sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Livro Tocantins Cena a Cena registra a memória e a força do teatro tocantinense

 


A história do teatro no Tocantins ganha um registro fundamental com o lançamento do livro Tocantins Cena a Cena, organizado pelo artista e produtor cultural Nival Correia. A publicação reúne relatos, documentos e imagens que traçam um amplo panorama da formação e do desenvolvimento das artes cênicas no estado, valorizando grupos, artistas e movimentos que construíram – e seguem construindo – a cena teatral tocantinense.

A obra percorre diferentes períodos históricos, desde as manifestações teatrais anteriores à criação do Estado, ainda no antigo Norte Goiano, passando pela organização dos grupos nas décadas de 1970 e 1980, até chegar à produção contemporânea. O livro apresenta registros de cidades como Paraíso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Araguaína, evidenciando a diversidade, a resistência e a continuidade do teatro no Tocantins.

Mais do que um levantamento histórico, Tocantins Cena a Cena se consolida como um instrumento de memória cultural, reconhecendo o protagonismo de artistas e coletivos que ajudaram a estruturar o teatro como linguagem artística e como prática social no estado. De acordo com Nival Correia, o projeto do livro "Cena Tocantinense - Pesquisa e Memória do Teatro no Tocantins" é voltado para todos os públicos, mas, especialmente, para os praticantes e amantes da arte teatral do Tocantins, sem distinção, de idade, classe social, gênero, etnia, entre outros.  

Lançamento

O lançamento da obra reuniu artistas, produtores culturais, agentes da cultura e público interessado em espaços culturais de Palmas, promovendo encontros marcados pela troca de experiências, diálogo e valorização da produção local.

Como parte das ações de contrapartida social, o projeto também realizou atividades em escolas da rede municipal, com rodas de conversa e doação de exemplares do livro. As ações aproximaram estudantes da história do teatro tocantinense, incentivando o interesse pela cultura e contribuindo para a formação artística e cidadã de jovens leitores.

O livro é resultado de um projeto cultural desenvolvido pela Spatium Audiovisual, por meio do produtor cultural Nival Correia, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023, via Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura. De acordo com o artista, a publicação reafirma a importância das políticas públicas de fomento à cultura e se estabelece como um marco para pesquisadores, artistas, estudantes e amantes do teatro no Tocantins

Ficha técnica – Livro Tocantins Cena a Cena

Organizador: Nival Correia

Pesquisador: Juliano Gomes

Apoio à pesquisa: Cícero Belém, Juliano Gomes, Cleuda Milhomem e Kaká Nogueira

Redação: Dora Maria

Coordenação: Maria Clara e Laís Souza

Diagramação: Raquel Ramos





terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Mitologia, drama e fantasia épica marcam lançamento de No Limiar dos Deuses – Volume 2


O universo mítico criado pelo artista Geuvar Oliveira avança para um território ainda mais denso e cinematográfico com o lançamento de No Limiar dos Deuses – Volume 2, segundo capítulo da série de quadrinhos autoral que chega ao público no próximo sábado, 10 de janeiro, em Palmas. A obra será lançada em evento aberto ao público na Vitória Geek, a partir das 9h, com entrada franca.

Escrita e desenhada por Geuvar, a HQ aprofunda a saga iniciada no primeiro volume, ampliando a relação entre deuses e mortais e revelando camadas mais complexas dos personagens e de seus destinos. O novo capítulo expande o universo ficcional com segredos ancestrais, conflitos familiares marcados por dor e resistência, além de escolhas que atravessam gerações e desafiam o próprio tempo.

Com forte influência da linguagem cinematográfica, a narrativa combina mitologia, drama e fantasia épica, abordando temas como herança, identidade e sacrifício. Embora dialogue diretamente com o volume inaugural, o segundo livro também pode ser lido de forma independente, funcionando como porta de entrada para novos leitores interessados em narrativas densas e universos bem construídos.

“Este segundo volume nasce da necessidade de aprofundar os conflitos humanos por trás do mito. Mais do que deuses e batalhas, a história fala sobre escolhas, legado e as marcas que atravessam famílias e mundos”, afirma Geuvar, diretor e responsável pelo projeto. “Quis criar uma obra que permanecesse no leitor mesmo depois da última página.”

Lançado em edição física, No Limiar dos Deuses – Volume 2 aposta em acabamento gráfico cuidadoso e em uma arte pensada para valorizar a experiência sensorial da leitura, reafirmando o compromisso autoral com qualidade estética e narrativa. O lançamento consolida o trabalho de Geuvar no cenário dos quadrinhos independentes e reforça a força da produção autoral brasileira contemporânea, que dialoga com grandes mitologias universais sem perder o vínculo com questões humanas profundas.

O Artista

Geuvar Silva de Oliveira - Nasceu em Imperatriz, no estado do Maranhão e mora em Tocantins desde 1997, graduado em Arte Cênicas pela Universidade Federal de Tocantins (UFT) e Letras pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Começou a carreira de quadrinhista em 1980 quando produziu mais de 30 HQs do caubói Matt Bill, personagem influenciado pr Tex Willer (criação do italiano Luigi Bonelli - 1908/2001). Em Tocantins produziu a HQ do Gira, um duende com aparência de girassol. Criou Quadrinhos da Liga do Cerrado (Homem Suvaco, Maria Paulada, Jeitosa, Homem Pochete, Homem Pichilinga, Senhor Gambiarra e Caryocal), Viagem ao Centro da Gramática e a trilogia Mugambi. É fundador da GComics, que tem o objetivo de representar o Brasil da cultura pop através de quadrinhos e livros. Nos anos 90, começou a produzir quadrinhos para o mercado publicitário e depois quadrinhos independentes. Geuvar trabalhou como chargista em diversos jornais impressos e em agências de publicidade como ilustrador e criador.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Escritor tocantinense Zacarias Martins é destaque em almanaque nacional da Editora Vozes


Por Cândida Drummond/Jornal Cocktail

Fotos: Eliosmar Veloso

Publicação campeã de vendas no Brasil pela Editora Vozes, uma das maiores editoras do país, o Almanaque Santo Antônio – 2026, sob a coordenação de Frei Edrian Josué Pasini, mais uma vez traz colaborações do festejado escritor, poeta, jornalista e ativista cultural  tocantinense Zacarias Martins, de Gurupi, autor de seis livros de poesias, um de crônicas e um dedicado ao público infantil. 

Credenciais

Zacarias Martins  é membro titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL), e de outras instituições literárias espalhadas pelo Brasil e no exterior. Integra o Comitê de Cultura no Tocantins, além de manter o quadro diário das Curiosidades do Dia, pela Rádio Master  FM, de Gurupi, e que faz muito sucesso entre os ouvintes da emissora.

Publicação multitemática

O livro é publicado tradicionalmente há 49 anos e faz muito sucesso por ser uma espécie de mini biblioteca popular. Zacarias Martins, que participa da publicação há 34 anos consecutivos informa que no Almanaque, o leitor vai encontrar de tudo um pouco: curiosidades, datas comemorativas, dicas de culinária, noções de ecologia, educação, folclore, passatempo, saúde, além de fatos que marcaram a história brasileira e universal e muito mais.

Credita-se o sucesso da publicação à sua linguagem lúdica e de fácil assimilação”, explica Martins, ressaltando sentir-se gratificado em participar dessa obra literária por se tratar de uma publicação multitemática, rica em sabedoria científica e popular. “Sempre novo e atual, o Almanaque Santo Antônio é indicado para a família, para o estudante e para o professor”, observa.

Sobre os Almanaques

Zacarias Martins destaca que a cultura de almanaque pode ser uma via facilitadora para a ampliação do conhecimento humano, já que trata de assuntos diversos, apresenta saberes e desperta a sede de curiosidade. “Ao abrirmos um exemplar temos contato com o seu rico conteúdo que nos diz muito em poucas palavras, mostra-nos a direção e nos fala de coisas que auxiliam o nosso modo de viver. Sua utilidade consiste em nos ajudar a ver o mundo na ótica do bom saber, na ética das boas escolhas,” explica Zacarias Martins.