sexta-feira, 4 de abril de 2025

Comitê de Cultura no Tocantins prestigia entrega da Carteira do Artesão em Peixe

Por Zacarias Martins 

Na qualidade de Presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA),  e também  representando  a regional Sul/Sudeste do  Comitê de Cultura no Tocantins, a coordenadora  Maria do Socorro Barros participou da solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão  aos artesãos da cidade de Peixe.

Promovido  pela  Prefeitura de Peixe, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento foi realizado na manhã de  quinta-feira, 03 de abril, no Plenário da Câmara Municipal Uiatan Cavalcante.

Maria do Socorro parabenizou a gestão municipal de Peixe  pelo incentivo aos artesões  da cidade  e se colocou à disposição para continuar a contribuir e ajudar a todos no que for necessário.

Sobre a Carteira do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão é um documento oficial que reconhece o profissional como parte da categoria artesanal, garantindo uma série de oportunidades em eventos municipais, estaduais e no âmbito federal.

Em seu pronunciamento, a  Secretária de Cultura de Peixe,  Antônia Gomes, popularmente  conhecida por Tia Toinha, fez questão de enfatizar que  a entrega dessa carteira aos artesãos peixenses não era apenas um  simples ato burocrático. 

“Trata-se de um   reconhecimento formal do seu ofício, da sua dedicação, da sua importância para a cultura do nosso município. Ela simboliza o acesso a direitos, a visibilidade e, principalmente, o incentivo para que o trabalho dos artesãos seja cada vez mais valorizado”, finalizou a Secretária.


do Socorro é Presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA),  e também  representando  a regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins,


Colaboração

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira por meio da  Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) da qual é presidente, em parceria com a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas organizações estão unidas por um termo de colaboração, com duração de dois anos, firmado com o Ministério da Cultura (MinC). Juntas, elas trabalham para implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) em diversas regiões do Estado.



Nenhum comentário: