A atriz e produtora Bell Gama ministrou oficina de roteiro para cinema para alunos da Escola Estadual Vale do Sol, na segunda-feira, 04, na Pracinha da Cultura no Setor Morada do Sol II. O encontro contou com a participação de mais de 40 alunos, que puderam ter contato com o universo do cinema produzido por cineastas tocantinenses.
Para a produtora, o momento com os estudantes foi de grande valia. “Sabemos o poder que a arte tem de proporcionar uma melhor formação para o ser humano”, disse Bell Gama. Na ocasião, além de um bate-papo interativo com a artista, os alunos puderam assistir a obras audiovisuais, conversar sobre os temas abordados e como se deu o processo de escrita e desenvolvimento de seus roteiros, a exemplo do curta metragem da Claudia Roberta que trata de forma delicada sobre o feminicídio. “Foi um encontro muito salutar, que rendeu muitas curiosidades dos jovens e adolescentes que participaram”, avaliou.
A Coordenadora do Cineteatro do Setor Morada do Sol, Ivonete do Nascimento, agradeceu pela Oficina. “A maioria dos alunos das escolas da comunidade não tem oportunidade de participar de oficinas como essa que fala de cinema, e como realizar, e gravar, como fazer um texto. Então aqui para as crianças foi muito importante para incentivar os alunos a criar também”, complementou.
A atividade contou com participação do intérprete em Libras Luan Crispim, que aproveitou a oportunidade para ratificar a importância da inclusão social por meio da acessibilidade nas suas diferentes formas, em especial a comunicacional. E a coordenadora do CineTeatro também elogiou a oportunidade de inclusão social. “ Parabéns por fazer este trabalho e agradeço pelo intérprete de Libras, os alunos conseguiram se comunicar de igual para igual”, disse Ivonete.
O ator, roteirista e diretor Kaká Nogueira também compartilhou com os estudantes os seus processos de escrita, com base nos roteiros de longa metragem de sua autoria já em fase de produção.
Projeto
Este Projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Prefeitura de Palmas. E para a plena execução do projeto “Desenvolvimento de Roteiro de Longa Metragem de Ficção” foi criada uma sala de roteiro, com encontros onlines e presenciais, por meio dos quais se trabalhou a escrita de roteiro de dois longas-metragens de ficção. Os roteiristas, Bell Gama e Kaká Nogueira contaram com a Supervisão de Roteiro do Script Doctor Chistian Doorvoort e da Cris Gomes.
Bell Gama
É Cofundadora da Cenaberta Produções Culturais, selecionada para o Curso de Crítica do Itaú Cultural em 2023. Codirigiu e Coproduziu o filme Te Aitua a retomada da essência - Cena Filmes e Cenaberta 2022- obra selecionada para o Orlando Film Festival - ganhou prêmio de melhor filme e melhor direção no Festival Curta Palmas participou da mostra paralela Educavideo no Festival Internacional de Gramado em 2023 ; Roteirista do longa Sobre Dora e dores; Colaboradora de roteiro do longa-metragem "O Antiquario Frankl" Cenaberta; Roteirista do curta "De caso com a Solidao", Cenaberta 2022-2023, em captação; Jurada do Festival de Cinema Estudantil de Palmas - FUNDACAO CULTURAL DE PALMAS, 2020-2022; Colaboradora de roteiro do curta Apoio Cultural - JUBALINA FILMES, Palmas 2016; Produtora e Ancora Programa Cena Protagonista 2020/2022; Como Atriz, atuou nas Series, para TV Brasil/Amazon Prime: “O Boneco de Barro e o Rei” (2019 – Spatium Audiovisual/MZN Filmes); e para a Netflix “O Escolhido (2019- Original Netflix); Atuou ainda no média-metragen: “TE AITUA – a retomada da essência” (2022 – Cenaberta/Cena Filmes); curtas - “Apoio Cultural” (2016 – Jubalina Filmes); “O Som de La” (2013 – TradeRock Filmes); ‘Tempos Dificeis” (2010 – TradeRock Filmes); e, “Cheque ou Mate?” (2008 – Cima Filmes/TV 3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário