terça-feira, 5 de março de 2013

Livro-reportagem de Gil Correia aborda a trajetória do maestro Othonio Benvenuto




A Academia Gurupiense de Letras, promove, nesta  quinta-feira, 07, o lançamento do livro “Bravo, Maestro!”, de autoria do escritor, jornalista e professor universitário Gil Correia. O evento aconteceàs 19h30min, na sede da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), localizada na rua 09 entre avenidas Guanabara e Rio de Janeiro, próximo ao campus II do Centro Universitário UnirG.

Publicado pela Editora Veloso, de Gurupi,  este livro  de Gil Correia retrata a trajetória do artista, músico e maestro Othônio Benvenuto,  ainda no Estado do Rio de Janeiro, quando integrava uma guarnição do Corpo de Bombeiros, na condição de recruta e, posteriormente, como músico e maestro da própria corporação, passando ainda pelo Rio Grande do Sul, Paraná até chegar em Gurupi, no Estado do Tocantins, em meados de 2002.

“A escolha da data de lançamento do livro foi exatamente para celebrar os 88 anos de vida do maestro. Pensando nisso, vamos aproveitar o momento também para dedicar outras homenagens especiais a ele”, disse Gil Correia.

TRAJETÓRIA

Com relação à vinda do maestro à Gurupi, Gilberto Correia da Silva destaca, inicialmente, sua vontade pessoal de ficar perto dos familiares residentes nesta cidade e também motivado pelo convite do então presidente do Centro Universitário Unirg, Valnir Soares, em estar elaborando um projeto cultural, - Casa de Cultura -, relacionada ao ensino e produção artísticas, além da implementação de um curso superior de música e a criação da Orquestra Regional da instituição.

Diante dos fatores relevantes, o velho mestre entra de corpo e alma na parceria com a instituição de ensino superior para o fortalecimento da arte e da educação, dois focos que sempre nortearam a vida do maestro  Othônio Benvenuto.

O que impulsiona o ser humano a sempre estar em movimento, mesmo que limitado por fatores que independem à sua vontade? Qual a força que impulsiona um homem chamado Othônio Benvenuto a querer contribuir para o surgimento de uma orquestra em Gurupi? Ainda mais se considerarmos a trajetória de vida do maestro desde os anos 40, quando ingressou no Corpo de Bombeiros do Rio de janeiro. De lá para cá foram décadas de dedicação à música.

Já aposentado, resolve passear em Gurupi, para rever a filha e netos e toma contato com a realidade local, com a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi, que pouco mais de um ano havia sido transformada em Faculdade Unirg e que previa a criação da Casa de Cultura, com várias atividades e culturais e que deveria culminar com a instalação da sinfônica da Unirg. Era o que faltava para que o maestro fosse tomado, como se possuído por uma força arrebatadora, com o brilho nos olhos, como nos muitos projetos que já executara em sua vida.

Ao fixar residência em Gurupi, em 2002, entregou-se com paixão ao projeto de criação de uma orquestra sinfônica regional, iniciando com a Camerata – formada por músicos instrumentistas profissionais e vozes -, tendo feito várias apresentações regulares em momentos especiais.


Mesmo obrigado a abandonar a batuta, por problemas de saúde, nunca deixou de estimular músicos e de participar dos eventos culturais . Seu amor à música continua inabalável. No Tocantins e, particularmente, em Gurupi, conquistou uma verdadeira legião de amigos e admiradores.

SOBRE O AUTOR

Gil Correia é jornalista, especialista em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias, pela Unitins, Mestrando em História pela PUC-GO. É professor universitário concursado pela Unirg e atual coordenador do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, no Centro Universitário Unirg, em Gurupi-TO.
É membro fundador da Academia Gurupiense de Letras, tendo sido presidente nos três primeiros mandatos. Na Academia Tocantinense de Letras ocupa a cadeira 40, além de diretor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Adesg, Regional Sul do Tocantins.

Já presidiu a Associação de Artes de Gurupi e o Conselho Municipal de Cultura. Foi diretor municipal de Cultura em 97/98, entre outras atividades artísticas, culturais e esportivas. Membro da União Brasileira dos Escritores-GO e membro fundador e primeiro presidente da UBE-TO.


Cronista esportivo, foi produtor e editor dos programas Globo Esporte, Bom Dia Tocantins e Jornal do Almoço, da TV Anhanguera/Rede Globo e correspondente em Gurupi do Jornal do Tocantins. Foi editor do Jornal Cocktail e editor-geral e diretor do Jornal A Noticia.Coordenador Regional de Telejornalismo e administrativo da Rede Sat; repórter esportivo da Rede Sat na região Sul do Tocantins, de março de 2007 a outubro de 2009. É o atual presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins - ACETO.

Casado com Elizete Alves Sousa Silva, tem quatro filhos (Ana Carolina, Karla Camila, Gilberto Júnior e Lucas Correia).

Além de “Bravo, Maestro!”, lançou o livro “Espelhos D'alma - reflexões poéticas”,  em edição normal e de bolso, para reflexão. Tem no prelo o livro "O que rola por trás da bola - os bastidores do futebol tocantinense", contando os mais de 20 anos em que atua na área esportiva no Tocantins, quer seja em assessoria, diretoria ou comando técnico, especialmente do Gurupi Esporte Clube, da cidade de Gurupi, onde reside desde 1990.

Nenhum comentário: