quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Artistas conquistam Ponto de Cultura para Gurupi

O ano de 2009 promete muito para o fomento a cultura de Gurupi, pois a Cia. de Teatro Sorria Meu Bem foi selecionada pelo Edital de Seleção Pública de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Juventude do Estado e receberá recursos na ordem de R$ 185 mil, divididos em parcelas até 2011 para execução de projetos que contemplem dança, teatro, capoeira, cultura digital, música, artesanato e artes plásticas.

O projeto denominado de "Oficinas Teatrais na Comunidade- Os Jovens e as Artes Cênicas", foi elaborado pelo diretor do grupo Thomas Batista e será colocado em prática a partir do mês de fevereiro, atendendo grupos de jovens em situações de risco como a violência, marginalidade e que aqueles que nunca tiveram a oportunidade de se envolver em aulas artísticas.

Batista destaca que a aprovação do projeto é a concretização de um sonho antigo, pois desde a sua fundação há mais de oito anos que a Cia de Teatro Sorria Meu Bem vem trabalhando pela aprovação de projetos que atendessem o maior número de pessoas principalmente, crianças e adolescentes de Gurupi.

As aulas-oficinas contempladas no projeto acontecerão nos Centros de Juventude da cidade sob a coordenação do Educador Sócio-Cultural e produtor da companhia, Vinícius Martins que selecionará os oficineiros e inscreverá os participantes. Martins explica que os jovens terão aulas de dança, teatro, capoeira, música, artesanato e artes plásticas. As peças confeccionadas durante as aulas de artesanato e artes plásticas serão expostas nos principais órgãos públicos da cidade e do estado e comercializadas para manutenção do projeto.

"As oficinas serão trabalhadas de maneira a formar novos instrutores como multiplicadores da arte adquirida e que a mão-de-obra selecionada será composta por artistas de Gurupi com experiência na área, mas que nunca tiveram a oportunidade de ensinar suas técnicas por falta de apoio financeiro", explicou Vinícius Martins.

Os recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura recebem a contra-partida da Secretaria da Juventude do Tocantins – SEJUV, para contrato de oficineiros e aquisição de instrumentos musicais, computadores para aulas de inclusão e cultura digital e materiais de expediente, além da Mostra Cultural a ser executada no final do ano. (Zacarias Martins)

Nenhum comentário: