domingo, 22 de fevereiro de 2026

Gurupi recebe oficina gratuita que orienta na elaboração de projetos culturais



Por Zacarias Martins - Fotos: Lettícia Japiassú

A regional sul/sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins e a Associação de Artes de Gurupi (AAG), realizaram na tarde de domingo (22), no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, uma Oficina de Projetos Culturais visando o fortalecimento, a prospecção da cadeia produtiva e a escrita de projetos culturais.

Objetivos

Ministrada Marilia Pokwyj,  que atua como  produtora regional de eventos e ações socioculturais do Comitê de Cultura, a oficina que foi voltada a artistas, grupos e produtores culturais, teve como objetivo capacitar os participantes nos principais aspectos técnicos da formulação de propostas, desde o planejamento e redação até a formatação exigida por editais públicos.



Abordagens

Foram abordados temas como estruturação de projetos culturais, atendimento aos critérios de seleção, clareza e objetividade na descrição de propostas e noções básicas de regulamentação e requisitos formais.

Importante oportunidade

O presidente da Associação de Artes de Gurupi, Emerson Leitão filho, disse que  a realização dessa oficina representa uma importante oportunidade para qualificar a produção cultural local e fortalecer iniciativas artísticas no município. 

Elevando o nível técnico

Já Adriana Angélica Mendonça Chaves, responsável pela coordenação metodológica do Comitê de Cultura,  destaca que num momento em que o setor cultural busca reafirmar sua relevância, iniciativas de capacitação como esta elevam o nível técnico dos projetos e fomentam a diversidade de expressão na cidade.

Sobre a oficineira

Marília Pokwyj é indígena da aldeia Takaywra, pertencente ao povo Krahô, onde construiu sua trajetória unindo saberes ancestrais, arte e ciência. Artesã, artista plástica e pajé, desenvolve seu trabalho com base na espiritualidade, na cultura e na cura tradicional do seu povo, expressando por meio da arte a força, a memória e a identidade indígena.

Engenheira florestal e mestranda em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), atua na valorização dos territórios e dos conhecimentos tradicionais. Atualmente é Coordenadora de Promoção ao Etnodesenvolvimento no Ministério dos Povos Indígenas, contribuindo com políticas voltadas aos povos indígenas.

Articulação cultural

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma articulação entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). A organização tem sede em Palmas e integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura, contando ainda com representações regionais em Gurupi — responsável pelas regiões sul e sudeste — e em Araguaína, que atende o norte do estado.






Nenhum comentário: