A Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, realizou na última terça feira de novembro a eleição do prefeito e vereadores mirins. A ação faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e tem a principal objetivo de emancipar e politizar os alunos, mostrando a necessidade de expressão oral e reconhecer o processo político como importância no processo de formação dos estudantes.
A Festa da Democracia Mirim da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, aconteceu na terça feira dia 12 de novembro na Câmara Municipal de Tocantínia com a presença da comunidade Tocantiniense, pais, representantes da comunidade escolar e autoridades como vereadores e o presidente da câmara.
Neste sentido, trabalhar o Discurso oral, no qual a habilidade desenvolvida consiste em: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
Segundo o professor Genivaldo Rodrigues Trindade “O projeto teve início na sala de aula, na turma do sétimo ano, foi ampliado aos poucos envolvendo turmas e professores da escola, e cada sala seria representada por um vereador mirim, eleito na própria turma. Iniciamos com um debate em sala de aula, muito proveitoso, onde e a culminância estava prevista para acontecer na Câmara de Vereadores. Seguimos com o processo eleitoral, com um debate entre os candidatos a prefeito, onde tivemos a participação de todos os alunos, no qual eles também participavam com perguntas aos candidatos. Depois foi realizado o comício com a fala de todos os candidatos a vereadores, vice-prefeito e candidatos a prefeitos. Os alunos e servidores ouviram as propostas dos candidatos. Finalizamos o processo eleitoral com a votação, no qual os alunos votavam no simulador de urna eletrônica, com todo processo simulando o real, dentre eles o Fiscal, Presidente, mesários e apuração dos votos instantânea. A culminância desse projeto se deu na câmara de vereadores de Tocantínia, onde os alunos eleitos foram empossados e diplomados, elegeram o presidente da Câmara e finalizaram com posse da Prefeita Evellyn.
Vereadores eleitos em cada turma:
1° Ano: Isaac Trindade
2° Ano: Miguel Corsino
3° Ano: David Lucca
4° Ano: Davi Conceição
5° Ano: Yasmin Suiti
6° Ano: Isadora Guida e Gabriella Smikidi
7° Ano: Laura Beatriz e Rebeca Carvalho
Prefeita: Evellyn Smikidi
Vice-prefeita: Isadora Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário