quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Hino Oficial de Gurupi na voz de Dorivan



A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove na sexta-feira (10), o lançamento do CD com a gravação do Hino Oficial de Gurupi, na voz do cantor tocantinense Dorivan.  O evento acontece às 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.

O Hino Oficial de Gurupi é de autoria do trio Adão Ferreira, Milton Ferré e Adônis Delano. Hoje, só Adônis Delano está vivo. Em  1999, na gestão do então prefeito  Tadeu Gonçalves, o hino o foi gravado pela primeira vez. Como a letra original do hino foi escrita ainda quando Gurupi pertencia ao Estado de Goiás,  e falava do então  Norte do Estado, houve uma pequena mudança e que foi aprovada pelo Conselho de Cultura da cidade e, posteriormente, pela Câmara de Vereadores. Na época, o hino ganhou arranjo especial do maestro Cruz e Souza, regente da Banda de Música do 4º Batalhão da Policia Militar e foi gravado  num  CD  do Coral Municipal Uirapuru,  do Centro Cultural Mauro Cunha, dirigido pela maestrina Ruth Nogueira. O resultado foi muito bom, tendo inclusive, agradado os autores do hino.

A secretária de Cultura Zenaide Dias da Costa informou que Dorivan gravou  o Hino Oficial de Gurupi no  Studio UP Music, em Goiânia (GO), com direção musical do músico, produtor e arranjador, Luiz  Chaffin, sendo que os arranjos originais foram mantidos. “O resultado desse trabalho ficou belíssimo e isso poderá ser conferido por aqueles  que tiverem a oportunidade de ouvir a gravação, garante a secretária, ressaltando ainda que cópias  do CD serão  entregues para escolas e outras instituições para que as pessoas conheçam um pouco mais do Hino Oficial de Gurupi.


Zenaide ainda destacou que  o prefeito Laurez Moreira designou Dorivan para fazer essa gravação do Hino de Gurupi  por ele ser um músico que viveu grande parte de sua vida em nesta cidade,  onde também  começou a despontar como  artista. Em Gurupi Dorivan constituiu família, tendo forte identidade com a Capital da Amizade.


Nenhum comentário: