sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Ministério da Cultura e Comitê de Cultura do Tocantins realizam reunião estratégica para planejar ações culturais no Estado



Com o objetivo de traçar estratégias de atuação para fortalecimento da cultura regional em alinhamento com o Governo Federal, uma reunião foi realizada dentre o Comitê de Cultura do Tocantins e a Coordenação do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins, no dia 21 de agosto.


O Coordenador do Escritório do MinC no Tocantins, Cícero Belém, e o servidor Jusciê Vieira da Silva Delfino reuniram-se com representantes do Comitê de Cultura do Tocantins, sendo o coordenador geral, Kaká Nogueira; a coordenadora de comunicação, Bell Gama; a coordenadora metodológica, Luara Aquino; e o coordenador executivo, Wanderson Ramos dos Santos.


A reunião teve como foco a organização de uma série de eventos de grande relevância para a comunidade artística e cultural do estado. De acordo com Kaká Nogueira, que é também presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), dentre os principais tópicos abordados, destaca-se a apresentação pública do Comitê de Cultura do Tocantins, um marco importante que visa consolidar e dar visibilidade às ações do comitê, que tem trabalhado intensamente em prol do desenvolvimento cultural na região; e também a organização de seminários de apresentação do comitê nas regiões norte e sul do Tocantins. “Essas ações visam aproximar o comitê das comunidades locais, ampliando o diálogo e garantindo que as políticas culturais sejam inclusivas e representativas das diversas realidades do estado”, justifica o coordenador.


Além disso, foi discutido o 1º Encontro Centro Norte dos Comitês de Cultura, evento que reunirá representantes dos comitês de cultura de toda a região Centro-Norte, delineado como uma oportunidade para troca de experiências, construção de redes de colaboração e discussão de políticas culturais que possam beneficiar não apenas o Tocantins, mas todas as regiões envolvidas, as quais possuem demandas com muitas peculiaridades, esse é o pensamento do grupo.


Por fim, a reunião trouxe à tona a possibilidade de uma visita da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao Tocantins. Conforme os representantes do Comitê, a vinda da ministra seria um momento histórico para o estado, reforçando o compromisso do governo federal com a cultura tocantinense e destacando o papel estratégico da região no cenário cultural brasileiro.



Segundo Cícero Belém, o encontro foi extremamente produtivo, especialmente para um momento de alinhamento em prol de um futuro promissor para a cultura no Tocantins. Kaká Nogueira ressaltou ainda que o Comitê de Cultura do Tocantins continuará trabalhando em estreita colaboração com o MinC para garantir que as ações planejadas sejam executadas com sucesso, sempre com foco na valorização da cultura local e na inclusão de todas as regiões do estado.


Comitê


O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.




quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Comitê de Cultura no Tocantins debate programas e projetos voltados para o setor audiovisual no Brasil

O Comitê de Cultura no Tocantins participa dos debates sobre parâmetros estratégicos e operacionais para os programas e projetos voltados para o setor audiovisual no Brasil. Para isso, membros do Comitê participam de uma série de reuniões neste mês de Agosto com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em conjunto com o Conselho Superior do Cinema.

No encontro da última semana, o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, participou de reunião online que teve a proposta de discutir a construção do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro, um documento de planejamento de longo prazo para a gestão de políticas públicas, que orienta as políticas audiovisuais estabelecidas pelo Ministério da Cultura, por meio do trabalho da Secretaria do Audiovisual (SAV) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

De acordo com o coordenador-geral, o Plano fundamenta e articula ações entre diferentes ministérios, esferas de gestão e a sociedade civil. “Desde a efetivação dos Comitês até as reuniões de alinhamentos de trabalho e debates participativos, nós -enquanto artistas e produtores- estamos integrados na gestão da Cultura no País. Isso porque o Governo Federal tem permitido uma participação social como premissa básica do seu trabalho, priorizando a escuta e a construção coletiva do futuro que queremos para o Brasil”, relatou Kaká Nogueira.

Plano

O Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (2011-2020) visava ao macroplanejamento do mercado de conteúdos audiovisuais em seus diversos segmentos e atividades. O plano focava no planejamento do mercado de conteúdos audiovisuais em seus diversos segmentos e atividades, abrangendo aspectos regulatórios, de desenvolvimento e organização dos agentes públicos e privados, abrangendo a década de 2011 a 2020, com metas para o meio (2015) e o final do período (2020). Devido à pandemia de COVID-19, o plano foi estendido até 2021. O PDM (2011-2020) propôs a expansão e desconcentração do mercado interno como condição fundamental para a universalização do acesso aos serviços audiovisuais, com o objetivo de transformar o Brasil em um centro produtor e programador de diversos conteúdos. Desde 2021, o ecossistema do audiovisual brasileiro está sem um plano. Nesta nova gestão, a elaboração do plano passa a ser responsabilidade do Conselho Superior do Cinema e da Secretaria do Audiovisual (SAV).

Reunião  da coordenação do Comitê de Cultura com o Escritório  do Minc Cícero Belém, Kaká Nogueira, Bell Gama, Juscíê Delfino, Wanderson Ramos e Luara Aquino

Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.



quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Alunos da rede municipal de educação em Tocantínia são medalhistas de ouro no fase regional dos JET'S

 Zacarias Martins

Nesta segunda-feira, dia 12, na cidade de Miracema do Tocantins ocorreu abertura da fase regional dos Jogos Estudantis do Estado do Tocantins – JET’S, cujo os alunos da rede municipal de Tocantínia participaram representados pelas Escolas Ana Alves de Brito e Benvindo Sousa Luz.

Tocantínia foi o único município a enviar alunos atletas para a supracitada competição regional que aconteceu de 12 a 14 de agosto.


Os atletas da rede municipal de educação de Tocantínia  participaram dos jogos concorrendo nas seguintes modalidades: atletismo, xadrez e tênis de mesa. Os atletas foram orientados em seus treinamentos e na competição pela professora de Educação Física Railane Nonata dos Santos e o professor auxiliar técnico Leilton Pereira Campos.


Foi a primeira vez que os alunos da rede municipal de Educação participaram  dos JET'S – fase regional que é uma ação que faz parte do plano de trabalho da Assessoria de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia e das atividades de Jornada Ampliada das Escolas Municipais, inclusive,  as referidas neste evento

Ao concluir a participação nos JETS  os atletas de Tocantínia  sagraram-se campeões pela Escola Municipal Ana Alves de Brito Michael Douglas Barbosa - ouro no tênis de mesa, Anderson Ferreira - ouro nos 2.000 metros, Davi Martins - prata nos 150 metros, Josiel Moura - bronze nos 800 metros, Marcos Rômulo Marinho - prata no xadrez. Os alunos atletas das modalidades de atletismo 2000 metros, Tênis de Mesa e Xadrez foram classificados para a fase estadual dos JETS. “

O aluno Maicon Douglas Barbosa Ribeiro do 9º ano da Escola Municipal  Ana Alves de Brito, sagrou-se Medalhista de Ouro e  conduziu a Tocha Olímpica na cerimônia de abertura,  classificando-se assim,  para a fase estadual.

“Foi muito boa a nossa participação nos jogos, estou muito feliz com os resultados. Ser classificado para a fase estadual, então,  foi sensacional. Essa é uma experiência única principalmente, porque foi a primeira da minha vida. E a primeira medalha de ouro a gente nunca esquece,” declarou o atleta.

Com esses resultados positivos, a treinadora Railane Nonata dos Santos, que  acompanhou os alunos da Escola Municipal Ana Alves de Brito, localizada na zona rural de Tocantínia, diz, com orgulho, que esta foi !uma experiência maravilhosa, desde o evento de abertura, alojamento e as competições. Seis alunos competiram, cinco foram medalhistas e três classificados para a fase Estadual. Só tenho a agradecer todos envolvidos para fazer esse momento acontecer, foi uma experiência incrível para mim e para os atletas”, finalizou a treinadora.

Aluno  Joziel Moura, da Escola  Municipal  Ana Alves de Brito Medalha de Bronze nos 150 metros. auxiliar técnico professor Leilton Campos.




sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Documentário “Seu Riba e a Batalha no Céu" será lançado dia 30 de agosto, em Gurupi


Sob a direção de Fernando França, o documentário “Seu Riba e a Batalha no Céu”, que foi contemplado no Edital Leilane Macedo de Chamamento Público nº 05/2023, de 13 de setembro de 2023, por meio da Lei Paulo Gustavo,  será  lançado no próximo dia 30 de agosto, às  19 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.

Trata-se de uma produção do  Grupo Motirõ de Teatro de Gurupi,  que homenageia o poeta  cordelista José de Ribamar  Alves dos Santos, que faleceu  em  25 de julho de  2021.

O documentário conta com depoimentos de amigos, familiares e colegas de trabalho que conviveram com Seu Riba,  como era mais conhecido, durante seus anos de vida em Gurupi. 

Participações especiais

Com participações de artistas como Audimar Dionisio, Lucirez Amaral, Eliosmar Veloso, Zacarias Martins, José Maciel, Palmares, dentre  outros, o filme viaja entre nuances nostálgicas e densas trazendo o espectador a refletir sobre a valorização do artista e a perda de um ente querido. 

Valorização

Para  o diretor do documentário, esse trabalho “é  um respingo de valorização que qualquer artista que dedicou sua vida em favor da arte merecia receber, porém não conseguimos essa homenagem em vida”, afirmou Fernando França.

França ressalta, ainda, sua esperança de que esse trabalho sobre o Seu Riba, “abra os olhos da nossa sociedade para perceber que nossos artistas estão aqui ainda, e que precisamos abraça-los e, sobretudo,   abraçar sua arte”, finalizou o diretor.

Quem foi Seu Riba?

Tocantinense de Dueré, José de Ribamar  Alves dos Santos  - o Seu Riba, há muitos anos residia em Gurupi.

Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi“, publicação coordenada pelo escritor e editor Eliosmar Veloso. Também participou  do Anuário nas edições de 1999, 2000 e 2004. Seu primeiro livro individual, “A Rosa de Ouro & Outros Poemas”, foi publicado em 2003.

Nesse mesmo ano integrou as antologias “Anuário de Escritores”, “Talentos de um novo tempo” e “Diário do Escritor”. Participou, ainda, das antologias literárias “Palavras de Amor” e “Prêmio Anchieta de Poesia“, ambas em 2000. Já em 2001, participou da antologia “E por falar em amor…”. Em 2002, foi alvo de substanciosa matéria publicada na revista “Almanaque Cultural do Tocantins “, órgão de divulgação da Fundação Cultural do Tocantins.

Em 2004, teve trabalhos publicados na antologia “Além das Palavras” e publicou o seu segundo livro individual de poemas, intitulado “Alma de Penas “. Em 2006 marcou presença na antologia “Amar é tão bom” e conquistou menção honrosa no IX Prêmio Missões, do Rio Grande do Sul, tendo participado de uma antologia reunindo os trabalhos que mais se destacaram nesse prêmio.

Em 2007, Com o poema “Soneto da ilusão“,   participou da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 31, lançada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro. Dentre seus cordéis publicados estão “O Valente Mercador“, “Serjão Cachoeira – O Herói de Santo Reis” e  “O Empregado e o Salário”. Em 2016,  lançou o cordel “Salvo pelo Destino ou Zé Trindade e Dinalva”.

Durante anos ele manteve uma banca na Feira Coberta Central de Gurupi, onde comercializava literatura de cordel.

 Ficha Técnica

Diretor Geral: Fernando França 

Diretor de Fotografia: Kássio Dionísio 

Atores: Adailson Costa, Adriana Angélica Mendonça;  Thaynara Oliveira; Letícia Japiassú; Romário Cosme; Raimundo Oliveira 

Assessoria de  Comunicação:  Zacarias Martins








segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Representante de Comitê de Cultura no Tocantins ministra palestra no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)




O Tocantins está presente no III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC): Parcerias transformadoras para um mundo justo e sustentável, que foi finalizado nesta sexta-feira, 02, em Brasília (DF). Nesta edição, o evento tem como tema ‘Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável’, e marca a retomada da iniciativa 10 anos após a realização do último seminário. 

O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, representou o Estado com palestra sobre a Importância das OSCs como articuladoras de políticas públicas da região Norte. O painel reuniu artistas, produtores e gestores culturais e de renomadas OSCs pelo País e pelo mundo como da World Wide Fund for Nature Inc (WWF Brasil) e representantes governamentais. “Tive essa grata satisfação de ser um dos mediadores desse painel com pessoas profissionais tão relevantes. Levamos um pouco dessa experiência para outros estados, municípios e organizações de todo o Brasil”, afirmou.

Além das mesas e painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais; o Seminário contou ainda com oficinas práticas para treinamento e discussões em profundidade; stands de parceiros e oportunidades de networking, e apresentação de estudos em temas específicos. O evento tem como objetivo retomar e fortalecer as discussões sobre parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. As parcerias entre o governo e as OSCs contribuem para a execução de inúmeras políticas públicas em áreas como a assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, entre outras.

De acordo com o coordenador, que é presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o evento foi importante para redefinir e revitalizar o diálogo sobre parcerias entre OSCs e administração pública, estabelecendo um caminho claro para cooperação transparente e eficaz. “Uma efervescência de atividades que nos trouxe uma compreensão mais ampla sobre questões regulatórias e operacionais enfrentadas por OSCs e administração pública, resultando em recomendações práticas para fortalecer legislação e práticas existentes”, alegou.

Seminário

Integrando-se às atividades do G20 Social, o Seminário visa ampliar os debates sobre temas cruciais para as OSC, aproveitando o espaço global do G20 para tratar de questões econômicas, políticas e sociais. A iniciativa foi retomada 10 anos após a realização da última edição.

Comitê de Cultura no Tocantins

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.




domingo, 4 de agosto de 2024

Convenção em Tocantínia confirma chapa de João Alberto candidato a prefeito e a empresária Jordana Monteiro como vice



Por Zacarias Martins 

Na tarde de sábado, 03, no auditório do Colégio Batista de Tocantínia aconteceu a convenção do Partido Republicanos (PR), que confirmou a pré-candidatura à reeleição do prefeito João Alberto Coelho Machado, cuja chapa,  conta, ainda,  de candidatos a vereador do  Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e   do Partido Democrático Brasileiro (PDT).  A vice de João Alberto nessa eleição será a empresária Jordana Monteiro, filiada ao PL.

A grande novidade dessa convenção foi o anúncio da  adesão do União Brasil (UB), partido que nos últimos pleitos eleitorais estava em outra coligação e ainda em ainda,  por filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL). João Aberto conseguiu, ainda, o apoio da Rede Sustentabilidade.

Mais de quinhentas pessoas se aglomeraram dentro e fora do auditório do Colégio Batista  para prestigiar a convenção da coligação denominada de  Paz e União. O título dado faz alusão ao lema da bandeira de Tocantínia.

Buscando o melhor para Tocantínia

“O nosso grupo político dá  significado e sentido ao desenvolvimento convencional em trazer ao mesmo objetivo de buscar o melhor e o bem comum para toda população. É mostrar a todo o município que se precisa de união para que as melhorias venham de forma grandiosa a todos. É uma coligação que deseja ver levantar o nosso pavilhão aqui em tantos lugares bradando um grito de vitória. Que vivamos bem felizes em paz e união”, disse João Alberto.

Ainda no seu discurso João Alberto se emocionou várias vezes ao relembrar,  in memorian,  sua mãe, dona Raimunda e pela presença de seu pai,  Zeca Veras,  que lhe deu vários ensinamentos a partir também,  de sua trajetória política, com vários mandatos de vereador e vice-prefeito.


Presenças

Estiveram presentes ao acontecimento diversas autoridades,  dentre  as quais,  mais de vinte anciãos indígenas, mais de 72 caciques, pastores, diáconos, ex-prefeitos, ex-vereadores, além  do  prefeito licenciado Manoel Silvino. juntamente com sua esposa, Nara Cristina, os presidentes do PSDB,  Eduardo Bezerra, do PDT,  Patrícia Ramos, do PL, Fernando Nunes e presidente do  PT João Passos.


Apoio do governador

O  governador Wanderlei Barbosa foi representado nesta convenção pelo secretário de estado da Agricultura,  Jaime Café. “Trago o abraço e o carinho do governador Wanderlei Barbosa e o total apoio à coligação do pré-candidato a prefeito João Alberto e levarei com alegria a notícia ao governador em ver aqui essa multidão que agrega a maioria dos munícipes como apoiadores” afirmou, enfático, Jaime Café.

Em  vídeo exibido durante a convenção, o  governador   Wanderlei Barbosa externou o apoio à chapa encabeçada pelo  Republicanos:  “O João Alberto é o nosso pré-candidato a prefeito porque queremos trabalhar juntos com ele e com nosso prefeito licenciado Silvino, para continuar fazendo o melhor por Tocantínia com total apoio do nosso governo”, enfatizou o governador.