sexta-feira, 4 de abril de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins prestigia entrega da Carteira do Artesão em Peixe

Por Zacarias Martins 

Na qualidade de Presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA),  e também  representando  a regional Sul/Sudeste do  Comitê de Cultura no Tocantins, a coordenadora  Maria do Socorro Barros participou da solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão  aos artesãos da cidade de Peixe.

Promovido  pela  Prefeitura de Peixe, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento foi realizado na manhã de  quinta-feira, 03 de abril, no Plenário da Câmara Municipal Uiatan Cavalcante.

Maria do Socorro parabenizou a gestão municipal de Peixe  pelo incentivo aos artesões  da cidade  e se colocou à disposição para continuar a contribuir e ajudar a todos no que for necessário.

Sobre a Carteira do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão é um documento oficial que reconhece o profissional como parte da categoria artesanal, garantindo uma série de oportunidades em eventos municipais, estaduais e no âmbito federal.

Em seu pronunciamento, a  Secretária de Cultura de Peixe,  Antônia Gomes, popularmente  conhecida por Tia Toinha, fez questão de enfatizar que  a entrega dessa carteira aos artesãos peixenses não era apenas um  simples ato burocrático. 

“Trata-se de um   reconhecimento formal do seu ofício, da sua dedicação, da sua importância para a cultura do nosso município. Ela simboliza o acesso a direitos, a visibilidade e, principalmente, o incentivo para que o trabalho dos artesãos seja cada vez mais valorizado”, finalizou a Secretária.


do Socorro é Presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA),  e também  representando  a regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins,


Colaboração

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da  Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.



Evento em Tocantinópolis fortalece debate sobre inclusão da comunidade LGBTQIA+ na cultura

 Por Rodrigo Martins

Fotos: Augusto Rocha

Na última sexta-feira, 04, Tocantinópolis foi palco de um importante encontro sobre inclusão e políticas socioculturais voltadas para a comunidade LGBTQIA+. A iniciativa, promovida pelo Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e do Instituto Isca, reuniu agentes culturais, representantes de movimentos sociais e a comunidade na Unidade Babaçu da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A programação incluiu uma mesa-redonda com o tema “Comunidade LGBTQIA+: Inclusão e Políticas Socioculturais”, ministrada pelo Doutor em Educação e PhD em Direitos Humanos e Democracia, Eliseu Riscaroli. O evento também contou com apresentações artísticas e momentos de interação e reflexão, consolidando-se como um espaço essencial para o fortalecimento do debate sobre diversidade e direitos culturais no Tocantins.

Carmelio de Sousa Lima, coordenador metodológico do Regional Norte, destacou a relevância da discussão promovida pelo evento. “Foi muito bom, principalmente por abordar essa temática LGBTQIA+. É essencial discutir esse assunto para que as pessoas percebam que são indivíduos que ocupam o mesmo espaço social. O evento mostrou que precisamos continuar trazendo essa pauta, pois a diversidade não pode ser motivo para exclusão. A interação do público foi muito positiva e sinaliza que devemos seguir promovendo esse debate”, afirmou.

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da FETAC, Kaká Nogueira, parabenizou a realização do evento. “A cultura tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este encontro reforça o compromisso  do Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da FETAC, e de todos os parceiros com a valorização da diversidade. A participação ativa do público e dos agentes culturais demonstra que estamos no caminho certo, promovendo espaços de discussão e aprendizado que impactam positivamente nossas comunidades”, destacou.

A FETAC, responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, segue atuando em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) para a implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) no estado. A iniciativa também conta com a colaboração da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), entre outros parceiros.





quarta-feira, 2 de abril de 2025

Zacarias Martins leva ação contemplada pelo Edital Aldir Blanc ao Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno


Por André Sanches Dominguez

Fotos: Vinícius Martins

Na manhã desta quarta-feira, dia 2,  no Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, em Aliança do Tocantins, foi realizada uma roda de conversa literária com o escritor e jornalista Zacarias Martins quando, na oportunidade, também divulgou o lançamento da quinta edição de seu livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi".

 A iniciativa faz parte de um projeto apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc/2024, com recursos do Ministério da Cultura (MinC) e operacionalizados pela Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult). A obra é uma publicação da Editora Veloso. Zacarias Martins doou exemplares de seu livro para reforçar o acervo da Biblioteca Escolar e também o sorteou entre os alunos.

Ferramenta de transformação

Para Zacarias Martins, estimular o gosto pela leitura é essencial para a construção de um pensamento crítico e reflexivo. "Nosso objetivo é incentivar os jovens a enxergarem os livros como fonte de conhecimento e questionamento, tornando-os leitores mais atentos e conscientes", destaca o autor.

Contra a desinformação

Em sua explanação aos alunos, Martins também fez um alerta sobre a influência das redes sociais e o consumo desenfreado de informações sem checagem.

"Vivemos em um tempo onde muitos se consideram leitores, mas, na prática, apenas repassam informações sem reflexão. A leitura de um livro físico nos ensina a interpretar melhor o mundo, diferenciar fatos de Fake News e aprimorar nossa capacidade crítica", ressalta.

O  professor Cácio Paschoal Rodrigues, gestor do cokégio, recebeu exemplares das obras de Zacarias Martins, bem como,  a biblioteca esolar, que passa a ter  seu acervo atualizado com as obras desse autor tocantinense.

Iniciativa importante

O gestor da Unidade Escolar, professor Cácio Paschoal Rodrigues, fez questão de parabenizar o escritor Zacarias Martins pela realização dessa atividade com seus alunos do Segundo Grau. “Foi uma iniciativa muito importante para os nossos alunos que, de forma lúdica e bem-humorada foram incentivados no hábito salutar da leitura, que abre horizontes do conhecimento”, destacou o  gestor.


O professor Fernando Leal também destacou a importância dessa iniciativa do escritor Zacarias Martins na formação intelectual dos estudantes.



Palestra dinâmica

Já o professor Fernando Leal, que acompanhava os alunos falou da sua alegria com a presença ilustre  do escritor no colégio.

“Zacarias Martins  nos presenteou com uma palestra   dinâmica e muito produtiva. Fez uma abordagem muito interessante que contribuiu para enriquecer ainda mais   o conhecimento de nossos estudantes e professores. Ficamos muito agradecidos pela presença dele e esperamos que ele possa voltar novamente”, pontuou  o professor Fernando.

Sobre o autor

Zacarias Martins é poeta, cronista e jornalista associado à Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo - Febtur/Seccional Tocantins). Autor  seis livros de poesias publicados, além de uma obra voltada ao público infantil.  Já “Histórias da História de Gurupi” foi indicado duas vezes para o vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG) e seus textos integram diversas antologias literárias. Ele também é membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e  da Academia Gurupiense de Letras. Mantém diariamente,  o quadro das Curiosidades do Dia pela Rádio master FM de Gurupi e é assessor de comunicação da regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins.










quinta-feira, 27 de março de 2025

Palhaças de Gurupi Peteca e Potoca animam evento cultural em Palmas

Representando a Região Sul do Tocantins como Mestres de Cerimônia do  ARUAÇA - Festival de Teatro de Rua - 2025, as palhaças Peteca e Potoca, de Gurupi, serão uma atração à parte nesse evento, que começou hoje, quinta-feira,   em várias praças da capital, Palmas, e prossegue até domingo, dia 30.

A programação começou com cortejo e conversa sobre o teatro de rua. O festival conta com espetáculos  circenses, com apresentações todos os dias, a partir das  19:30 horas. Já as oficinas com oficinas acontecem  no período da tarde à partir das 14 horas, com programação diversificada, aberta gratuitamente  à comunidade.



quarta-feira, 26 de março de 2025

Comitê de Cultura realiza oficinas para mulheres na cidade de Santa Rita do Tocantins


 Por Zacarias Martins

Fotos: Lettícia Japiassú

Na tarde de terça-feira, 25, o Plenário da Câmara Municipal de Santa Rita do Tocantins foi o palco de uma movimentada ação promovida pela regional Sul e Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, dentro da programação do Mês da Mulher, com a realização da oficina aliada a uma roda de conversa que abordou a temática “Mulher Tocantinense: protagonismo empreendedor, saúde mental e sociocultural, coordenada pela psicóloga Gabriella Monteiro Botelho.

Medicina tradicional

A programação contou, ainda, com uma oficina sobre medicina natural indígena para a saúde íntima das mulheres, com a pajé Marília Pokwyj. Ela fez uma abordagem interessante sobre a medicina tradicional indígena, onde ensinou os cuidados femininos e ginecológicos com ervas naturais.

Adquirindo conhecimento

Esta oficina teve como resultado a aquisição de conhecimento para as mulheres se cuidarem de forma natural e acessível, buscando na natureza a cura.  Houve canto indígena e explicação sobre a cultura dos povos originários da floresta. Além disso, durante toda a realização do evento, o público-alvo, composto por mulheres, participou ativamente, com perguntas às oficineiras que esclareceram algumas dúvidas.

Empreendedorismo cultural

A coordenadora da regional sul e sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), Maria do Socorro Barros, discorreu sobre empreendedorismo cultural e apresentou uma amostra de produtos artesanais de sua própria criação e de outros  artesãos tocantinenses. Também falou sobre técnicas de artesanatos e incentivou o público feminino a investir em arte como fonte de renda.

Maria do Socorro, coordenadora do Comiê de Cultura e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos.

Presenças ilustres

O evento foi prestigiado com a presença da  Primeira-Dama do município, Christiane Dias da Silva da secretária municipal de Cultura,  Maria Aparecida Machado Aires, parceiras do evento.

Colaboração

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da  Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.






terça-feira, 25 de março de 2025

Escritora Ana Márcia Barros leva o Projeto Leia Mulheres Negras à Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa


A escritora  Ana Márcia Barros, esteve nesta terça-feira (25), na Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, localizada no setor Sol Nascente em Gurupi, onde colocou em prática o Projeto Leia Mulheres Negras, que foi contemplado pelo Edital da Política  Aldir Blanc 2024,  com recursos do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizados pela Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult).

Ana Márcia explica que  o foco do projeto é incentivar a literatura da mulher  afro-brasileira e fomentar a discussão e a apreciação de textos de  escritoras negras que muitas vezes foram invisibilizadas não só nas escolas, mas também na literatura brasileira em geral.

PERFIL DA AUTORA

Ana Márcia Barros  é poeta, estreou oficialmente no mundo da literatura, em meados de 1998, quando participou da Antologia Literária Internacional Del'Secchi, organizada em Vassouras (RJ), por Roberto de Castro Del'Secch. Nesse mesmo ano, participou da Antologia Mensageiro em Prosa & Verso, publicada em Porto Alegre (RS), pelo editor Arthur Filho. Já em 1999, participou do livro 2º Encontro de Escritores, publicado pela Livraria e Editora Borkc, da cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Também nesse mesmo ano, teve trabalhos inseridos no primeiro volume da Antologia Literária da Universidade do Paraná - Unipar e no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. É verbete no Dicionário Biobibliográfico de Autores Brasileiros Contemporâneos, publicado em 1997 em Teresina (PI), sob a organização de Adrião Neto, da Academia Piauiense de Letras. Também se encontra presente no Endereçário Cultural, publicado em Santa Catarina pelo ativista cultural Abel Pereira. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 05. Pertence ainda, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ), Associação de Escritores do Amazonas, Casa do Poeta Belmiro Braga, de Juiz de Fora (MG), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeiro Preto (SP) e Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Integrou o Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão 2000. É autora do livro Caminhos (poesias), publicado em 2000, dentre outros.






quarta-feira, 19 de março de 2025

Comitê de Cultura prestigia a entrega de Carteira do Artesão em Gurupi

Representantes do Comitê de Cultura no Tocantins prestigiaram na tarde desta terça-feira, 19, a solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão para 30 profissionais da cidade de Gurupi.

O evento aconteceu na sede da  Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), localizada  nas dependências do Mercado Municipal e foi realizado em alusão ao Dia Nacional do Artesão.

A entrega  da carteira  foi uma iniciativa da  Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi e o Ministério da Cultura.

O documento é válido em todo território nacional.

Benefícios

O documento garante diversos benefícios à categoria, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a oficinas e cursos de qualificação, além da isenção do ICMS na comercialização de produtos. A carteirinha também permite a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (e-NFA) e possibilita que o artesão contribua como autônomo para fins previdenciários.

Fazedora  cultura atuante, Maria do Socorro exibe com orgulho a sua Carteira Nacional de Artesã.

A coordenadora regional do Comitê de Cultura no Tocantins e  presidente da Associação Gurupiense dos Artesãos, Maria do Socorro, recebeu sua carteirinha e destacou a importância desse reconhecimento. “Agora a gente pode participar de todos os eventos nacionais, representar a nossa cidade. Tudo isso é graças ao empenho da gestão municipal e de seus parceiros, que sempre estiveram ao nosso lado”, concluiu.

A equipe do Comitê de Cultura em Gurupi, parceira da  AGA, apoiou o acontecimento.

Colaboração

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da  Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.

Livro do escritor Zacarias Martins contemplado pelo Edital Aldir Blanc é lançado em Gurupi


(Publicado originalmente no Jornal Cocktail)

Na noite desta terça-feira, no auditório do Centro de Ensino Médio de Gurupi, aconteceu  o lançamento da quinta edição do livro de crônicas Histórias da História de Gurupi, do escritor e jornalista Zacarias Martins. O evento contou ainda com uma sessão de autógrafos e uma roda de conversa sobre literatura e o papel da leitura na formação crítica dos jovens.

A iniciativa faz parte de um projeto apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc/2024, com recursos do Ministério da Cultura (MinC) e operacionalização da Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult). Publicado pela Editora Veloso, o livro será apresentado também em outras cidades do estado.

Inclusão social

Visando assegurar a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, o evento contou com um profissional intérprete de Libras

Ferramenta de transformação

Para Zacarias Martins, estimular o gosto pela leitura é essencial para a construção de um pensamento crítico e reflexivo. "Nosso objetivo é incentivar os jovens a enxergarem os livros como fonte de conhecimento e questionamento, tornando-os leitores mais atentos e conscientes", destaca o autor.

Além da sessão de autógrafos, o escritor realiza a já tradicional roda de conversa literária, doa exemplares para o acervo da biblioteca escolar e promove sorteios do livro entre os alunos.

Contra a desinformação

Martins também faz um alerta sobre a influência das redes sociais e o consumo desenfreado de informações sem checagem.

"Vivemos em um tempo onde muitos se consideram leitores, mas, na prática, apenas repassam informações sem reflexão. A leitura de um livro físico nos ensina a interpretar melhor o mundo, diferenciar fatos de fake news e aprimorar nossa capacidade crítica", ressalta.

Cultura acessível a todos

O escritor reconhece que a viabilização do projeto só foi possível graças ao Edital Aldir Blanc, que tem contribuído para democratizar o acesso à cultura no Brasil.

"Ter esse suporte financeiro é fundamental para que mais obras cheguem ao público e possamos fortalecer a literatura regional", afirma.

Sobre o autor

Zacarias Martins é poeta, cronista e jornalista associado à Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur Tocantins), com seis livros de poesias publicados, além de uma obra voltada ao público infantil. “Histórias da História de Gurupi” já foi indicado duas vezes para o vestibular da Universidade de Gurupi (UnirG) e seus textos integram diversas antologias literárias. Ele também é membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e participa de instituições culturais em todo o país.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Primeira-Dama de Tocantínia marca presença no Encontro de Primeiras-Damas e Lideranças Femininas do Tocantins

Primeira-Dama do Estado,  Karynne Sotero  e a Primeira-Dama de Tocantínia Sâmua Rosa.

A Primeira-Dama de Tocantínia, Sâmua Rosa, esteve presente no Encontro de Primeiras-Damas e Lideranças Femininas do Tocantins, evento organizado pela Primeira-Dama do Estado, Karynne Sotero, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e ressaltar o trabalho e legado das mulheres no poder público.

Primeira-Dama de Tocantínia Sâmua Rosa.

Sua participação foi um reflexo do compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão e o empoderamento das mulheres em Tocantínia e em todo o estado. Durante o evento, Sâmua Rosa, compartilhou suas experiências e iniciativas, destacando a importância de uma liderança feminina sólida e comprometida com a transformação social.

Primeira-Dama de Tocantínia Sâmua Rosa, com a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Sob a visão de Karyne Sotero, o evento reforçou a necessidade de colaboração entre as lideranças femininas do Tocantins para construir um futuro mais igualitário, e a Primeira-Dama de Tocantínia, com seu trabalho dedicado, se mostrou um exemplo de força e resiliência, contribuindo para o fortalecimento do protagonismo feminino em sua cidade e no estado.

Primeira-Dama de Tocantínia Sâmua Rosa,  com Prefeita de Miracema do Tocantins Camila Fernandes e sua assessora, Selma.





terça-feira, 4 de março de 2025

Paixão de Cristo 2025 de Gurupi abre seleção de elenco



Por Vinicius Martins 

A Companhia de Teatro Paixão de Cristo, vinculada à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Gurupi, está com as inscrições abertas para a seleção de atores, figurantes, equipe técnica e colaboradores para a 7ª Edição da Paixão de Cristo 2025. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do seguinte link Paixão de Crito.  

A 7ª Edição da Paixão de Cristo 2025 será apresentada no dia 18 de abril na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Não é preciso ter experiência, e poderão participar homens, mulheres e crianças de todas as idades.


Conforme o diretor Fábio Moreno, anualmente a equipe procura trazer novidades que aprimoram essa bela narrativa de amor. A essência da história continua a mesma, mas a maneira como ela emociona as pessoas é distinta.

Para obter mais detalhes, entre em contato pelo WhatsApp no número (63) 99260-8463, falar com Fábio Moreno.

 



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Projeto Ateliê Art Japiassú estimula a criatividade de alunos de escola pública em Gurupi



 Por Zacarias Martins

A Escola Municipal Antonio Lino, em Gurupi,  foi palco, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  da primeira edição do Projeto Ateliê Art Japiassú, com a realização de oficinas de arte e personalização, ministrada pela artista plástica e arte educadora  Lettícia Japiassú.     O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.

Aprendizado artístico

A iniciativa busca estimular a criatividade e expressão artística de jovens. Essa ação faz parte de um projeto contínuo que levará, ao longo do ano, oficinas mensais e gratuitas a escolas públicas e espaços comunitários, oferecendo um ambiente acessível e criativo para o aprendizado artístico.

Imersão criativa

A oficina contou com a participação de 12 crianças, que tiveram a oportunidade de explorar diversas técnicas de personalização em peças como porcelanas, MDF e sacolas de algodão cru. As atividades começaram pela manhã e se estenderam até a tarde, proporcionando uma imersão completa no processo criativo.

Kits para os alunos

Para potencializar a experiência, cada participante recebeu um kit individual contendo os materiais necessários para as práticas e peças para a personalização. Todas as peças personalizadas durante a oficina ficaram com as crianças, como placas de MDF, xícaras, canecas e ecobag de algodão cru, incentivando a continuidade da expressão artística além do evento.

Mais incentivo

A inclusão foi um dos pilares da oficina, contando com a presença de um intérprete de Libras para garantir a participação plena de um aluno com deficiência. Ao final das atividades coletivas e individuais, os trabalhos produzidos foram expostos entre si e seguida de um coffee break de encerramento. Além disso, um sorteio de materiais específicos para a prática de Lettering (arte de desenhar letras) foi realizado, incentivando ainda mais o interesse pela arte.


Novas ações

Lettícia Japiassú explica que  ao todo,   12 oficinas estão previstas  para este ciclo do projeto, que seguirá ao longo do ano atendendo diferentes públicos jovens em espaços previamente agendados.

Estimulando a criatividade

Como arte-educadora dessas oficinas, Lettícia busca inserir os alunos em um ambiente criativo, como o seu próprio ateliê, construindo um espaço de criação e inspirador para um maior contato com a arte e promovendo práticas que estimulem a criatividade e técnicas de personalização.    

Credenciais da artista

Lettícia Japiassú é atriz, artista de Lettering e produtora. Formada em Licenciatura em Artes Cênicas e pós-graduada em Arte Educação pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Gurupi. Atualmente é integrante do Grupo Motirõ de Teatro, onde atua desde 2017. Trabalha como artista de Lettering em seu ateliê Art Japiassú; é Assessora Regional de Rede e Mídias - Sul pelo Comitê de Cultura no Tocantins, atua em trabalhos extras como fotógrafa e, como hobby, tem um clube de leitura,”Clube do Kindle”.