terça-feira, 29 de outubro de 2024

Escola Municipal Professor Constantino Pedro realiza ação ambiental em Tocantínia

Foi a 12ª Ação do Projeto Raízes Verdes com Distribuição de Sementes Sustentáveis

 

 Por Zacarias Martins - Fotos: Divulgação


Alunos da Escola Municipal Professor Constantino Pedro, em Tocantínia, participaram na última segunda-feira (28),  da 12ª ação do projeto Raízes Verdes,  Cultivando um Futuro Sustentável.

 

A iniciativa contou com o apoio das Secretarias  de Educação,  de Meio Ambiente e de Agricultura e teve como objetivo principal a distribuição de sementes envolvidas em argila no meio ambiente.

 

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Sebastiana Alves Bezerra, explica que essa ação visa promover a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade local.



 

Restauração de ecossistemas 

 

“As sementes distribuídas são de espécies nativas e foram selecionadas para contribuir com a restauração de ecossistemas e melhorar a qualidade do ar, da água e do solo”, asseverou a coordenadora.



Sebastiana também destacou que o projeto Raízes Verdes é uma oportunidade única para os alunos aprenderem um pouco mais sobre a importância da preservação do meio ambiente e se tornarem agentes de mudança.







sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Comitê de Cultura leva roda de conversa com o poeta Zacarias Martins ao Colégio Dom Orione, em Tocantinópolis

Por Rodrigo Martins

Jornal Cocktail

Numa iniciativa do Comitê de Cultura no Tocantins, em parceria com o   Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA), de Araguaína, o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins realizou uma roda de conversa no auditório do Colégio Estadual Dom Orione, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, na manhã desta sexta-feira, 25..

Sobre o autor

Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário. Integrante do Comitê de Cultura no Tocantins, o autor também  é membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e  da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), seccional do Tocantins. Já publicou seis livros de poesias, um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, e, mais recentemente, publicou o seu primeiro livro para o público infantil.

Satisfação indescritível

A professora de Língua Portuguesa e idealizadora da pesquisa Literatura Tocantinense na Educação Básica, Marynalva Abreu, lembrou que há alguns anos vinha articulando a vinda de Zacarias Martins para apresentar seu trabalho aos estudantes do Colégio Estadual Dom Orione. No entanto, somente agora, a presença do ilustre escritor foi possível naquela unidade escolar.

“A satisfação que sinto é indescritível; como agente de leitura e defensora da literatura tocantinense, é um privilégio poder trazer um autor tão renomado para perto dos nossos jovens”, afirmou a professora, destacando que a roda de conversa com Zacarias Martins não apenas capturou a atenção dos estudantes, mas também ressaltou a importância da leitura literária para o desenvolvimento pessoal e acadêmico deles.

 “Essa experiência é um passo significativo na valorização da literatura tocantinense”, comemorou a professora.

Experiência enriquecedora

Para Eriane, professora de Língua Portuguesa e Eletiva, a  roda de conversa com o poeta Zacarias Martins foi um momento ímpar. “Seu tom humorístico e a riqueza de curiosidades expostas no momento fizeram com que fosse uma experiência descontraída e enriquecedora”, afirmou.

Enfrentando desafios

Já Gabrielly Carvalho de Sousa, estudante da 1ª série do Ensino Médio, agradeceu ao poeta por compartilhar informações sobre suas obras, especialmente, no momento, quando ressaltou como a leitura pode ser uma solução para diversos problemas, auxiliando a enfrentar desafios.

Também chamou a atenção da estudante quando Zacarias falou sobre a importância da leitura e  a necessidade de cautela em relação às fake News, além de como a leitura de um bom  livro pode transformar  vidas.

“Aprendi que devemos nos apegar a aquilo que realmente enriquece nossas experiências. Expresso minha sincera gratidão pela palestra oferecida”, declarou a estudante.



Talento literário

Estudante da 1ª série do Ensino Médio e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Tocantinense na Educação Básica, Sarah Letícia Armando da Silva, comemorou a roda de conversa realizada por Zacarias Martins, garantindo ter sido coroada de grande sucesso e gerando um impacto positivo entre todos os participantes.

“O autor se destacou não apenas por seu talento literário, mas, também, por seu humor contagiante. Suas falas divertidas e cativantes empolgaram os alunos, tornando a conversa ainda mais envolvente. Sem dúvida, essa experiência inspiradora deixou não só a mim, mas a todos, ansiosos para explorar mais da literatura tocantinense ", comentou Sarah Letícia

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudesge, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.




quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Com abordagem sobre o meio ambiente Grupo Motirõ de teatro lança novo espetáculo teatral

Por Zacarias Martins - Fotos; Divulgação

O Grupo Motirõ de teatro está lançando em suas redes sociais o espetáculo teatral denominado de “Nada se tem se a Natureza não está bem”, em formato de cine teatro em seu canal do youtube. O espetáculo foi escrito  por Fernando França, sendo  estrelado pelos atores  Tainara Oliveira, Romário Cosme, Letticia Japiassú e Raimundo Oliveira, além de contar com a produção de Adailson Costa e Adriana Mendonça.  

Este projeto foi contemplado pelo edital Leilane Macedo de chamamento público  nº  05/2023, de 13 de setembro de 2023, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi (Secult),  por meio da Lei Paulo Gustavo.

Transmissão

A exibição dessa peça desse espetáculo teatral  foi transmitida para escolas da Rede Municipal de Ensino de Gurupi,  em formato cinematográfico, oportunizando às crianças acompanhar o desenrolar das personagens e sua busca pela valorização da Natureza. Na trama, as personagens travam dilemas entre a preservação do meio ambiente e os cuidados com a água.  

Formação de novos pensadores

O ator Romário Cosme, que integra o elenco do espetáculo, relatou que  é extremamente importante a realização de um projeto como esse, principalmente desenvolvê-lo em escolas públicas. “Essa iniciativa ajuda a formar novos pensadores críticos que no futuro poderão preservar de forma diferente o meio em que vivem”, destacou  o ator.

Intérprete de Libras

O espetáculo conta com um intérprete de língua brasileira de sinais (Libras).  O diretor Fernando França ressalta que a presença de intérpretes de Libras nos espetáculos teatrais  é importante para a inclusão e diversidade. 

"Além de permitir que pessoas surdas compreendam as músicas, interações e outras informações, a presença de intérpretes de Libras conscientiza o público sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas surdas, além de inspirar outras iniciativas de acessibilidade e atrair um público mais amplo", finalizou o diretor.

Como acessar?

O espetáculo  pode ser assistida gratuitamente pelo canal do Grupo Motirõ de Teatro no youtube, Clique aqui.  A  classificação indicativa é livre, podendo ser apreciada por crianças de todas as idades, até mesmo adultos.




 

domingo, 13 de outubro de 2024

Secretaria de Educação de Tocantínia é contemplada com obras literárias infanto-juvenis de Pedro Bandeira

Zacarias Martins entregou os kits com a coleção de  livros de Pedro Bandeira para o secretário de Educação, André Goveia (Foto: Kauã Smiwaikê)


Por Sandra Santos/Jornal Cocktail

 O poeta e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL),  e  representante do Comitê de Cultura no Tocantins, doou à  Secretaria de Educação de Tocantínia (Semed),  vários kits da Coleção Lendo e Aprendendo, de Pedro Bandeira.

Os kits foram entregues diretamente ao secretário de Educação, professor André Goveia, sendo que cada kit contém 15 volumes das obras desse consagrado escritor brasileiro de literatura infanto-juvenil.

Ao agradecer pela gentileza dessa doação, o secretário disse que essas obras  chegam em boa hora para ampliar as atividades do Projeto Leitura Viva, de incentivo à leitura, colocado em prática  pela Rede Municipal de Ensino, da qual Zacarias Martins é um dos principais colaboradores.

