sexta-feira, 21 de julho de 2023

Obras de infraestrutura tem prejudicado nascente de córrego em Gurupi

 





Fonte: Portal G1/Tocantins 

Obras de infraestrutura têm causado degradação e impactado a nascente do córrego Mutuca, em Gurupi. Pelo projeto, a Via da Integração Leste/Oeste vai interligar quatro avenidas de Gurupi. Uma delas ainda está em construção, a avenida Contorno, que passa perto da nascente.

Para a abertura de cerca de 4 km de estrada pavimentada, a construção avançou 20 metros de largura além do previsto em direção às margens do córrego Mutuca e causou mais impactos à nascente do que permitia a licença ambiental.

"Os responsáveis já acertaram com a situação dessa autuação e se comprometeram, por um Programa de Recuperação de Área Degradada, a recuperar essa área. Então hoje essa situação já foi sanada, resolvida, e a obra em si, só traz benefícios para a nascente do Mutuca", explicou o diretor de meio ambiente, Marcus Teixeira.

As obras tiveram início em agosto do ano passado. Pouco mais de um mês depois, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar o caso. A promotoria de Justiça de Gurupi informou que de lá para cá vem realizando diligências e solicitando informações aos órgãos e entidades responsáveis pelo empreendimento.

Em outra parte da obra, que liga a avenida a um viaduto, mais mata ciliar foi removida. O empresário Felipe Oliveira que sempre leva os cães para passear no local ficou surpreso com a mudança na paisagem.

"Tinha um pé de buriti que era nativo, poderia ter deixado ele. Mas eu concordo, a cidade tem que crescer".

Parte da mata, às margens do córrego, foi retirada para a abertura da pista duplicada que vai contornar o parque, além da pista de caminhada e da ciclovia.

Essas etapas causaram degradações, o que geraram autuações e multas. "Achava certo que a infraestrutura andasse, mas por outro lado, tem a parte do meio ambiente que precisa ser preservada ", opinou o auxiliar de pedreiro Arnaldo da Costa Pereira.

Após as atividades de construção, o responsável pelas obras deve cumprir com o que está previsto no projeto para recuperar áreas degradadas e reflorestar o que foi desmatado.

 Enquanto isso não acontece, o poeta Zacarias Martins vai cuidando das mudas que ele mesmo planta às margens do córrego Mutuca, há cerca de cinco anos.


"Eu tenho essa preocupação, de criar um clima ameno para a cidade, um clima mais agradável. Eu faço esse trabalho porque para mim é uma coisa prazerosa". 




Zacarias Martins, poeta e ecologista
Zacarias Martins



Nenhum comentário: