segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Em agradecimento aos servidores municipais, gestão do prefeito João Alberto, promove animada confraternização em Tocantínia

A prefeitura de Tocantínia com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma festa de confraternização de final de ano para os servidores públicos do município e suas famílias. O evento celebrou o empenho dos servidores ao longo de 2024. A confraternização aconteceu no sábado, 21, no Ginásio de Esportes do Cefya Frei Antônio, e contou com um jantar e muita música com a  animação da Banda Kelps.

Durante a cerimônia,  o prefeito João Alberto Coelho Machado falou da sua gratidão ao trabalho dos servidores, destacando que eles são maior patrimônio da administração municipal. João Alberto enalteceu o trabalho de sua equipe "Os servidores públicos são muito importantes para o município, porque sem eles não conseguiriamos  realizar as obras e tudo aquilo que precisamos para atender a nossa população", afirmou o prefeito.   

O evento contou ainda com a presença do convidado ilustre, o ex-prefeito Manoel Silvino Gomes Neto, acompanhado da sua esposa,  a ex-primeira-dama Nara Monteiro.

Na ocasião, Manoel Silvino recebeu a homenagem do atual prefeito pelo magnífico trabalho na gestão.Num ato de  reconhecimento, João Alberto entregou uma placa de Honra ao Mérito e um quadro com a foto da cidade. Silvino foi o único prefeito que governou a Tocantínia por quatro mandatos.

Além dos servidores, o evento contou com presença de vereadores atuais e os vereadores eleitos na última eleição municipal.

Em mensagem dirigida  a todos os pessentes, João Alberto disse que com humildade e compromisso, seguirá firme no propósito de trabalhar por toda a população de Tocantínia.  "Que cada ação seja um reflexo do nosso respeito e da nossa vontade de transformar sonhos em realidade", finalizou o prefeito.

























terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Prefeito João Alberto e vereadores são diplomados pela Justiça Eleitoral em Tocantínia


Por Zacarias Martins

Fotos: Edvaldo Xerente

Em concorrida solenidade   realizada nesta segunda-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado foi diplomado prefeito  para mais um mandato à frente do Executivo Municipal Tocantiniense.

O prefeito João Alberto e a sua vice, Jordana Monteiro

A solenidade  foi conduzida pelo juiz eleitoral da 5ª Zona Dr. Marcelo Rodrigues,  auxiliado pelo Chefe do Cartório Eleitoral de Miracema do Tocantins,  André Kim Cardoso,  quando, na oportunidade, também foi diplomada a vice prefeita eleita, Jordana Monteiro, vereadores e os suplentes.

A diplomação é um ato formal da Justiça Eleitoral que oficializa a escolha dos representantes eleitos pela população, habilitando-os a tomarem posse e exercerem seus mandatos. Durante o evento, João Alberto fez um discurso emocionado e comprometido:

Cuidando das pessoas

João Alberto agradeceu  pelos votos recebidos  e fez questão de enfatizar  que a sua missão é cuidar de Tocantínia e das pessoas. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar  que o município já está com recursos disponíveis  para construir a Feira do Produtor e dos Povos Indígenas, um anseio antigo da população de Tocantínia.

Finalizando o seu pronunciamento,  João Alberto  disse  que a eleição passou e que  vai  administrar  Tocantínia para todos, especialmente,  para os menos favorecidos, “Aquelas pessoas que realmente precisam do poder público”.

 Já a  vice-prefeita Jordana Monteiro  externou a sua alegria, segundo ela, em poder contribuir  para com o município de Tocantínia, comprometendo-se a dar o melhor de si para colaborar com a administração municipal.

Vereadores diplomados

Sergio Caldeira - PDT

Afonso Tavares - PSDB

Edney - PSDB

Professor Vagner - PSDB

Pedim Xupé - PDT

Elso Krensu - PDT

Leomar Xerente - PDT

Pedim da Água - UNIÃO

Edimar Xerente - PSB



segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Alunos de Jornalismo da UnirG lançam livro-reportagem e documentários

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi - UnirG realizaram, na última semana, o lançamento do livro-reportagem “Narrativas sobre Gurupi (TO)” e de documentários audiovisuais promovidos pelos alunos. Os produtos são resultados de aulas práticas de componentes curriculares do curso ao longo de todo o segundo semestre deste ano.

O livro-reportagem foi desenvolvido pelos alunos das disciplinas de Gêneros, Formatos e Estilos Jornalísticos e de Redação Jornalística, coordenado pelo professor Me. Clifton Morais Correia. Houve ainda a colaboração dos professores Ma. Anette Maria Bento, Ma. Alessandra Gomes Duarte Lima e Me. Rafael Silva Oliveira.

A obra foi dividida em 10 capítulos, produzidos pelos acadêmicos do curso, que foram a campo e entrevistaram personagens que fazem parte da história de Gurupi.

Curiosidades

Durante a leitura, é possível conhecer a história do Museu Benjamin Rodrigues, as curiosidades sobre os nomes das ruas do Município, a história do bairro Malvinas e a lavanderia comunitária que existia no local, além de outras narrativas importantes.

Contexto histórico

“Este foi um semestre muito produtivo, pois desafiamos os alunos a colocarem em prática tudo que foi discutido teoricamente. Nossa missão foi para que eles pesquisassem sobre personalidades importantes no contexto histórico, econômico e cultural de Gurupi. Cada aluno desenvolveu a própria pauta, foram dois meses em produção nas ruas e revisão dos materiais, até que conseguimos deixar tudo pronto para lançar este livro pela editora Veloso”, falou. Morais.

Além do lançamento do livro-reportagem, os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Comunicação em Vídeo, orientados pela coordenadora do curso, Ma. Anette Maria Bento, também divulgaram as recentes produções audiovisuais do semestre.

Ao todo, três curtas-metragens foram apresentados: Rádio em Campo: Vozes da Emoção, que explora a vida de sete cronistas esportivos de Gurupi; O Hábito que Transforma, sobre a importância da leitura; e, por fim, o curta Caminhos da Universidade, que aborda a vivência de estar finalizando um curso de graduação.

“A prática em produção audiovisual é um diferencial na formação profissional desses acadêmicos, que, a partir de agora, estarão preparados para construir novas narrativas em áudio e imagem, conquistar prêmios, editais e assumir essa imensa responsabilidade que é contar histórias”, ressaltou a coordenadora do curso.

O livro-reportagem encontra-se disponível na biblioteca do curso de Jornalismo, e os documentários estão disponíveis no canal do YouTube do curso.



sábado, 14 de dezembro de 2024

Prefeito João Alberto realiza ação de Natal na Aldeia Brejo Cumprido, em Tocantínia

A Prefeitura Municipal de Tocantínia, sob a gestão do nosso prefeito João Alberto por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação -  SEMED, realizou ontem, na aldeia Brejo Cumprido, uma celebração de Natal inesquecível para as crianças.

O evento contou com apresentações, brincadeiras animadas pela palhaça Lupita e outros palhaços, além da presença especial do Papai Noel. As crianças também receberam brinquedos, brindes e um delicioso lanche preparado com carinho, proporcionando momentos de muita alegria e diversão.


A primeira-dama Sâmua Rosa, à frente da Secretaria de Assistência Social, organizou tudo com excelência, garantindo momentos mágicos para as crianças. O secretário de Educação, André Gouveia, e a SEMED também foram fundamentais para o sucesso dessa ação.

A Prefeitura de Tocantinha reafirma seu compromisso com as comunidades indígenas, demonstrando cuidado, respeito e valorização pela cultura e pelas tradições locais.













Comitê de Cultura no Tocantins é apresentado oficialmente à sociedade de Araguaína e região

 

Por Rodrigo Martins

Com uma movimentada programação, o Comitê de Cultura no Tocantins foi oficialmente apresentado à sociedade de Araguaína, durante a realização do 4º Seminário de Políticas Culturais, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro.

O evento começou  na quinta-feira, no período da tarde, com uma roda de conversa com o poeta e jornalista Zacarias Martins, tendo como público-alvo  os acadêmicos da  UNIIAL - Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade, que é um programa de extensão da UFNT- Universidade  Federal do Norte do Tocantins. Martins abordou o tema “A importância da melhor idade na centralidade da cultura por meio da literatura”.

Já à noite, na Praça Céu, aconteceu a abertura  do Seminário, que prosseguiu na sexta-feira, com a realização de oficinas e rodas de conversa para os fazedores de cultura.

O evento contou com a presença  do Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins, Cicero Belém, demais autoridades, bem como, do assessor técnico da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, Du Oliveira, e representou o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, além de gestores e agentes culturais.


Diretrizes culturais

Na oportunidade, o coordenador do escritório do MinC  no Tocantins explanou sobre os principais aspectos e diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), proporcionando um panorama atualizado e aprofundado sobre o tema.

Cicero Belém explicou que o Programa Nacional dos Comitês de Cultura tem como objetivo principal a organização  e articulação dos diversos agentes culturais para a execução e promoção de políticas públicas que alcancem as demandas reais da sociedade.

“No caso do Comitê  de Cultura no Tocantins,  seu papel será primordial para atuar nas áreas prioritárias identificadas por indicadores do IBGE e outros estudos que apontem onde  há maior necessidade de investimentos e ações culturais do estado brasileiro”, detalhou, Cícero.


Importância

O presidente da Fetac  e coordenador geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, destacou que a realização desse seminário é de grande importância para Araguaína e cidades circunvizinhas. “É mais uma forma de integrar, fortalecer e unir a equipe que compõe esse comitê, vez que serão desenvolvidas ações no decorrer  de 24 meses consecutivos, expandindo as políticas públicas culturais em todas essas localidades”, declarou.


Democratização das políticas culturais

O presidente do  Instituto Social e Cultural Araguaia e coordenador do Comitê de Cultura para a região Norte do estado,  George Henrique Silva,  afirmou que   esse seminário atingiu plenamente o seu objetivo que foi o de  levar   informações sobre  as metas pactuadas entre a Fetac e o  Ministério da Cultura, especialmente, aquelas relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados em municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

 


Parceria

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas - FETAC,  conta com a parceria da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Cultural e Social Araguaia (ISCA). Essas instituições têm trabalhado juntas por meio de um termo de colaboração de dois anos firmado com o MinC, buscando implementar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), em diferentes regiões do estado.

Em Araguaína, os integrantes da coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins se reuniram para fazer uma avaliação das ações desenvolvidas neste ano e debateram sobre as metas a serem alcançadas no decorrer de 2025.



A comitiva também esteve na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, onde se reuniu com o titular da pasta, Edson Gallo.



O poeta Zacarias Martins promoveu uma roda de conversa com os acadêmicos da  UNIIAL - Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade, que é um programa de extensão da UFNT- Universidade  Federal do Norte do Tocantins




 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Recital Poético de Natal é atração em Tocantínia

Na noite desta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o Recital Poético de Natal no salão do Cefya Frei Antônio, e  que contou com as apresentações de alunos da Rede Municipal de Educação,  agradando muito o público presente.

O evento teve várias atrações que abrilhantaram a noite, como apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal Edith da Silva Vieira, vozes natalinas com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Indígena Simsari, o EMEI Tereza Hilário Ribeiro, Cantata de Natal com a turma do Jardim II e Pré-Escolar. Outra atração também foi a apresentação do  coral formado por acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA UFT/Semed).

Já os alunos da Escola Municipal Professor Pedro de Castro, por meio  do Coral Sementes do Amanhã, também encantaram o público. 

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sâmua Rosa, representando o prefeito da cidade, João Alberto, Coelho Machado, fez questão de prestigiar  o evento   e se emocionou com as apresentações.


Exteriorizando a sua veia poética, o  secretário de Educação, André Goveia, recitou poesia de sua autoria e, na ocasião, parabenizou as escolas pelas belíssimas apresentações e agradeceu também ao prefeito João Alberto que vem realizando um trabalho que tem contribuído efetivamente para melhorar ainda mais  a educação municipal. 

A noite encantada com várias apresentações natalinas teve o encerramento com apresentação do Coral da Luz.



quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Comitê de Cultura no Tocantins leva roda de conversa com o poeta Zacarias Martins à Araguaína

Por Rodrigo Martins - Fotos: Gabriel Ferreira/UFNT

Uma aula-show diferenciada, cheia de criatividade e muito humor. Assim foi a roda de conversa com o poeta e jornalista Zacarias Martins, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 12, para os acadêmicos da Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (UNIIAL), que é um curso de extensão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, e que teve como tema “A importância da melhor idade na centralidade da cultura por meio da literatura”.

Essa roda de conversa com Zacarias Martins integra a movimentada programação  do 4º Seminário de Políticas Culturais, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins, cuja abertura oficial  acontece nesta quinta-feira, na Praça Céu, e prossegue até sexta-feira.

Bibliotecas Vivas

A roda de Conversa com Zacarias Martins foi uma formação especial para os acadêmicos da  melhor idade, chamado por ele como “Bibliotecas Vivas”, pois ao longo de suas existências, essas pessoas acumularam muito conhecimento e, por isso mesmo, têm um papel fundamental  na formação de leitores críticos, especialmente, junto ao público infantil, que consome muita informação digital, mas não absorve conhecimento adequado.

Uso excessivo de celular

Martins alertou para os danosos efeitos colaterais pelo uso excessivo de aparelho celular, especialmente, por parte das crianças.

                                                                                                                                                          Segundo ele, as crianças podem ficar cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis para se divertir, socializar ou aliviar o tédio.  “Esse comportamento de uso excessivo de celular pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de causar dificuldades de autorregulação e autocontrole”, ressalta.

Zacarias Martins defende que as pessoas idosas convivam mais com as crianças  e as estimulem à leitura do livro físico, de forma prazerosa, para que no futuro  possamos conviver com  adultos que  não sejam alienados, dependentes das telas digitais.



                                                                                                                                                               Linguagem Lúdica

Ao término da roda de conversa,  a professora Domingas Monteiro de Sousa, idealizadora  e Coordenadora da UNIIAL, afirmou que a palestra do escritor Zacarias Martins veio para alegrar a tarde dos estudantes, pois foi repleta de conhecimentos culturais e literários, ditas numa linguagem lúdica que provocou a participação e animação dos ouvintes.

Gostinho de quero mais

Já a  escritora Martha Vieira, professora do curso de História da UFNT e membro da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), que participou da palestra,  fez questão de afirmar que gostou muito do conteúdo didático apresentado por Zacarias Martins. “Foi uma aula-show  com destaque para a  animação do palestrante e da sua interação com os estudantes da UNIIAL. Esperamos que ele  volte mais vezes  para nos brindar  com as suas animadas apresentações  e compartilhar seus conhecimentos”, finalizou.



Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que  integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com  representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como,  em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.