Conhecendo lindas histórias

“A partir de agora, graças a essa iniciativa o Zacarias Martins,  os nossos alunos poderão conhecer as lindas histórias de Pedro Bandeira.  São aventuras fantásticas e emocionantes que envolvem muitos personagens.  São pessoas e bichos que vivem em todos os lugares; na mata. Na cidade, no rio e até no fundo do mar. Um jeito especial e divertido de falar sobre temas importantes como cidadania, ecologia e comportamento.”, afirmou André Goveia.

Sobre o Projeto Leitura Viva

André Goveia também explicou que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática na Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa que ao longo da sua existência, tem obtido resultados altamente positivos, com seu leque de ações que facilitam o despertar dos alunos para o prazer pela leitura, sem que isso seja uma obrigação pela escola.

“Nossa metodologia pedagógica desde cedo, busca incentivar os alunos a lerem de forma prazerosa. Eles são estimulados a usar a linguagem por meio da leitura, pois é por meio do experimento, do estímulo da imaginação, do lúdico, e da fantasia, que estamos obtendo maior envolvimento de nossas crianças”, afirmou André Goveia, destacando que as rodas de conversas com os principais autores regionais tocantinenses, contribuem para enriquecer ainda mais esse projeto.



sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Prefeitura de Tocantínia promove programação festiva pelo aniversário de 71 anos deemancipação do município


Por Zacarias Martins

 Para celebrar os 71 anosde emancipação política do município de  Tocantínia, foi realizado na manhã destasexta-feira, 11, em frente à Prefeitura da cidade,  um momento cívico especial, que contoucom   apresentações artísticas  realizadas por  alunos das escolas  que integram a  Rede Municipal de Ensino,  bem como, do Colégio Estadual Batista e do Colégio Cefya Frei Antônio.   

Ao lado da primeira-dama,Sâmua Rosa,  da vice-prefeita eleita, JordanaMonteiro,  além de vereadores, demais autoridadese o público em Geral,  o prefeito JoãoAlberto falou da   sensação de orgulho em por poder  testemunhar mais um aniversário da cidade,especialmente, agora  em que ele foi reeleitopara mais um mandato de prefeito com expressiva votação, comprovando, assim, aaprovação  da Administração PúblicaMunicipal pela comunidade de Tocantínia.  

História

Tudo começou com histórias de lutas, esforços e conquistas de religiosos e religiosas que com atos históricos começavam a arraigar profundamente seu trabalho para que posteriormente os frutos fossem colhidos. Como o Padre Frei Antônio de Ganges, que chegou na localidade por volta de 1860, com 30 anos de idade, com o objetivo de trabalhar e catequizar os índios Xerente, permanecendo na região  durante 40 anos.

O primeiro nome dado  à cidade foi Tereza Cristina, em homenagem à então Imperatriz do Brasil,  esposa de D.Pedro II, sendo mais tarde substituído por Piabanha, devido a existência de um ribeirão com esse mesmo  nome.  

Somente em 1936, recebeu o nome de Tocantínia por iniciativa do deputado João de Abreu, motivado pelo rioTocantins. No entanto, o município só veio a ser emancipado em 07 de outubro de1953, rompendo definitivamente sua ligação com o município de Pedro Afonso, conquistando assim, a  sua autonomia política. 

Programação

Sexta-feira (11/10) -

07h – Momento cívico eapresentação cultural;

Local: Em frente à Prefeitura

21h – Show com Paulo Pires, Mayk Brasil e Lukas Safadinho

Local: Praça Valperino Gomes

Sábado (12/10)

7 h – Programação especial para as crianças em homenagem ao Dia das Crianças

Local: Praça ValperinoGomes

19h – Show gospel comTânia Castro

22h – Show com o cantor Flaguim Mora e o Sing Live.









quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari, em Tocantínia, recebe a visita do poeta Zacarias Martins


Jornal Cocktail / Por Sandra Santos 

Fotos: Vandervan Santana

Numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o poeta e jornalista Zacarias Martins, que integra o Comitê de Cultura no Tocantins, participou de  uma  animada roda de conversa que  foi realizada na manhã desta quinta--feira, dia 10,  no Escola Municipal de Educação Infantil  Indígena Simsari,  na Aldeia Salto, da comunidade Xerente.

De uma maneira lúdica e sempre bem-humorada, Zacarias Martins envolveu as crianças Xerente que ficaram encantadas com a sua presença  nessa unidade escolar indígena. Na oportunidade, Martins sorteou alguns brindes e livros entre as crianças participantes desse animado encontro. 

O secretário de Educação de Tocantínia, professor  André Goveia, disse que  a presença do poeta Zacarias Martins nessa a  unidade escolar foi muito importante para  estimular o aprendizado nas crianças e quebrar a rotina da escola de forma   muito positiva.

Sobre o Projeto Leitura Viva

André Goveia também explicou que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática na Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa que ao longo da sua existência, tem obtido resultados altamente positivos,  com seu leque de ações  que facilitam o despertar dos alunos para o prazer  pela leitura, sem que isso seja uma obrigação pela escola.

“Nossa metodologia pedagógica desde cedo, busca incentivar os alunos a lerem de forma prazerosa. Eles são estimulados a usar a linguagem por meio da leitura, pois é por meio do experimento, do estímulo da imaginação, do lúdico, e da fantasia, que estamos obtendo maior envolvimento de nossas crianças”, afirmou André Goveia, destacando que as rodas de conversas com os principais autores regionais tocantinenses, contribuem para enriquecer ainda mais esse projeto.




quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Alunos do Colégio Estadual Dom Orione, em Tocantinópolis, se enveredam pelo universo da literatura tocantinense

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Orione (CEDO), em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, que participam do Programa de Iniciação Científica, estão realizando pesquisas sobre Literatura Tocantinense nas escolas da rede estadual e municipal da cidade.

Desde abril deste ano, 16 estudantes selecionados por meio do Edital 001/2024, publicado pelo Colégio Estadual Dom Orione, estão envolvidos em pesquisas que buscam investigar as ações e projetos de aplicação da literatura tocantinense na Educação Básica da rede pública e privada de Tocantinópolis. Ao longo do processo, esses estudantes têm vivido experiências enriquecedoras, que vão além do simples aprendizado, ao se aprofundarem nas obras literárias de autores tocantinenses.

Replicando o projeto

Em maio, o professor Dr. Rubens Martins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), convidou o grupo de pesquisadores para participar de uma Live com o objetivo de replicar o projeto desenvolvido em Tocantinópolis. Durante a transmissão, o organizador da Live enfatizou que o Programa de Iniciação Científica do Colégio Estadual  Dom Orione é considerado um carro-chefe no estado do Tocantins no que diz respeito à promoção da literatura regional. Ele destacou que essa iniciativa certamente potencializará o interesse de outras escolas no estado em trabalhar com projetos de leitura de obras de escritores do nosso Estado. A gravação da Live pode ser assistida no canal do YouTube Literatura Tocantinense.

O Programa foi, também, replicado na Superintendência Regional de Ensino de Tocantinópolis (SRE), durante o Monitoramento Integrado, realizado em junho pela  Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com os técnicos pedagógicos da SRE. No evento, a estudante Emilly Lorrany Gerhardt compartilhou suas impressões, afirmando que, até aquele momento, o projeto havia proporcionado experiências enriquecedoras tanto com seus colegas quanto com a professora, exatamente como ela havia esperado. 

Ela ingressou no projeto com o objetivo de aprimorar sua escrita, construir uma sólida base para sua vida acadêmica e, principalmente, explorar novas obras literárias. Emilly ressaltou que nunca havia participado de uma iniciativa semelhante e que essa vivência tem sido extremamente positiva para seu crescimento pessoal e acadêmico.

Marco importante

As visitas a outras unidades escolares têm sido um marco importante na pesquisa. De maio a setembro, os integrantes do Grupo de Pesquisa já aplicaram questionários em quatro escolas estaduais: Colégio Estadual Dom Orione, Escola GTI XV de Novembro, Escola Estadual Paroquial Cristo Rei e CEM Darcy Marinho, envolvendo 252 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Metodologia

A metodologia adotada é quantitativa, utilizando um questionário elaborado no Google Formulários, com o objetivo de coletar até o final do ano, dados de 30% dos estudantes da educação básica de Tocantinópolis. 

Experiência positiva

Lara Vitória, representante do grupo de pesquisadores do projeto sobre literatura tocantinense, evidenciou que sua participação tem sido um aprendizado profundo sobre a rica herança literária da região. Ela destacou a experiência positiva da visita à Escola XV de Novembro, onde a pesquisa foi realizada com sucesso, graças ao envolvimento dos estudantes e ao apoio da equipe escolar. Lara também mencionou que essa vivência fortalece a confiança do grupo para expandir a pesquisa para outras instituições, promovendo a disseminação da literatura tocantinense.

Empolgação

A coordenadora do Programa, Marynalva Abreu, compartilhou sua empolgação com a experiência enriquecedora que os estudantes pesquisadores do Programa de Iniciação Científica estão vivenciando. Segundo ela, os alunos estão entusiasmados com as visitas a outras escolas para a realização das pesquisas, demonstrando um empenho admirável ao protagonizar todo o processo. Marynalva ressaltou que são os próprios estudantes que orientam seus colegas a responder cada pergunta do questionário, evidenciando seu papel ativo na pesquisa. A professora expressou grande orgulho por sua equipe, destacando que, apesar dos desafios enfrentados, como a falta de transporte e o horário de almoço reduzido, visto que as atividades são realizadas no contraturno, eles sempre se mostram dispostos a colaborar e participar de todas as atividades do projeto.

Sobre a importância do Trabalho

Hélida Brilhante, Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Dom Orione, destacou a importância do trabalho da professora Marynalva para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, ressaltando que ao colocá-los como protagonistas, ela os engaja em diversas atividades além das propostas no projeto.

Segundo Hélida, o universo da pesquisa científica é extremamente rico, e conhecer a literatura tocantinense certamente será uma experiência interessante e memorável para os alunos. Ela também enfatizou que ter contato e produzir textos científicos na educação básica é algo fantástico, expressando seu orgulho por ter um projeto como esse sendo desenvolvido em sua escola.

Formação de jovens pesquisadores

Os depoimentos coletados demonstram que o Programa de Iniciação Científica não apenas oferece um espaço valioso para o aprendizado e a valorização da literatura tocantinense, mas também fortalece a formação dos jovens pesquisadores, incentivando-os a se tornarem agentes ativos na disseminação do conhecimento literário em suas comunidades. 

Reconhecimento dos autores tocantinenses

Além dos questionários aplicados aos estudantes da rede pública e privada de Tocantinópolis, o Grupo de Pesquisadores planeja realizar investigações com os professores da Educação Básica do município. O objetivo é verificar a utilização de obras de escritores tocantinenses nas práticas pedagógicas e mapear os autores do município, assim como suas respectivas obras. Os resultados dessas pesquisas serão publicados em um Artigo Científico.

Essa iniciativa tem o potencial de despertar o interesse pela cultura local e contribuir para o reconhecimento dos escritores do Tocantins. Além disso, a colaboração entre as instituições de ensino está sendo fundamental para o enriquecimento educacional e cultural dos estudantes, pois cria uma rede de apoio que potencializa as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Dessa forma, a união de esforços resulta em uma experiência ainda mais rica e significativa para todos os envolvidos.

Aplicadores da pesquisa 

Grupo de pesquisadores CEDO (participantes do Programa de Iniciação Científica Edital CEDO nº 001/2024): 

Ana Cleide Moreira de Sousa, Ana Beatriz de Morais Silva, Ana Júlia Marinho Lourenço Dias, Débora Cardoso Bandeira, Emilly Lorrany Gerhardt Oliveira, Esterfanny Guedes Ribeiro, Fernanda Lissa Melo Morais, Hillary Lara Ferreira Feitosa, Júlia Karolline Rodrigues Milhomem, Lara Vitória Alves Castro, Lucas Pimentel Marinho Aguiar, Luis Henrique Alves M. da Costa, Natiely Vitória Pereira de Sousa, Nikoly Santos Silva, Sarah Leticia Armando da Silva e Yasmim da Silva Lima.