segunda-feira, 30 de junho de 2025

Projeto Circo-Lando leva alegria e a arte do circo a pessoas idosas em Gurupi

Por Zacarias Martins 

Dando sequência ao Projeto Circo-Lando, as palhaças Peteca e Potoca, interpretadas pelas atrizes Aline e Adriana Mendonça, foram uma atração à parte na culminância do 2º Campeonato de Vôlei Adaptado do Projeto EnvelheSER, da Prefeitura de Gurupi,   realizada no  último dia 27 de junho, no Centro de Atividades do Sesc em Gurupi. 

Trata-se de  iniciativa que visa promover o envelhecimento ativo e saudável entre idosos, oferecendo atividades físicas, cognitivas e culturais, além de atenção à saúde e bem-estar. Em Gurupi, o projeto é desenvolvido pela prefeitura, em parceria com diversas secretarias e organizações, e busca proporcionar mais qualidade de vida para pessoas com 60 anos ou mais. 

Integração Comunitária

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo com recursos do Ministério da Cultura (MinC) e operacionalizados pela Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult), o Projeto Circo-Lando, com as, as palhaças Peteca e Potoca, visa integrar a comunidade em geral com o universo lúdico e fantástico do circo e da palhaçaria em escolas da APAE e Centros dos Idosos, levando alegria e muita diversão, através da linguagem da palhaçaria e passando uma mensagem sobre os números clássicos de circo, onde as palhaças levam, histórias, números musicais, participação e interação com o público. 

Responsabilidade Social

A atriz Adriana Mendonça, explica que a proposta do projeto se insere dentro da arte Clownesca como responsabilidade social em meio ao universo educacional e social, com respeito à cidadania e às pessoas que possuem menos acesso às atividades Culturais, em Gurupi, Alvorada e Cariri do Tocantins. 



Resgate da palhaçaria

“Neste contexto, levar o riso e a magia dos clássicos da palhaçaria aos corações se faz indispensável”, afirma Adriana,  informando que a ideia do projeto surgiu a partir da vontade de resgatar os textos clássicos dos palhaços de circo, mantendo viva essa antiga tradição da arte circense, com muita alegria e diversão ao público. 

O espetáculo da dupla tem duração de uma hora em cada cidade, e sempre  após o espetáculo , acontece roda de bate papo, com o público.

O encanto da arte

Parceira de Adriana, a atriz Aline Mendonça lembra que a arte sempre esteve presente na vida das pessoas de várias maneiras, e em todos os tempos ela se faz necessária e indispensável, pois, enquanto muitos em seus lares entram em conflitos internos, a arte  circense encanta mundo a fora e enchem o nossos corações de alegria e satisfação. 

“Somos a arte do encontro, do olho no olho, tendo em vista levar alegria e o riso solto no rosto de cada pessoa, o que a arte da palhaçaria e do circo faz a milênios encantando gerações e gerações”, finalizou Aline.

Apresentação para os alunos das APAE de Gurupi

Apresentação na APAE  de Alvorada, no Sul do Estado



A dupla ainda se apresentou na Casa dos Idosos de Gurupi




Nenhum comentário: