Depois de anunciar a criação da Diretoria de Cultura, integrada à secretaria Municipal de Educação, o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), voltou atrás e anunciou que vai propor a criação da Secretaria Municipal de Cultura. Essa era a reivindicação da classe artística do município, que chegou a criticar publicamente o prefeito por ter se comprometido com a criação da pasta durante a campanha e, posteriormente, anunciado apenas a criação da diretoria.
Com a criação da pasta, o prefeito faz as pazes com a classe. Conselheiro municipal de Cultura e secretário executivo da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins afirmou, nessa quinta-feira, 29, que a decisão demonstra sensatez por parte do prefeito e que Abdalla vai ter apoio da classe artística em sua gestão. “O que todos esperam é uma boa administração para a cidade”, declarou.
Martins informou que a criação da pasta é uma das medidas necessárias para que Gurupi possa ser inserida no Sistema Nacional de Cultura – o que garantiria verbas para a área. Segundo ele, para que isso ocorra é preciso que seja criado, também, o Fundo Municipal de Cultura.
Martins destacou ainda a necessidade da elaboração de um Plano Municipal de Cultura, que deverá servir como um guia das ações a serem desenvolvidas no município ao longo dos próximos quatro anos.
O prefeito anunciou a criação da secretaria no dia 23 de janeiro, durante evento de apresentação dos diretores de escolas do município. Porém, a proposta ainda será apreciada pela Câmara Municipal, juntamente com o pacote de propostas da reforma administrativa.
(Patrícia Saturno)
Fonte: Site Cleber Toledo
Nenhum comentário:
Postar um comentário