Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Orione (CEDO), em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, que participam do Programa de Iniciação Científica, estão realizando pesquisas sobre Literatura Tocantinense nas escolas da rede estadual e municipal da cidade.
Desde abril deste ano, 16 estudantes selecionados por meio do Edital 001/2024, publicado pelo Colégio Estadual Dom Orione, estão envolvidos em pesquisas que buscam investigar as ações e projetos de aplicação da literatura tocantinense na Educação Básica da rede pública e privada de Tocantinópolis. Ao longo do processo, esses estudantes têm vivido experiências enriquecedoras, que vão além do simples aprendizado, ao se aprofundarem nas obras literárias de autores tocantinenses.
Replicando o projeto
Em maio, o professor Dr. Rubens Martins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), convidou o grupo de pesquisadores para participar de uma Live com o objetivo de replicar o projeto desenvolvido em Tocantinópolis. Durante a transmissão, o organizador da Live enfatizou que o Programa de Iniciação Científica do Colégio Estadual Dom Orione é considerado um carro-chefe no estado do Tocantins no que diz respeito à promoção da literatura regional. Ele destacou que essa iniciativa certamente potencializará o interesse de outras escolas no estado em trabalhar com projetos de leitura de obras de escritores do nosso Estado. A gravação da Live pode ser assistida no canal do YouTube Literatura Tocantinense.
O Programa foi, também, replicado na Superintendência Regional de Ensino de Tocantinópolis (SRE), durante o Monitoramento Integrado, realizado em junho pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com os técnicos pedagógicos da SRE. No evento, a estudante Emilly Lorrany Gerhardt compartilhou suas impressões, afirmando que, até aquele momento, o projeto havia proporcionado experiências enriquecedoras tanto com seus colegas quanto com a professora, exatamente como ela havia esperado.
Ela ingressou no projeto com o objetivo de aprimorar sua escrita, construir uma sólida base para sua vida acadêmica e, principalmente, explorar novas obras literárias. Emilly ressaltou que nunca havia participado de uma iniciativa semelhante e que essa vivência tem sido extremamente positiva para seu crescimento pessoal e acadêmico.
Marco importante
As visitas a outras unidades escolares têm sido um marco importante na pesquisa. De maio a setembro, os integrantes do Grupo de Pesquisa já aplicaram questionários em quatro escolas estaduais: Colégio Estadual Dom Orione, Escola GTI XV de Novembro, Escola Estadual Paroquial Cristo Rei e CEM Darcy Marinho, envolvendo 252 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Metodologia
A metodologia adotada é quantitativa, utilizando um questionário elaborado no Google Formulários, com o objetivo de coletar até o final do ano, dados de 30% dos estudantes da educação básica de Tocantinópolis.
Experiência positiva
Lara Vitória, representante do grupo de pesquisadores do projeto sobre literatura tocantinense, evidenciou que sua participação tem sido um aprendizado profundo sobre a rica herança literária da região. Ela destacou a experiência positiva da visita à Escola XV de Novembro, onde a pesquisa foi realizada com sucesso, graças ao envolvimento dos estudantes e ao apoio da equipe escolar. Lara também mencionou que essa vivência fortalece a confiança do grupo para expandir a pesquisa para outras instituições, promovendo a disseminação da literatura tocantinense.
Empolgação
A coordenadora do Programa, Marynalva Abreu, compartilhou sua empolgação com a experiência enriquecedora que os estudantes pesquisadores do Programa de Iniciação Científica estão vivenciando. Segundo ela, os alunos estão entusiasmados com as visitas a outras escolas para a realização das pesquisas, demonstrando um empenho admirável ao protagonizar todo o processo. Marynalva ressaltou que são os próprios estudantes que orientam seus colegas a responder cada pergunta do questionário, evidenciando seu papel ativo na pesquisa. A professora expressou grande orgulho por sua equipe, destacando que, apesar dos desafios enfrentados, como a falta de transporte e o horário de almoço reduzido, visto que as atividades são realizadas no contraturno, eles sempre se mostram dispostos a colaborar e participar de todas as atividades do projeto.
Sobre a importância do Trabalho
Hélida Brilhante, Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Dom Orione, destacou a importância do trabalho da professora Marynalva para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, ressaltando que ao colocá-los como protagonistas, ela os engaja em diversas atividades além das propostas no projeto.
Segundo Hélida, o universo da pesquisa científica é extremamente rico, e conhecer a literatura tocantinense certamente será uma experiência interessante e memorável para os alunos. Ela também enfatizou que ter contato e produzir textos científicos na educação básica é algo fantástico, expressando seu orgulho por ter um projeto como esse sendo desenvolvido em sua escola.
Formação de jovens pesquisadores
Os depoimentos coletados demonstram que o Programa de Iniciação Científica não apenas oferece um espaço valioso para o aprendizado e a valorização da literatura tocantinense, mas também fortalece a formação dos jovens pesquisadores, incentivando-os a se tornarem agentes ativos na disseminação do conhecimento literário em suas comunidades.
Reconhecimento dos autores tocantinenses
Além dos questionários aplicados aos estudantes da rede pública e privada de Tocantinópolis, o Grupo de Pesquisadores planeja realizar investigações com os professores da Educação Básica do município. O objetivo é verificar a utilização de obras de escritores tocantinenses nas práticas pedagógicas e mapear os autores do município, assim como suas respectivas obras. Os resultados dessas pesquisas serão publicados em um Artigo Científico.
Essa iniciativa tem o potencial de despertar o interesse pela cultura local e contribuir para o reconhecimento dos escritores do Tocantins. Além disso, a colaboração entre as instituições de ensino está sendo fundamental para o enriquecimento educacional e cultural dos estudantes, pois cria uma rede de apoio que potencializa as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Dessa forma, a união de esforços resulta em uma experiência ainda mais rica e significativa para todos os envolvidos.
Aplicadores da pesquisa
Grupo de pesquisadores CEDO (participantes do Programa de Iniciação Científica Edital CEDO nº 001/2024):
Ana Cleide Moreira de Sousa, Ana Beatriz de Morais Silva, Ana Júlia Marinho Lourenço Dias, Débora Cardoso Bandeira, Emilly Lorrany Gerhardt Oliveira, Esterfanny Guedes Ribeiro, Fernanda Lissa Melo Morais, Hillary Lara Ferreira Feitosa, Júlia Karolline Rodrigues Milhomem, Lara Vitória Alves Castro, Lucas Pimentel Marinho Aguiar, Luis Henrique Alves M. da Costa, Natiely Vitória Pereira de Sousa, Nikoly Santos Silva, Sarah Leticia Armando da Silva e Yasmim da Silva Lima.
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