terça-feira, 12 de novembro de 2024

Comitê de Cultura no Tocantins promove Seminário de Políticas Culturais em Tocantinópolis

Por Rodrigo Martins - Foto: Divulgação

Nos dias 21 e 22 de novembro, a cidade de Tocantinópolis, localizada no extremo norte do Tocantins, será palco do 3º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins. A iniciativa é coordenada pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC). O evento visa apresentar o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) à comunidade local e região, dar voz à sociedade, fortalecer o debate sobre as políticas públicas de Cultura e a cooperação federativa por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor Regional Norte da FETAC, destacou a relevância desse encontro: “É uma oportunidade única de fomentar o diálogo entre a sociedade e o poder público. A presença do Comitê aqui é um marco para os agentes culturais e gestores locais. Queremos fortalecer as políticas culturais e qualificar os gestores para que a cultura alcance todas as cidades e comunidades do Tocantins.”

A FETAC, que lidera o Comitê de Cultura no Tocantins, atua em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) por meio de um termo de colaboração de 24 meses, firmado com o objetivo de desenvolver o PNCC em todo o estado. Esse trabalho conta com a coordenação regional da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), instituições comprometidas com o desenvolvimento cultural local.

O evento em Tocantinópolis conta com a parceria da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e faz parte de uma série de seminários que têm proporcionado encontros valiosos entre o MinC e representantes culturais locais. Ao longo dos últimos meses, a comitiva do Comitê de Cultura no Tocantins percorreu outras regiões do estado, passando por Gurupi, no Sul, e por Dianópolis, no Sudeste.

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, sob a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e uma equipe gestora, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Resenha do livro Histórias da História de Gurupi, de Zacarias Martins

Gênero: Crônica
Autor: Zacarias Martins
Resenhista: Sidiêda Rejane B. Tavares


Credenciais do Autor:

Zacarias Martins (nome literário de Zacarias Gomes Martins), nasceu em Belém do Pará, 23 de
julho de 1957. Reside em Gurupi, no estado de Tocantins desde 1983.

É um dos principais poetas contemporâneos do Estado do Tocantins. Além de poeta é jornalista e ativista cultural e integra o Conselho Municipal de Cultura de Gurupi. Autor de seis livros de poesias, além de participação em várias antologias literárias pelo Brasil afora. É ainda co-fundador da Academia Gurupiense de Letras. Participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a cadeira 21.

Militante no jornalismo, Zacarias Martins foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins - 1989) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi (TO), foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. Atualmente é articulista do jornal Cocktail (de Gurupi), tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal Pinga-Fogo. Também é repórter da Revista Destak e do Jornal Real, ambos de Gurupi e colunista dos sites www.gurupionline.com.br e www.tocantinsnoticia.com. É Assessor de Imprensa do Hospital Regional de Gurupi (TO), bem como, Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins (ACETO). Escreve ainda no blog www.zacamartins.wordpress.com.

Sua produção literária divide-se em: poesia e prosa. Seus livros de poesias são: Transas do Coração (1978); O Poeta de Belém (1979); Poetar (1980); O Profeta da Felicidade (1984); Vox Versus (1986); Pinga-Fogo (2004). Na prosa ele escreveu Histórias da História de Gurupi (2008), que foi adotado por duas vezes para o Exame do Vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG). Em 2022, lançou o seu primeiro livro para crianças, intitulado de  As aventuras de Gurupito , publicado pela Editora Veloso..

Estilo Literário de Época

Autor contemporâneo, Zacarias Martins destaca-se pela produção de uma literatura de caráter popular e ao mesmo tempo humorada, que cativa o leitor sem ter, no entanto, a preocupação de se prender a estilos ou conceitos pré-estabelecidos na criação literária.

O Gênero Crônica:

Crônica é uma narração. Uma história curta. É um gênero literário produzido para livros, jornais, internet, entre outros veículos de comunicação. Crônica tem como mote o cotidiano. É derivada do latim ‘chronica’ – antes mesmo da era cristã significava ‘relato de acontecimentos em ordem cronológica’. Simplificando: seria um breve registro de eventos.

A crônica tem a função de divertir o leitor, mas também de aprofundar a notícia e mostrar a relação entre os fatos e as pessoas, provocando catarses, superando a realidade limitativa e sufocante. Para isso o cronista instiga o leitor à reflexão e o ensina a ver mais longe, além dos fatos. Cabe ao cronista, assumir a indignação do leitor e, muitas vezes, falar por ele.

O cronista é aquele que capta breves momentos que compõem a condição humana, fatos irrisórios ou imagens pitorescas. Ele ouve conversas, recolhe frases, observa pessoas e registra situações, flagrantes de esquina e do cotidiano; as palavras de uma criança, incidentes domésticos e coisas que acontecem nas ruas. Lida com acontecimentos corriqueiros ou inusitados e com fatos do noticiário. Cabe ao cronista mostrar ao leitor aquilo que só ele vê nas entrelinhas do fato. Normalmente, parte de situações particulares que funcionam como metáforas de situações universais. A experiência pessoal é o ponto de partida para acessar verdades maiores. Em alguns casos pode abordar diversos assuntos numa mesma crônica, desde que haja uma linha central de raciocínio, que permita ao escritor, no final, amarrar as matérias que escolheu. Assim, o cronista pode falar sobre atualidades em geral ou eleger focos determinados.

Zacarias Martins realiza Rodas de Conversa Literária nas escolas das cidades do Toccantins, incentivando o hábito da leitura.

Quanto aos temas abordados, a crônica é democrática, mas há matérias que não cabem neste gênero.

Uma matéria característica da crônica é a vida nas grandes cidades, suas peculiaridades e contradições; normalmente como um contraponto à vida mais tranqüila e natural do interior. Como é o caso das crônicas de Zacarias Martins - ele desenha um painel da vida urbana e a relação do morador com sua cidade. Retrata o modo de vida do espaço em que vive como testemunha de seu tempo.
Embora tenha como ponto de partida uma determinada região, a crônica não é um gênero exclusivamente regional. O regionalismo funciona apenas como meio de acesso à universalidade.

Em relação às crônicas de Zacarias Martins, elas são ambíguas, como é natureza da crônica, começa no jornalismo, nas colunas e artigos opinativos, como um gênero não-ficcional. Tornou-se literatura à medida que superou seus limites e alcançou a ficção. Para isso o cronista acrescentou emoção, poesia e uma preocupação estética diferente da reportagem, ao fato que virou (ou não) notícia. Com a narrativa poética criou climas envolventes para falar desses fatos corriqueiros do dia-a-dia e dos assuntos do noticiário.





sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Seminário Municipal de Boas Práticas na Educação é realizado em Tocantínia


Por Zacarias Martins  

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nos dias  07 e 08 de novembro,  o 1° Seminário Municipal de Boas Práticas no município de Tocantínia.

O evento aconteceu no auditório do Colégio CEFYA, e contou com a presença de várias autoridades como o prefeito João Alberto Coelho Machado, o secretário municipal de Educação André Goveia, o  superintendente Regional de Educação de Miracema do Tocantins, Jores Carlos Alves Batista, as articuladoras de gestão e regional do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, Luciene Ferreira, Letícia Apoliana, e o público em geral.

O primeiro seminário de boas práticas na alfabetização do 1° e 2° anos no município de Tocantínia foi um evento marcante que reuniu especialistas e educadores para compartilhar experiências e estratégias inovadoras em educação. O objetivo principal foi promover a melhoria da qualidade educacional, especialmente na alfabetização dos alunos.

No seminário foram  apresentadas as boas práticas das professoras do 1° e 2° anos que participaram dos encontros formativos que o programa traz, para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do município de Tocantínia, além de contar com palestra e rodas de conversas com as professoras Alessandra Escobar e Eneida Brupahi Xerente.

Em eu pronunciamento, o prefeito de Tocantínia, João Alberto  enfaizou que durante a sua gestão continuará não medindo esforços  "para fazer o que for preciso para que as nossas crianças tenham assegurado em 100% o seu direito de aprender a ler e escrever na idade certa contribuindo sobremaneira para uma Tocantinia próspera e alfabetizada", garantiu o prefeito.




Garantia de futuro promissor

O secretário municipal de Educação André Goveia, disse que a alfabetização na idade certa é fundamental para fortalecer a educação no município e garantir um futuro promissor às crianças. “A Gestão Municipal de Tocantínia está empenhada em proporcionar uma educação de qualidade desde cedo, preparando as novas gerações para os desafios do futuro”, afirmou o secretário.


Já  a Formadora Municipal,  Ana Raquel Cruz explicou que a  alfabetização na idade certa interfere,  positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. “Como professora, posso afirmar que essa etapa é crucial para o sucesso educacional e pessoal”, destacou.






Roda de conversa com o poeta Zacarias Martins movimenta o I Seminário do Alfabetiza Mais em Darcinópolis

Por Rodrigo Martins

O poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins foi a grande atração do I Seminário Municipal de Educação: Disseminação de boas práticas de leitura e letramentoI Seminári do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, promovido pela   Prefeitura de Darcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que começou na quinta-feira, dia 7 e se encerra nesta sexta-feira, dia 8, com uma vasta programação, no Auditório Gilmar Alves Vila Nova, da Escola Municipal Vitor Dias.

A participação do consagrado poeta tocantinense aconteceu nesta sexta-feira pela manhã, quando Zacarias Martins apresentou a sua já famosa Roda de Conversa Literária aos professores da Rede Municipal de Ensino que participam desse seminário.

De uma forma lúdica e bem humorada, Zacarias Martins falou um pouco da sua trajetória literária e promoveu um recital de suas poesias. Também destacou a importância do hábito da leitura para ampliar os horizontes do conhecimento dos alunos.



Guupito

Um dos momentos que emocionou  o escritor palestrante aconteceu quando ele foi surpreendido  pela apresentação  de grupo de  alunos do 5º Ano “A”, coordenados pela professora Eletice Cortês de Moraes, que encenaram o conteúdo de seu livro infantil “As Aventuras de Gurupito”.

Por fim, o escritor agradeceu pela calorosa  acolhida e  fez sorteio de exemplares de seus livros  aos professores.

Aprimoramento pedagógico

A gestora da unidade escolar, a professora Antônia Célia de Sousa Silva,  falou sobre  a importância  da roda de conversa  do escritor, destacando que Zacarias Martins é um dos principais  autores contemporâneos do Tocantins, tem uma bagagem cultural expressiva e por isso mesmo sua presença no I Seminário do Alfabetiza Mais Tocantins, de Darcinópolis,  em muito  contribui para o aprimoramento dos professores da Rede Municipal de Ensino que vão compartilhar novos conhecimentos com seus alunos, tornando as aulas assim, mais agradáveis e agilizando as atividades de ensino e aprendizagem.

Poeta e Delegado de Polícia Tiago Daniel, a direora  da unidade escolar,  professora Antônia Célia de Sousa Silva e o poeta Zacarias Martins.

Investimento Educacional

A secretária Municipal de Educação, Márcia Cristina Dias Cunha, enfatizou a importância de investir na área da educação infantil e no desenvolvimento integral das crianças, destacando a importância de políticas públicas que apoiem uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida

“O Alfabetiza Mais Tocantins é fundamental para fortalecermos a educação em nosso município e garantir um futuro promissor para nossas crianças. A Administração Municipal de Darcinópolis está empenhada em proporcionar uma educação de qualidade desde cedo, preparando as novas gerações para os desafios do futuro”, disse a secretária.










quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Artistas de Araguaína têm até sexta-feira para se inscrever no edital da Lei Aldir Blanc

 


Mais de R$ 650 mil serão destinados para financiar 40 projetos culturais na cidade

Por Rodrigo Martins

Artistas e produtores culturais de Araguaína têm até esta sexta-feira, 08, para submeter seus projetos ao edital da Lei Aldir Blanc, que está investindo mais de R$ 650 mil na cultura local. A seleção apoiará até 40 projetos, promovendo diversas expressões culturais no município e fortalecendo a atuação dos profissionais do setor artístico.

Os recursos da Lei Aldir Blanc, um programa nacional de incentivo à cultura implementado pelo Ministério da Cultura, visam impulsionar o cenário artístico local com financiamento em diversas áreas, como artes visuais, cênicas, música e literatura. O investimento é visto como essencial para fomentar o desenvolvimento cultural e criar novas oportunidades para os artistas da região.

George Henrique, Coordenador Regional Norte do Comitê de Cultura no Tocantins e Diretor do Regional Norte da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), comemorou a abertura do edital. “Esse apoio é um impulso fundamental para ampliar a produção cultural em nossa região. A Lei Aldir Blanc representa uma conquista, oferecendo recursos que possibilitam à cultura crescer e se desenvolver, alcançando mais pessoas e levando o talento de nossos artistas ao público.” George destaca ainda que o Comitê de Cultura vem para expandir a informação, fortalecer a comunicação popular e a participação cidadã no âmbito das políticas culturais.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no portal oficial, onde os candidatos encontram todas as orientações e critérios para participação. Cada interessado deve preencher o formulário de inscrição e fornecer a documentação exigida, detalhando o projeto e como ele contribuirá para o fortalecimento da cultura local. Para acessar o edital e se inscrever, visite: https://araguaina.to.gov.br/cultura-abre-inscricoes-para-selecao-de-projetos-que-receberao-recursos-da-lei-aldir-blanc.

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.



Escola da rede Municipal de Tocantínia está entre as melhores do estado e recebe prêmio da Seduc/TO

Por Zacarias Martins

A Escola Municipal  Professor Constantino Pedro de Castro,  da  rede municipal de Educação de Tocantínia,  foi contemplada com importante premiação conferida pela Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) que apontou,  conforme resultado publicado no Diário Oficial do Estado,  as três melhores unidades escolares da Regional de Miracema do Tocantins e as 39 melhores do Estado. A premiação ocorreu com base nos resultados obtidos por essas Escolas terem se destacado nos resultados oficiais do Sistema de Avaliação da Educação Básica  (SAEB).

Sobre o prêmio

O prémio ainda é um reconhecimento das contribuições dos municípios no desenvolvimento de políticas públicas educacionais, bem como, da gestão da educação municipal na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

Um dos critérios para a escola ter sido premiada foi o município ter assinado o Termo de Adesão ao PROFE (Programa de Fortalecimento da Educação), e participado das avaliações do 5º  ano do Ensino Fundamental do Sistema de Avaliação da Educação Básica e ter obtido resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP)

O secretário André Goveia comemorou mais essa importante mremiação para a Educação municipal de Tocantínia


Incentivo Financeiro

A Escola Municipal  Professor Constantino Pedro de Castro vai receber um incentivo financeiro  de R$250 mil reais por ter obtido um dos melhores resultados do IDEB da Superintendência Regional de Miracema do Tocantins. O referido prêmio será investido na implementação de obras, ampliações e reformas na infraestrutura escolar.

A diretora da unidade escolar, professora Jucinha Louzeiro disse que estava  imensamente feliz ao saber que esse prêmio é fruto de um trabalho árduo de toda equipe escolar realizado com muito amor e carinho.

Unidade escolar aguerrida

O gestor da  Educação de Tocantínia, professor André Goveia,  destacou que ao comemorar essa premiação, disse se tratar de mais um dos resultados positivos da gestão municipal,  por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A Escola Municipal Professor Constantino que é uma unidade escolar aguerrida e envolvida de forma comprometida com a melhoria dos resultados do processo de ensino e aprendizagem no qual parabenizamos todos os alunos, pais e mães, professores, equipe gestora e todos os servidores”,  afirmou o secretário.


Agradecimentos

Por fim,  o secretário André Goveia fez questão de fazer um agradecimento especial ao prefeito João Alberto,  pelo apoio total à educação no  município. Os agradecimentos também foram dirigidos  ao  professor Fábio Vaz,  secretário estadual de Educação pelas importantes e constantes parcerias aos municípios, bem como, à diretora de Políticas Municipais da Seduc/TO.,  Francinete Ferreira,  pelo trabalho integral de incentivo ao desenvolvimento da educação nos municípios,  como também, à  Undime Tocantins (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação),  pelo acompanhamento e assessoria aos municípios, além de  toda a equipe de servidores da Semed Tocantínia,  pelo trabalho desenvolvido com relevância pela qualidade educac

 Agradecimentos

Por fim,  o secretário André Goveia fez questão de fazer um agradecimento especial ao prefeito João Alberto,  pelo apoio total à educação no  município. Os agradecimentos também foram dirigidos  ao  professor Fábio Vaz,  secretário estadual de Educação pelas importantes e constantes parcerias aos municípios, bem como, à diretora de Políticas Municipais da Seduc/TO.,  Francinete Ferreira,  pelo trabalho integral de incentivo ao desenvolvimento da educação nos municípios,  como também, à  Undime Tocantins (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação),  pelo acompanhamento e assessoria aos municípios, além de  toda a equipe de servidores da Semed Tocantínia,  pelo trabalho desenvolvido com relevância pela qualidade educacional.



sábado, 2 de novembro de 2024

Missionários da Junta de Missões Nacionais traduzem trechos do pentateuco para a língua Xerente


 

Por Zacarias Martins 

A Primeira Igreja Batista (PIB), de Tocantínia, na região central do Tocantins, celebrou  no último dia 30, um culto de gratidão a Deus pelo  lançamento da publicação de parte do Antigo Testamento  traduzido para a língua  Akwê Xerente.                        

Presenças ilustres

Prestigiando o acontecimento, estiveram presentes no culto representantes da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, cuja sede está localizada na cidade do   Rio de Janeiro,  bem como, outras ilustres personalidades, como os pastores Samuel Moutta, Jeremias Nunes.  e João Emílio.        


  A Convenção Batista do Tocantins se fez representar pelo seu Executivo, pastor Josué Moura.  Também, igrejas parceiras de diferentes regiões do Brasil  enviaram representantes, dentre elas, a Primeira Igreja Batista  de Florianópolis (SC), PIB de Campo Grande (RJ),  PIB de Guarapari (ES), Memorial Batista de Brasília (DF),  PIB de Irajá (RJ), PIB de Palmas,  Miracema  do Tocantins, além  da população de Tocantínia, assim como representantes de várias aldeias Xerente, cujo público alcançou cerca de 250 pessoas.            


Na oportunidade foram prestadas homenagens aos pastores e missionários da Junta de Missões Nacionais, Guenther Carlos, Wanda Krieger e Werner Seitz,  assim como aos irmãos  Ângelo Dakburõikwa,  Manoel Sawrekmõzê,  Pedro Waīkainē e Domingos Mrõzanõ,   que estiveram à frente do projeto de tradução de porções do pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).                  

A mensagem foi proferida pelo pastor Guenther Carlos e o pastor Samuel Moutta proferiu uma palavra em nome da Junta de Missões Nacionais, ocasião em que convocou todos os pastores presentes para consagrar, em oração, os  exemplares dos livros que foram entregues aos à comunidade Xerente.                                                                                           

De acordo com o pastor José de Arimateia, presidente da Primeira Igreja Batista de Tocantínia,   a entrega dos exemplares da publicação  será de grande importância para o desenvolvimento integral  evangelístico do povo Xerente.



ZACARIAS MARTINS É ENTREVISTADO NO PROGRAMA MOSAICOS DO TOCANTINS, DA REDE TV – PARTE 1



ZACARIAS MARTINS É ENTREVISTADO NO PROGRAMA MOSAICOS DO TOCANTINS, DA REDE TV – PARTE 2