Araguaína celebra um marco histórico para a cultura e o desenvolvimento social do município com a inauguração oficial da sede do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) em parceria com o Grupo Artpalco. O novo complexo cultural nasce da parceria entre o Isca e Artpalco e transforma um antigo galpão em um espaço vivo, acessível e pulsante de arte, formação e pertencimento.
O espaço foi completamente revitalizado e hoje abriga uma estrutura moderna e acolhedora, com salas administrativas, salas de dança e artes, camarim, depósito de cenários, áreas de convivência, exposição permanente de artistas locais e um teatro de bolso com capacidade para 100 pessoas, equipado com iluminação e sonorização profissional e acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo espaço para cadeirantes, audiodescrição e tradução em Libras.
Desde maio, o local já funciona em plena atividade, oferecendo mais de 10 cursos artísticos, entre ballet, baby class, canto, dança de salão, desenho, jazz, K-pop, teatro e violão. São 30 turmas, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos, com aulas das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. Em 2025, 282 alunos já passaram pelo espaço, sendo cerca de 150 alunos ativos, incluindo bolsistas, pessoas de baixa renda, estudantes da rede pública e inscritos no CadÚnico.
Nos fins de semana, o teatro se transforma em palco para espetáculos que já atraíram mais de 1.200 espectadores, consolidando o espaço como referência para a produção e fruição cultural em Araguaína. Além disso, o local se destaca pelo compromisso com a acessibilidade, sendo o único espaço do Tocantins, voltado à cultura, a contar com 10 equipamentos profissionais de audiodescrição, permitindo o atendimento simultâneo de pessoas cegas, e cerca de 70% dos espetáculos contam com tradução em Libras.
Sonho
A presidente do Instituto Social e Cultural Araguaia, Ana Cristina dos Santos Lira, destaca o impacto social do projeto. “O Isca nasce com a missão de garantir acesso, dignidade e oportunidades por meio da cultura. Aqui, a arte não é privilégio, é direito. Cada aluno atendido, cada família acolhida, reforça nosso compromisso com uma cidade mais humana e inclusiva.”
Para o diretor-geral do Grupo Artpalco, George Henrique Silva, a inauguração representa a materialização de um sonho coletivo. “Esse espaço é a prova de que a arte transforma realidades. Onde antes havia silêncio, hoje há vida, encontro e oportunidades. O Artpalco nasce para ser um território de sonhos, formação e inclusão, fortalecendo Araguaína como um verdadeiro polo cultural.”
Já a produtora executiva do Artpalco, Tatiane Breve, ressalta o cuidado com cada detalhe da estrutura e da programação. “Pensamos este espaço para acolher pessoas em todas as etapas do processo artístico, do aprendizado ao palco. É um ambiente profissional, acessível e, acima de tudo, afetivo, onde artistas e público se sentem pertencentes.”
A iniciativa foi viabilizada por meio da parceria com a Prefeitura de Araguaína, que cedeu galpão no Espaço Cultural de Araguaína, reformado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, reforçando a importância das políticas públicas para o fortalecimento da cultura. Para o futuro, a meta é ampliar cursos, dobrar o número de alunos, gerar novos empregos e consolidar Araguaína como referência cultural no Tocantins.
Mais do que um prédio, o novo espaço se firma como um território de encontros, sonhos e transformação, onde a arte cria raízes e segue construindo novos caminhos para a cidade e sua gente.



Nenhum comentário:
Postar um comentário