Por Zacarias Martins
Escritor, humanista, orador, civilista e advogado, Milton Loureiro (foto) participou da fundação da Academia Gurupiense de Letras e contribuiu efetivamente para a fomento do fazer literário em Gurupi. Integrou o Instituto dos Advogados do Estado do Tocantins e foi um dos fundadores também da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins.
Cultor das letras em toda a sua plenitude, Milton Loureiro nasceu em 23 de fevereiro de 1923, em Ipameri, no Estado de Goiás, tendo registrado textos de sua autoria no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi, edições de 1998,1999 e 2000. É autor do livro A Pátria O Brasil 500 anos (2000).
Desde 1975 morava em Gurupi com a esposa Raimunda Barros Lima Loureiro. O casal teve três filhos entre os quais, o médico e escritor Marcus Túlius Cícero Barros Loureiro, que assume a aga deixada por seu pai na Academia Gurupiense de Letras. Em 31 de outubro de 2007, Milton Loureio falece em Brasília, aos 85 anos
A Sessão Solene contará com o lançamento de três obras póstumas de Milton Loureiro: O Médico e os Anjos (romance), Zoy Y Zô e Orimar – Lendas Parecis (contos). O dinheiro arrecadado com a venda desses livros será revestido para instituições filantrópicas em Gurupi e Corumbá (MS).
Um comentário:
Sem dúvida Milton Loureiro deixou saude entre nós.
Com muito orgulho sou neto deste grande homem herdei sua profissão e espero ser um grande homem como foi meu avô.
Postar um comentário