quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Seminário estimula o fomento cultural para Dianópolis e região sudeste o estado

Por Zacarias Martins

Fotos: Cláudia Roberta

A cidade de Dianópolis, na região sudeste do Estado,  foi a localidade escolhida para sediar a realização do  2º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins, que  teve sua abertura oficial na noite de ontem (25), no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.  

A programação prossegue nesta quinta-feira, 26, com uma roda de conversa  com  a coordenadora metodológica do Comitê de Cultura, Luara Aquino,    no Campus da Unitins,  bem como, com explicações complementares  com o coordenador  do Escritório  do  Ministério  da Cultura no Tocantins, Cícero Belém e o coordenador geral do Comitê de Cultura, Kaká Nogueira.   


A comitiva da Cultura sendo recepcionada pelos representantes da Unitins em Dianópolis

O evento é uma  realização  do Comitê de Cultura no Tocantins, sob a coordenação da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA). A coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste no Tocantins, Maria do Socorro de Sousa, explicou que  esse seminário atingiu plenamente o seu objetivo que foi o de  levar   informações sobre  as metas pactuadas entre a Fetac - Federação Tocantinense de Artes Cênicas e Ministério da Cultura, especialmente, aquelas relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados em municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

 O coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, que falou sobre o "Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório” 

Diretrizes culturais 

A  abertura oficial do seminário contou com  palestra ministrada pelo coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, que falou sobre o "Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório” e o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, fez a  apresentação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura e o papel do Comitê de Cultura no Tocantins.

A bela decoração do ambiente revelou o capricho e a criatividade da  artesã Maria do Socorro, coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste.

 Apresentação artística

 Foi exibido o curta-metragem “A  fórmula” de Cláudia Roberta,     e o  público presente na abertura do evento também foi agraciado com uma bela apresentação do Grupo Cultural Suça das Dianas, coordenado pela professora Roberta Tavares. Com versos curtos, extraídos da vida real, e ao som da batucada, é assim  que se manifesta uma das mais antigas riquezas culturais do Tocantins – a  Suça. Uma herança dê descendentes africanos que vieram trabalhar como escravos, na atividade mineradora do ouro, na atual região sudeste do estado, ainda no século XVIII. O gingado africano integra dança, cantos, sons de viola, caixa, tambor pandeiros. E marcam os festejos religiosos do catolicismo popular e folias tocantinenses.

Presenças

Além de Cícero Belém em Kaká Nogueira, estiveram presentes ao acontecimento, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Rafaela Santos Teixeira, a diretora da Unitins – Campus de Dianópolis, Naninha Cavalcanti,  o coordenador local da região sudeste do Projeto Transformando Conhecimento em Inovação, Cultura, Memória e Arte (Busca Ativa/PNAB), Gabriel Machado, bem como, a coordenadora metodológica do Comitê de Cultura, Luara Aquino, a coordenadora do Comitê para as regiões sul e sudeste, Maria do Socorro, a presidente da Associação dos Artesãos  As Dianas, Eliene Bispo e a representante do Sebrae, Francielly Alves. 

O Coordenador geral do Comitê de Cultura, Kaká Nogueira, a professora  Roberta Tavares e a coordenadora do Comitê para as regiões sul e sudeste, Maria do Socorro

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura - Ministério da Cultura (Minc), e  já desenvolve ações há mais de dois meses e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1°lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Roda de conversa  com  a coordenadora metodológica do Comitê de Cultura, Luara Aquino, no campus da Unitins, em Dianópolis. 



terça-feira, 24 de setembro de 2024

2º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins chega à região Sudeste


Depois de movimentar a cena local na cidade de Gurupi, o 2º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins chega a cidade de Dianópolis nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26. A programação de abertura acontece de 19 às 22 horas, na Câmara Municipal de Dianópolis; e ainda roda de conversa, de 8 às 12 horas, no Campus da Unitins - Dianópolis. A realização é do Comitê de Cultura no Tocantins, sob a coordenação da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA)

Durante o evento, serão discutidas as principais linhas de atuação que serão implementadas pelo Comitê de Cultura no Tocantins nas regiões sul e sudeste do Estado, especialmente sobre o Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório. Além disso, haverá apresentação cultural local com “Suça das Dianas” e exibição do curta-metragem “A Fórmula”, em referência ao Setembro Amarelo. O evento ainda contará com palestra ministrada pelo coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, sobre o "Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório” e o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, fará apresentação  do Programa Nacional dos Comitês de Cultura e o papel do Comitê de Cultura no Tocantins.

A primeira edição do Seminário de Políticas Culturais realizada no auditório do IFTO Campus de Gurupi foi revestido de pleno sucesso.

A inscrição para esse evento é gratuita e podem participar produtores culturais, artistas com atuação na região Sudeste do Estado, dirigentes de órgãos públicos de cultura, bem como, estudantes e representantes de entidades educacionais e o público em geral. O evento contará com acessibilidade em LIBRAS, e espera também poder contribuir com informação e formação para esse público.

Planejamento

De acordo com Maria do Socorro de Sousa, coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões  sul  e sudeste do Tocantins,  esse seminário busca  levar  informações que atendem os objetivos e metas das políticas nacionais de cultura, por meio dos comitês, especialmente, aquelas  relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional. “Trata-se de uma relevante iniciativa que tem por objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), concluiu Socorro.


A equipe gestora do Comitê de Cultura no Tocantins para as regiões sul e sudeste já está finalizando os preparativos para o evento que será realizado em Dianópolis.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura - Ministério da Cultura (Minc), e  já desenvolve ações há mais de dois meses e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Estudante do Colégio Estadual Professora Oneides, de Palmeirópolis, se destaca no I Concurso Estadual de Redação


 A estudante Diulha Mariana sempre teve o apoio do professor Ramon Diego, seu grande incentivador nos estudos

Por Zacarias Martins

A estudante Diulha Mariana Garcia, do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, de Palmeirópolis, obteve a segunda colocação no I Concurso Estadual de Redação 2024, sobre Segurança no Trânsito, voltado para estudantes do Ensino Médio da rede estadual, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran). Como premiação, ela ganhou uma viagem para Serras Gerais.

Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a primeira edição da competição teve como objetivo promover a educação de um trânsito mais seguro e estimular a reflexão sobre a segurança viária nos jovens.

Comemoração

Ao comemorar essa conquista, Diulha Mariana afirmou que o seu sonho é cursar Direito em uma universidade pública, fazendo questão de destacar que o professor Ramon Diego tem contribuído com esse processo com ensino de redação. A concretização desse sonho agora se aproxima, pois o ano letivo está em sua reta final. Diulha está concluindo o Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, escola da qual, segundo ela, se orgulha muito.

Incentivador

O professor de Português e grande incentivador da estudante, Ramon Diego Viana, reforça a importância de incentivar o protagonismo estudantil, tal como o reconhecimento dos estudantes diante das conquistas nos concurso internos e externos de Redação. “Estou muito feliz com o ganho da Diulha, ela demonstra envolvimento com as propostas e é uma excelente aluna, precisamos dar visibilidade e aplaudir sempre nossos estudantes diante de suas conquistas. Como professor orientador pude intercambiar saberes e ela se comprometeu em recebê-los – estou realizado como profissional”, comemorou o professor Ramon..

Bons resultados

De acordo com o professor, há uma ação proposta no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, envolvendo a participação dos estudantes em concursos de redação. Ele garante que incentivar o envolvimento dos estudantes com a escrita e com a participação nos concursos, possibilita bons resultados nas provas discursivas, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares. Por fim, o professor reafirma estar feliz, pois seu trabalho reverberou bons resultados.






quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Seminário de Cultura movimenta Gurupi e região


Por Zacarias Martins

Fotos: Lettícia Japiassu

Prossegue durante todo o dia desta quinta-feira, 19, a movimentada programação do 1º Seminário de Políticas Culturais,  promovido pelo  Comitê de Cultura no Tocantins e que está sendo realizado no Anfiteatro do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi.

A abertura do evento aconteceu ontem à noite, com várias apresentações artísticas, sessão de pajelança com a liderança indígena Marília Põkwýj Ribeiro Krahô, além de apresentação musical com o cantor Santos, palestra com o psicólogo Hugo Alves  e  contou  ainda,  com a presença de várias autoridades, além dos produtores culturais, gestores de cultura e estudantes das regiões sul e sudeste do Estado.

A coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste no Tocantins, Maria do Socorro de Sousa, explicou que  esse seminário atingiu plenamente o seu objetivo que foi o de   levar   informações sobre  as metas pactuadas entre a Fetac - Federação Tocantinense de Artes Cênicas e Ministério da Cultura, especialmente, aquelas relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

O representante do Ministério da Cultura no Tocantins, Cicero Belém, explanou  sobre as políticas públicas direcionadas para o setor cultural e que estão sendo colocadas em prática pelo Governo Lula. (Foto: Lettícia Japiassu)


Participação popular

Prestigiando o acontecimento,  o coordenador do Escritório de Representação do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins,  Cícero Belém,  destacou  a importância do papel dos Comitês de Cultura espalhados por todo o Brasil  e que visam promover a participação popular e ampliar  o acesso às políticas  públicas  existentes no Brasil.

 “O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura está empenhado na democratização do setor cultural, beneficiando os fazedores de cultura, por meio dos editais e da capacitação, bem como, à população de um modo em geral, onde todos poderão ter acesso às atividades culturais”, asseverou.

Kaká Nogueira explicou os objetivos e metas do Comitê de Cultura no Tocantins (Foto: Lettícia Japiassu)

Importância

Já o presidente da Fetac – Federação Tocantinense de Artes Cênicas, e coordenador Geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, destaca que a realização desse seminário é de grande importância para Gurupi e as demais cidades que compõem as regiões sul e sudeste do Estado. “É mais uma forma de integrar, fortalecer e unir a equipe que compõe esse comitê, vez que serão desenvolvidas ações no decorrer  de 24 meses consecutivos, expandindo as políticas públicas culturais em todas essas localidades”, declarou.

Integrantes do Comitê de Cultura em Gurupi sendo entrevistados pelo jornalista Jairo Santos,  no Programa O Povo na TV,  pela TV Norte Tocantins, afiliada do SBT.



Participações

Além de Kaká Nogueira e Cícero Belém, também participaram da abertura do 1º Seminário de Políticas Culturais no Tocantins, a secretária de Cultura de Gurupi, Liliane Pagliarini,  o representante da   Secult - Secretaria de Cultura do Estado, professor Du Oliveira, o assessor de Projetos e Parcerias do Comitê de Cultura no Tocantins, Nival Correia, o coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro do IFTO, professor André Moura, a  diretora do Campus da UFT de Gurupi, Niléia Cristina da Silva, bem como, a  coordenadora do Comitê de Cultura no Tocantins nas regiões sul e sudeste, Maria do Socorro de Sousa Barros e sua equipe gestora, estudantes e gestores de cultura da região.

Maria do Socorro coordenadora do Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste do Tocantins, e o jornalista Zacarias Martins, assessor de imprensa do Comitê, durante entrevista na Rádio UnirG FM (Foto: Lettícia Japiassu)


Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de  Artesãos (AGA), e o  Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e  de uma equipe gestora,  o órgão  que  integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com  representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como,  em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.




terça-feira, 17 de setembro de 2024

Registro históricos de Tocantinópolis na obra do escritor João Joviano de Medeiros Neto

 


Por Zacarias Martins

Numa publicação da Ideia Editora, o escritor João Joviano de Medeiros Neto, traz à lume o livro “Tocantinópolis – Suas ruas, praças e algo mais...”, onde o autor nos apresenta importantes registros históricos desta cidade localizada na região conhecida como Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado do Tocantins. 

Curiosidades

Ao fazer uma breve análise desse trabalho do autor, a professora Ione Dias de Oliveira, destaca algumas curiosidades na obra de Joviano, como a revelação de espaços construídos e que também contam histórias interessantes que muitas vezes, as pessoas que nasceram e escolheram morar em Tocantinópolis desconhecem.  Como o surgimento de determinadas ruas, praças e o memorial urbano, além de fatos que repercutiram na imprensa nacional e que constituem um quadro comparativo das imagens de ontem e de hoje.

Sobre o autor

João Joviano de Medeiros Neto é paraibano de Campina Grande. É biólogo, tendo atuado como biólogo junto a projetos desenvolvidos pelo e Ministério do Meio Ambiente e na docência, ainda pelo Estado da Paraíba. Veio para o Tocantins em 1999, onde ingressou na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para trabalhar no norte do Estado. No início de 2006, em Tocantinópolis, passa a atuar como supervisor pedagógico indígena.  E foi nessa cidade que lhe despertou o interesse em fazer esse compilado de registros históricos. Atualmente, é professor na Escola Estadual Professor Giuliano Moretti

domingo, 15 de setembro de 2024

Gurupi vai sediar o 1º Seminário de Políticas Culturais promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins

Na próxima quarta-feira, 18, e na quinta, 19, será realizado no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação (IFTO), campus de Gurupi, o 1º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins - Região Sul.

A abertura oficial do evento que espera um público de 100 pessoas, está prevista para acontecer às 19 horas e seguirá com uma movimentada programação. Logo na abertura haverá apresentação artística, com performance indígena e musical, palestra com enfoque no Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório, com o Coordenador do Escritório de Representação do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém. A abertura também contará com a apresentação formal do Comitê de Cultura no Tocantins, pelo Coordenador Geral, Kaká Nogueira, contará, ainda, com cerimônia de assinatura de Termos de parcerias entre importantes instituições, como IFTO e UFT.   O evento seguirá dia 19 com uma roda de conversa com gestores e artistas regionais, palestra, realização de apresentações artísticas, bem como, a exibição de um curta-metragem.

A inscrição para esse evento é gratuita e podem participar produtores culturais, artistas com atuação na região sul do Estado, dirigentes de órgãos públicos de cultura, bem como, estudantes e representantes de entidades educacionais e o público em geral. A produção informa que o evento contará com acessibilidade em LIBRAS, e espera também poder contribuir com informação e formação para esse público.

 

Zacarias Martins, Adriana Chaves,  Lettícia Japiassú, Maria do Socorro e Marília Pokwyj Krahô, buscando novas alternativas para o fomento cultural nas regiões sul e sudeste do Estado.

Planejamento

Para discutir as principais linhas de atuação que serão implementadas pelo Comitê de Cultura no Tocantins nas regiões sul e sudeste do Estado, aconteceu pela manhã deste sábado, 15, uma reunião com os colaboradores  da AGA -  OSC executante. 

De acordo com Maria do Socorro de Sousa,  coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões   sul  e sudeste do Tocantins,  esse seminário busca   levar   informações que atendem os objetivos e metas das políticas nacionais de cultura, por meio dos comitês, especialmente, aquelas  relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

“Trata-se de uma relevante iniciativa que tem por objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), concluiu Socorro.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura - Ministério da Cultura (Minc), e  já desenvolve ações há mais de dois meses e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.




sábado, 14 de setembro de 2024

Aluno de escola municipal de Tocantínia ganha em primeiro lugar no Parajets e se classifica para etapa nacional

Na quarta-feira, 11, em Palmas, o medalhista de ouro nas Paraolimpíadas Escolares 2023, Marcos Felipe Rodrigues, aluno da Escola Municipal Benvindo Souza Luz, localizada no Assentamento Água Fria II, no município de Tocantínia, ganhou o primeiro lugar na   edição  estadual dos  Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins  (Parajets), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O feito foi comemorado com entusiasmo pelo Coordenador de Esportes  da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  Domingos Miranda, um dos grandes incentivadores do atleta.

 ⁠O paratleta de 15 anos e que cursa o  nono ano  do ensino fundamental participou  da competição na  categoria de atletismo, com  lançamento de club.  Ele estava acompanhado   por sua treinadora, a educadora física Railane Nonata dos Santos, que comemorou mais essa importante conquista em sua vida.

Com esse resultado, Marcos Felipe garantiu a  classificação para a fase nacional da competição e segue em busca do bicampeonato, tendo o apoio da torcida da população não só de Tocantínia, mas também, de todo o Tocantins.



sábado, 7 de setembro de 2024

Tocantins contará com Programa de Formação Artística a partir de segunda-feira, 09


O Estado do Tocantins será contemplado com a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura (Profoart), uma ação do programa Olhos d’água, criado para estimular e promover a descentralização dos processos de informação no campo artístico-cultural em todo território nacional. A gestão do projeto é da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), via Ministério da Cultura - lei nº12.343, de 02 de dezembro de 2010, após seleção em edital que selecionou 70 organizações da Sociedade civil em todo o País.

A Profoart no Tocantins contará com 3 polos, sendo Araguaína, Gurupi e Palmas para Escolas de Formação Artística, via Núcleo de Formação Cênica da Fetac, que desenvolverão capacitações artísticas para artistas de todos os níveis de conhecimento, sendo 40 vagas por município. As capacitações serão ministradas por Josely Aquino - Palmas; Drica Mendonça e Fernando França – Gurupi; e George Henrique – Araguaína.

Por meio do Profoart, a Fetac selecionará via chamamento público propostas de formação para projetos formativos apresentados com base no Programa Pedagógico desenvolvido para o Circuito 2024, que busca atingir os três níveis formativos: inicial, intermediário e avançado, com prioridade para públicos jovens de periferias e pequenas cidades do interior do Estado do Tocantins. 

De acordo com o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, serão contratados diretamente mais de 50 profissionais da área, entre artistas, técnicos e produtores, no segmento artístico deste projeto. “Esperamos atender, no mínimo, 740 jovens nas Formações Continuadas Intermediárias e Oficinas Cênicas Iniciais artistas ou não; dezenas de artistas e técnicos das artes cênicas e Centenas de outros empregos de prestadores de serviços e serviços indiretos serão gerados, nas áreas de transporte, gráfica, comunicação, logística, papelaria, e muito mais”, celebra o presidente.


Rede

A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura (Profoart) tem o objetivo de trabalhar com formação artístico e cultural durante um ano com articulação de Escolas para a troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com o objetivo de estimular e promover metodologias destinadas à construção de espaços de criação, fruição, reflexão artística e sociocultural.

A premissa do Edital de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é a interface entre arte, cultura e educação para formação profissional e o desenvolvimento de experiências estéticas, habilidades para a vida em sociedade, e a redução de desigualdades socioeconômicas e culturais em consonância com os princípios democráticos de direitos humanos.

FICHA TÉCNICA:

Realização: Federação Tocantinense de Artes Cênicas - FETAC

Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria de Formação, Livro e Leitura - Programa Nacional Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura - Olhos D'agua - Federação Tocantinense de Artes Cênicas - Fundo Nacional de Cultura.

Coordenador Geral: Kaká Nogueira

Coordenadora do Profoart: Bell Gama

Coordenador Geral Cênico: Justino Vettore

Assessora de Imprensa: Cinthia Abreu

Produtor Geral: Osmar Siqueira 

Assistente da Coordenação Cênica: Pedro Macedo

Professores selecionados - análise curricular: Josely Aquino - Palmas; Drica Mendonça e Fernando França – Gurupi; George Henrique - Araguaína




quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Tocantínia fazem a prova do SAETO


Por Zacarias Martins

Os alunos   do ensino fundamental de ensino fundamental nas turmas de segundo e quinto ano da Rede Municipal de Ensino de Tocantínia, participaram nesta quarta-feira, da prova  do SAETO - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins.

Nas unidades escolares, os alunos foram recepcionados com uma calorosa recepção que teve até  tapete vermelho e um reforçado café da manhã.

Sobre o SAETO

Esse sistema  foi criado para avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica da Rede  Municipal de Ensino, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Estado do Tocantins.

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia, explica que que o  SAETO é uma ferramenta estratégica criada para avaliar o desempenho dos educandos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação ocorre em três momentos distintos: a Avaliação Diagnóstica/Entrada, que mapeia a situação inicial dos estudantes; a Avaliação Processual, que monitora o progresso da aprendizagem no meio do ano; e a Avaliação Final/Saída, que avalia o quanto os alunos evoluíram ao longo do ano letivo. 

“Os resultados do SAETO em Tocantínia servirão de base para implementar ações direcionadas a corrigir as dificuldades identificadas, garantindo que os alunos estejam preparados para os desafios acadêmicos subsequentes”, destacou o secretário André Goveia.

Além da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, participaram do SAETO, os alunos da Escola Municipal Constantino Pedro de Castro, na zona urbana,  e os alunos da Escola Municipal. Ana Alves de Brito, no Povoado de Palminha, e  da Escola Municipal  Benvindo Souza Luz, no Assentamento Água Fria II.