quarta-feira, 8 de março de 2023

Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia - Dia Internacinal da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1975, para lembrar a luta das mulheres pela igualdade de direitos e as conquistas femininas.

Apesar de ser oficializado somente em 1975, o Dia Internacional da Mulher teve seu início nos movimentos de mulheres trabalhadoras/operárias no início do século XX.

Como surgiu essa data?

O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de diferentes episódios que marcaram a luta das mulheres trabalhadoras nos Estados Unidos e na Europa. Movimentos que surgiram para pedir melhores salários e condições de trabalho avançaram para a busca pelo direito ao voto e à educação, fortalecendo a batalha pela igualdade de gênero.

O Dia Internacional da Mulher surgiu em movimentos sociais por melhores condições de trabalho.

Luta das mulheres nos Estados Unidos

Os Estados Unidos foram palco de diversos protestos de mulheres em busca de seus direitos. Em 26 de fevereiro de 1909, cerca de 15 mil mulheres tomaram as ruas de Nova York para reivindicar melhores condições de trabalho. Na época, as trabalhadoras tinham jornadas de até 16 horas diárias e em ambientes precários.

Já em 1911, aconteceu o evento que ficaria conhecido mundialmente como o real motivador do Dia Internacional da Mulher. Em 25 de março, um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, matou 146 trabalhadores – 125 mulheres e 21 homens. Essa tragédia tornou público o ambiente precário e as condições que as mulheres enfrentavam desde a Revolução Industrial.

A luta continuou em solo estadunidense nos anos seguintes. Em 1913, protestos pelo direito das mulheres ao voto eram frequentes, assim como persistiam as reivindicações por melhorias nas condições de trabalho.

A consolidação do Dia Internacional da Mulher ganhou força em agosto de 1910. Na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a alemã Clara Zetkin sugeriu a criação de um “calendário” de manifestações do movimento sindical e social das mulheres operárias.

A jornada de protestos e ações teve sua primeira realização em 19 de março de 1911, ocasião em que países como Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça promoveram comícios para milhares de pessoas com a reivindicação do sufrágio feminino, do acesso à educação e outros direitos trabalhistas e sociais.

O marco para o surgimento do Dia Internacional da Mulher no continente europeu foi em 1917, na Rússia. Uma manifestação de mulheres contra a fome e morte de milhões de soldados na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 23 de fevereiro do antigo calendário russo – no calendário gregoriano, adotado em 1918, passou a ser 8 de março.

A mobilização geral e outros acontecimentos terminaram na abdicação do czar e na nomeação de um governo provisório. Na ocasião, as mulheres ganharam o direito ao voto. Os soviéticos oficializaram a comemoração do dia 8 de março, já com a adoção do novo calendário, como a celebração da mulher heroica e trabalhadora.

Oficialização do Dia 8 de março

Com raízes no movimento operário, a luta feminina foi ampliada para todos os direitos fundamentais, buscando sempre a igualdade de gênero. Pelas conquistas políticas e sociais das mulheres, a ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas determinou como o Ano Internacional da Mulher.

O dia 8 de março tornou-se uma data para lembrar a jornada da mulher na sociedade e comemorar suas conquistas, mas sem esquecer que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca pela equidade geral de direitos.

Com a importância da data, o Dia Internacional da Mulher tornou-se também uma data lucrativa para o comércio, como é o caso da Rússia, país onde o 8 de março é feriado, em que as vendas de flores se multiplicam na véspera da comemoração.

Dia da Mulher no Brasil

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião em que ocorrem manifestações com pautas como a igualdade salarial, segurança (já que o país tem altos índices de feminicídio e violência doméstica), descriminalização do aborto e outros direitos.

Alguns órgãos públicos, empresas privadas, entidades filantrópicas e até grupos independentes têm aproveitado o Dia Internacional da Mulher para desenvolver atividades voltadas para o público feminino, como exames de rotina, atendimento médico gratuito e apresentações culturais.

Fonte: Portal Escola Kids

 







 

Nenhum comentário: