segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Alunos de Tocantínia participam de oficina de contação de história no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva



Por Zacarias Martins

Numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal Educação, a professora e escritora de Miracema do Tocantins, Mauricéia Bastos da Silva, coordenou, nesta terça-feira, 13, de uma oficina de contação de história. O público-alvo foi um grupo de alunos da rede municipal de educação.

A oficina aconteceu no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva, tendo como tema Negra/ Identidade Brasileira.

A coordenadora do Centro de Referência do Projeto Leitura, professora Carmem Lúcia Dias de Oliveira, explicou que essa ação teve por objetivo estimular a oralidade do aluno na formação do pensamento criativo e crítico por diferentes aspectos da linguagem. “Foi uma ação onde conseguimos promover o apego pela leitura”, asseverou.

Já a professora, Mauricéia Bastos fez questão de destacar que a leitura é muito importante para que se desenvolva a criatividade e o raciocínio dos alunos, e a partir disso, eles passam a expressar de forma significativa os sentimentos, pensamentos e emoções através da produção textual, seja um conto, narração ou até mesmo no sentido religioso.

“A partir desse ponto, o aluno começa a materializar tudo por meio da escrita. Tal registro possibilita a preservação e a valorização de nossas histórias, já que a prática da leitura nos torna pessoas autônomas e competentes, capazes de sermos protagonistas das nossas próprias vidas", finalizou 









Nenhum comentário: