Por Zacarias Martins – Fotos: Lettícia Japiassu
Numa iniciativa da AGA – Associação Gurupiense de Artesãos, a Feira Coberta da cidade de Peixe foi o palco para a realização da 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites, que aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 03, tendo o envolvimento ativo de fazedores da cultura local, além de alunos de escolas públicas e seus familiares que prestigiaram o acontecimento.
A coordenadora do Comitê de Cultura no Tocantins – regional sul/sudeste, e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos, entidade organizadora dessa Mostra, Maria do Socorro Souza Barros, explica que além da cidade de Peixe, essa mostra também aconteceu em Formoso do Araguaia no mês passado e terá culminância com programação especial no próximo dia 11 de outubro, na Feirinha da Amizade, da Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi.
Promoção da diversidade
Ainda de acordo com Maria do Socorro, esse evento tem como foco a promoção da diversidade e a integração social, bem como, a valorização de artistas PCDs (pessoas com deficiência), por meio de apresentações artísticas em geral.
“Estamos propiciando um espaço de visibilidade e reconhecimento a esse público específico de PCDs”, informa Maria do Socorro, salientando que além das apresentações artísticas, a Mostra contou com uma diversificada exposição de artesanato tradicional produzido na região, promovendo, assim, a economia criativa do município.
Fomento cultural
A secretária de Cultura de Peixe, Antônia Gomes, mais conhecida por Toinha, destacou a importância dessa parceria com a AGA para o fomento da cultura local e comemorou o grande sucesso da realização da 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites, que contou com a presença de um bom público.
Sobre o projeto
A 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites é um Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. Trata-se de uma iniciativa da AGA e tem como parceiros, o Comitê de Cultura no Tocantins, as prefeituras de Gurupi, Formoso do Araguaia e Peixe, por meio de seus órgãos de Cultura, além da APAE.