POR ZACARIAS MARTINS
Dada ao período de pandemia repentina, o Sistema Municipal de Educação em Tocantínia, após as orientações das instâncias superiores fundamentadas nos pareceres do Conselho Nacional de Educação e na Resolução do Ministério da Educação que autorizou e regulamentou as aulas remotas , foi realizado um processo de escuta e diagnóstico com pais, alunos e profissionais da Educação no qual foi desenvolvida uma proposta pedagógica de atividades remotas que passaram a integrar o plano de contingenciamento validado pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação.
A partir de então, há pouco mais de um mês, utilizando-se de todos os recursos possíveis para que todos os alunos acessem as atividades escolares remotas, a Secretaria de Educação de Tocantínia vem colocando em prática essa proposta que, segundo questionário realizado na última quinta-feira, dia 09, constatou-se que os pais estão satisfeitos e aprovam a realização das aulas remotas. E os primeiros resultados do processo de ensino e aprendizagem começam a surgir segundo depoimentos de pais e alunos .
Mas para encarar essa nova realidade, a secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), preparou os professores de forma adequada. É o que informa o secretário de Educação do município, André Goveia. Destacando que os professores da Rede Municipal de Educação passaram por um processo de formação continuada que os habilitou para o manuseio de uma plataforma e um tutorial que foi disponibilizado aos pais e alunos para orientá-los a usarem a ferramenta.
Com essa plataforma virtual, explica os alunos da rede municipal, passaram a contar com mais recursos para o desenvolvimento das atividades educacionais à distância, ressaltando que essa modalidade de ensino continuará funcionando durante todo o período de suspensão das aulas presenciais. Por meio da plataforma são postados vídeo-aulas, exercícios e atividades interativas para o desenvolvimento dos conteúdos escolares.
André Goveia explica que a ferramenta possibilita ao aluno acessar ebooks, informativos e outros referenciais bibliográficos. Além disso, cada escola terá seu espaço virtual, onde o aluno pode acessar a sua sala de aula e interagir com os colegas e professores da turma. Também é um espaço de comunicação entre a escola e a família, no qual, também, ambos poderão participar de atividades formativas sobre a pandemia.
O QUE DIZEM AS MÃES DOS ALUNOS?
Lucilene Cardoso de Moura Reis é mãe da Maria Fernanda que está cursando o segundo ano do ensino fundamental. Ela disse que existia uma grande preocupação de como seria a continuidade dos estudos de sua filha.
“Desde que as aulas foram suspensas venho estabelecendo horas de estudo, como leitura e escrita. Ainda no mês de junho a Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, na qual ela estuda, disponibilizou o caderno de atividades remotas abordando primeiramente o tema vivenciado por todos, a Covid-19”, informou a mãe da aluna.
Lucilene ainda informou que já no segundo bloco de atividades foram abordadas as matérias contemplando as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para cada dia disciplina e fazendo uma revisão dos conteúdos vistos até a suspensão das aulas.
“Vejo que o aluno deve ir além da sala de aula e dessas atividades e isso se faz com o acompanhamento da família. O desenvolvimento das atividades está sendo proveitoso e estou conseguindo acompanhá-la dentro do horário programado para estudo. Percebo sua rápida evolução principalmente na leitura. Gostaria de parabenizar a escola; equipe gestora, coordenação pedagógica, professores pela qualidade do material e iniciativa desse grande desafio”, finalizou, Lucilene.
DIFERENCIAL
Apesar das dificuldades iniciais encontradas, o secretário André Goveia, garante que aos poucos, os alunos estão evoluindo nessa nova modalidade educacional, cujo o grande diferencial é plataforma pedagógica da rede municipal de educação Tocantínia, que ganhou um espaço especial para Projeto Leitura Viva, que era um grande atrativo dos alunos nas aulas presenciais e que agora, foi especialmente reconfigurado,de forma virtual, ganhando um ícone de incentivo à leitura e a escrita, com metodologias direcionadas para atividades de leitura à distância.
André Goveia explica que por meio do ícone do Leitura Viva o aluno participará, ainda, do certame literário Prêmio Leitura Viva: ler e escrever para o coronavírus, que visa incentivar a leitura e a escrita no alunado e, ao mesmo tempo, se prevenir e preservar a vida diante do contexto da pandemia.
O secretário falou ainda que o prêmio trabalha com diversas categorias como conto, poesia, desenho, redação, frases, paródias e até produção de vídeos e fotografia. Todos os trabalhos serão postados pelos alunos na plataforma virtual, sendo que os melhores trabalhos participantes ganharão prêmios.
O QUE DIZEM AS MÃES DOS ALUNOS?
Lucilene Cardoso de Moura Reis é mãe da Maria Fernanda que está cursando o segundo ano do ensino fundamental. Ela disse que existia uma grande preocupação de como seria a continuidade dos estudos de sua filha.
“Desde que as aulas foram suspensas venho estabelecendo horas de estudo, como leitura e escrita. Ainda no mês de junho a Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, na qual ela estuda, disponibilizou o caderno de atividades remotas abordando primeiramente o tema vivenciado por todos, a Covid-19”, informou a mãe da aluna.
Lucilene ainda informou que já no segundo bloco de atividades foram abordadas as matérias contemplando as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para cada dia disciplina e fazendo uma revisão dos conteúdos vistos até a suspensão das aulas.
“Vejo que o aluno deve ir além da sala de aula e dessas atividades e isso se faz com o acompanhamento da família. O desenvolvimento das atividades está sendo proveitoso e estou conseguindo acompanhá-la dentro do horário programado para estudo. Percebo sua rápida evolução principalmente na leitura. Gostaria de parabenizar a escola; equipe gestora, coordenação pedagógica, professores pela qualidade do material e iniciativa desse grande desafio”, finalizou, Lucilene.
DIFERENCIAL
Professor André Goveia, titular da Educação de Tocantínia |
André Goveia explica que por meio do ícone do Leitura Viva o aluno participará, ainda, do certame literário Prêmio Leitura Viva: ler e escrever para o coronavírus, que visa incentivar a leitura e a escrita no alunado e, ao mesmo tempo, se prevenir e preservar a vida diante do contexto da pandemia.
O secretário falou ainda que o prêmio trabalha com diversas categorias como conto, poesia, desenho, redação, frases, paródias e até produção de vídeos e fotografia. Todos os trabalhos serão postados pelos alunos na plataforma virtual, sendo que os melhores trabalhos participantes ganharão prêmios.
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