém diariamente o quadro das Curiosidades do Dia pela Rádio Master FM de Gurupi e é assessor de comunicação da regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins.