quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Acalanto promove lançamento do livro de Osmar Casagrande


Numa parceria com o Colégio Nerd’s, a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), promove, nesta sexta-feira (30), o lançamento do livro “A Casa (in) cômodos (di)versos”, de autoria do poeta Osmar Casagrande (foto). A noite de autógrafos acontece a partir das 19 horas, no auditório do colégio. Na oportunidade, haverá um recital com poemas do livro e o autor fará uma palestra sobre os principais aspecto desse seu trabalho.

“A Casa - (in)cômodos (di)versos”, foi publicado pela Editora Kelps, de Goiânia, tendo sido indicado para o próximo exame do vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT).


Nas 132 páginas da obra, Osmar Casagrande foi buscar no romantismo a inspiração para exteriorizar belas páginas poéticas. Em 2002 o autor já havia lançado “Retalhos,” livro de contos.


Em seu exercício de constante ressignificação, a “casa” é, em verdade, uma planta arquitetônica da vila / cidade / país / mundo em sua amplitude de intencionalidades. É uma casa mundana, onde não faltam as aventuras de altos vôos do espírito, à qual o autor nos convida constantemente a penetrar, ocupar, gozar, num à vontade desses do interior.

“No livro faço a apresentação de cada cômodo. Desse modo o visitante saberá sempre o que há em cada um deles antes de aventurar-se. Aliás, penso que isso ajuda em muito orientar o sentido da idéia casa”, explica o autor, fazendo um convite especial para que o leitor adentre nesse recinto totalmente impregnado de poesia da melhor qualidade.


SOBRE O AUTOR


Poeta plural e que tem por diretriz não se prender a temas ou estilos pré-estabelecidos, Osmar Casagrande consegue produzir uma poesia vibrátil e ao mesmo tempo multiforme e irisada, combinações essas que contribuem sobremaneira para cativar ainda mais o leitor ao se deparar com belas páginas poéticas.


Osmar Casagrande é natural de Presidente Epitácio (SP). Graduado em Publicidade e Propaganda, tem ainda destacada atuação como ator, dramaturgo, contista, apresentador em TV, documentarista e poeta. É membro fundador da Academia Palmense de Letras (APL), da qual é o atual vice-presidente. Trabalha na Fundação Cultural do Estado, na função de gerente de Literatura. (Zacarias Martins)


Foto de Auro Giuliano

Nenhum comentário: