
Fotos da Sessão Solene de dez anos da Academia Gurupiense de Letras, realizada em 28 de novembro de 2009, no Centro Cultural mauro Cunha, em Gurupi.
Uma noite literária em grande estilo. Assim foi a sessão solene em comemoração ao décimo aniversário de criação da AGL – Academia Gurupiense de Letras, a primeira a ser fundada numa cidade do interior tocantinense. O evento aconteceu no sábado, 28, nas dependências do Centro Cultural Mauro Cunha, quando, na oportunidade, o escritor Eliosmar Veloso, depois de dois mandatos na presidência da instituição, passou o cargo para a poetisa e escritora Ana Márcia Barros.
”Saúdo a nossa companheira de letras, colega de academia e irmã em Cristo, Marilde de Almeida Gomes, ensejando sucesso, saúde e paz para juntos caminharmos muito ainda pelo fortalecimento cultural da nossa academia e pelo fortalecimento da literatura tocantinense, juntamente com todos aqueles que entendem o quanto a cultura é importante para o resgate da cidadania e desenvolvimento de um povo”, destacou Gil Correia.
O curioso é que mesmo não tendo nascido aqui e, assim como muita gente que mora na cidade, passei a viver em estado de gurupiense, pois fiquei perdidamente apaixonado por esta cidade, com a qual, me identifico entre tantas e tantas emoções.
Foi por essas e outra razões, não tanto por vaidade, mas sim, por orgulho, que tive a grata satisfação de ser informado que a Banca de Língua Portuguesa utilizará o meu livro na elaboração das provas do Processo Seletivo 2010-1, do Vestibular do Centro Universitário UnirG.
Diante dessa informação, não perdi tempo. Já estou visitando cursinhos pré-vestibulares e escolas de segundo grau, fazendo palestras e discutindo com alunos e professores os vários aspectos desse meu trabalho literário.
Tendo em sua formação os músicos João Fernando (violão e vocal), Luziano (contrabaixo), Paulo Sérgio (bateria) e Wellington (guitarra e vocal), a agora, rebatizada Banda H2O Purificados, prepara o lançamento de seu primeiro CD “Inclinai os Ouvidos”, que acontece neste sábado, 11, a partir das 19h30, na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Gurupi, localizada na Avenida Guaporé, entre as ruas 14 e 15, do Setor Leste
O repertório é bastante animado, com músicas no estilo pop e pop-rock. Ao todo, são nove músicas inéditas, sendo sete composições da própria banda, e duas do tecladista Diomar Fontoura. O trabalho apresenta, ainda, dois corinhos bastante conhecidos no meio gospel que são: "Vem com Josué" e "Leão de Judá", com arranjos produzidos pela banda.
O CD “Inclinai os Ouvidos” foi gravado no estúdio da própria banda em Gurupi e remasterizado em Goiânia, na Bara Agência de Comunicação, do músico Zambelê.
Após o lançamento em Gurupi, a Banda H2O Purificados, dará continuidade ao trabalho de divulgação em várias cidades do Tocantins.
SERVIÇO
O quê? – Lançamento do CD “Inclinai os Ouvidos”
De quem?- Banda H2O Purificados
Onde? - 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Gurupi - Avenida Guaporé, entre as ruas 14 e 15, do Setor Leste
Quando? - Sábado, dia 11, às 19h30
Preço do CD: R$ 100
Os graves problemas psicológicos que a utilização prolongada de máscara causam às pessoas nessa época do ano, costumam se acentuar ainda mais quando alguém resolve simplesmente retira-las do rosto.
É que, às vezes, essas máscaras assustam bem menos do que a aparência de quem as usam.
É no período carnavalesco que essa terrível doença se prolifera até, de forma incontrolável e contagiosa.
Deve ser por isso que muitas beldades (e outras nem tanto) aproveitam para transformar a Passarela do Samba numa espécie de açougue ambulante, com exposição despudoradamente de tudo quanto é tipo de carne e para todos os gostos. Sempre, é claro, despertando a curiosidade alheia.
O carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média, onde era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Hoje, ocorre o contrário: é "carne à val", ou seja, festa das carnes expostas.
Não deixa de ser um problemão quando o folião desavisado, enche a cara de birita e começa a ver só qualidades nas mulheres que lhe aparecem pela frente. E quanto mais bebe, na sua visão, qualquer uma vira uma deusa. Entretanto, no dia seguinte, quando passa a bebedeira, e em plena ressaca, constata que a mulher com quem passou a noite é um tribufu.
E quando isso acontece, a quimba dos foliões mais exaltados é levada pelo verto a partir da quarta-feira de cinzas.
Depois de anunciar a criação da Diretoria de Cultura, integrada à secretaria Municipal de Educação, o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), voltou atrás e anunciou que vai propor a criação da Secretaria Municipal de Cultura. Essa era a reivindicação da classe artística do município, que chegou a criticar publicamente o prefeito por ter se comprometido com a criação da pasta durante a campanha e, posteriormente, anunciado apenas a criação da diretoria.
Com a criação da pasta, o prefeito faz as pazes com a classe. Conselheiro municipal de Cultura e secretário executivo da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins afirmou, nessa quinta-feira, 29, que a decisão demonstra sensatez por parte do prefeito e que Abdalla vai ter apoio da classe artística em sua gestão. “O que todos esperam é uma boa administração para a cidade”, declarou.
Martins informou que a criação da pasta é uma das medidas necessárias para que Gurupi possa ser inserida no Sistema Nacional de Cultura – o que garantiria verbas para a área. Segundo ele, para que isso ocorra é preciso que seja criado, também, o Fundo Municipal de Cultura.
Martins destacou ainda a necessidade da elaboração de um Plano Municipal de Cultura, que deverá servir como um guia das ações a serem desenvolvidas no município ao longo dos próximos quatro anos.
O prefeito anunciou a criação da secretaria no dia 23 de janeiro, durante evento de apresentação dos diretores de escolas do município. Porém, a proposta ainda será apreciada pela Câmara Municipal, juntamente com o pacote de propostas da reforma administrativa.
(Patrícia Saturno)
Fonte: Site Cleber Toledo