Representantes do Comitê de Cultura no Tocantins prestigiaram na tarde desta terça-feira, 19, a solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão para 30 profissionais da cidade de Gurupi.
O evento aconteceu na sede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), localizada nas dependências do Mercado Municipal e foi realizado em alusão ao Dia Nacional do Artesão.
A entrega da carteira foi uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi e o Ministério da Cultura.
Benefícios
O documento garante diversos benefícios à categoria, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a oficinas e cursos de qualificação, além da isenção do ICMS na comercialização de produtos. A carteirinha também permite a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (e-NFA) e possibilita que o artesão contribua como autônomo para fins previdenciários.
A coordenadora regional do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Associação Gurupiense dos Artesãos, Maria do Socorro, recebeu sua carteirinha e destacou a importância desse reconhecimento. “Agora a gente pode participar de todos os eventos nacionais, representar a nossa cidade. Tudo isso é graças ao empenho da gestão municipal e de seus parceiros, que sempre estiveram ao nosso lado”, concluiu.
A equipe do Comitê de Cultura em Gurupi, parceira da AGA, apoiou o acontecimento.
Colaboração
O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário