Por Leontina Martins
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Polo da Universidade da Maturidade (UMA), no município, estão participando do Encontro Nacional da Universidade da Maturidade, que está sendo realizado em Araguaína, tendo como tema: “Inovação e Protagonismo Social”.
O encontro que acontece na Unitpac, reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da Amazônia Legal, , integrando acadêmicos não somente do estado do Tocantins, mas, também, da Bahia e Mato Grosso do Sul.
O pesquisador Leonardo Sampaio Baleeiro Santana participou da Mesa Redonda intitulada: “Educação Intergeracional no Século XXI: as experiências da UMA/UFT”. As atividades do primeiro dia do evento prosseguiram com as apresentações culturais de todos os polos. Tocantínia apresentou cânticos e danças da cultura Awkẽ Xerente, em homenagem aos povos e anciões indígenas.
Já na manhã de quinta-feira (20), o secretário municipal de Educação, André Goveia, participou da Mesa Redonda Intitulada: “Uma proposta educacional para a diversidade e inclusão dos idosos na sociedade”, juntamente com os professores Jacira Sekwahidi de Brito Xerente, Marcos Aurélio Suwate Xerente e Rosineide Sibãdi Xerente. No período da tarde ocorreu a Mesa Redonda: “O protagonismo dos maduros”, com a participação da acadêmica Ednalva Pereira Costa.
Para a Coordenadora do Polo da Universidade da Maturidade de Tocantínia, a professora Mestra Aragoneide Martins Barros, momentos assim são de extrema importância, pois além das ricas trocas de saberes, experiências e conhecimentos pensados e voltados para o público velhos/idoso, há também um fortalecimento de vínculo, de pertencimento, protagonismo e da autonomia dos acadêmicos da UMA/UFT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário