Por Rodrigo Martins
Artistas e produtores culturais de Araguaína têm até esta sexta-feira, 08, para submeter seus projetos ao edital da Lei Aldir Blanc, que está investindo mais de R$ 650 mil na cultura local. A seleção apoiará até 40 projetos, promovendo diversas expressões culturais no município e fortalecendo a atuação dos profissionais do setor artístico.
Os recursos da Lei Aldir Blanc, um programa nacional de incentivo à cultura implementado pelo Ministério da Cultura, visam impulsionar o cenário artístico local com financiamento em diversas áreas, como artes visuais, cênicas, música e literatura. O investimento é visto como essencial para fomentar o desenvolvimento cultural e criar novas oportunidades para os artistas da região.
George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor do Regional Norte da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), comemorou a abertura do edital. “Esse apoio é um impulso fundamental para ampliar a produção cultural em nossa região. A Lei Aldir Blanc representa uma conquista, oferecendo recursos que possibilitam à cultura crescer e se desenvolver, alcançando mais pessoas e levando o talento de nossos artistas ao público.” George destaca ainda que o Comitê de Cultura vem para expandir a informação, fortalecer a comunicação popular e a participação cidadã no âmbito das políticas culturais.
As inscrições podem ser realizadas diretamente no portal oficial, onde os candidatos encontram todas as orientações e critérios para participação. Cada interessado deve preencher o formulário de inscrição e fornecer a documentação exigida, detalhando o projeto e como ele contribuirá para o fortalecimento da cultura local. Para acessar o edital e se inscrever, visite: https://araguaina.to.gov.br/cultura-abre-inscricoes-para-selecao-de-projetos-que-receberao-recursos-da-lei-aldir-blanc.
Sobre o Comitê de Cultura
O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário